Conheça Ogum – o Orixá que vai Reger 2019


O ano está quase acabando, e é comum, nesse período, que as pessoas se encham de esperanças e desejos por um novo ano melhor. Cada uma das religiões, por exemplo, tem rituais específicos para essa data.

No caso do Candomblé e da Umbanda existe sempre um orixá a reger o ano. Em 2019, será Ogum, um dos mais conhecidos no Brasil e que faz parte da vida de muitas pessoas, principalmente pelo seu caráter guerreiro e destemido.

Quer saber mais sobre ele? E também sobre como será 2019, além de conhecer algumas simpatias para atrair boas energias?

Acompanhe abaixo.

Quem é Ogum

Ogum é um orixá que, segundo a mitologia iorubá, representa a guerra, a agricultura, o ferro, a tecnologia.

É o símbolo do guerreiro, que nada teme, e não desiste, diante dos obstáculos. Ogum foi o principal orixá a descer do céu para a terra, após a criação, por isso é considerado um semideus.

Foi ele que ensinou os homens a forjar o ferro e o aço e a lidar e vencer a natureza. É representado pelo planeta Marte e foi sincretizado, em muitas regiões, como São Jorge ou Santo Antônio. O sincretismo é a fusão que acontece entre religiões.

Muitos povos africanos fizeram adaptações de suas crenças para que conseguissem cultuar seus orixás, espíritos e forças da natureza, sem sofrer represálias.

Pessoas regidas por Ogum são fortes, impulsivas, determinadas e persistentes. Podem ainda ter comportamentos extremamente raivosos ou muito tranquilos, a depender do momento.

O que esperar de Ogum em 2019

Um ano regido por Ogum é um período de muita luta, mas também de força de vontade, iniciativa e conquistas.

Decisões difíceis de serem tomadas podem ser, finalmente, resolvidas em 2019.

É um ano de sagacidade, no qual vence o mais forte, o mais jovem, o líder. Uma fase que vai impor velocidade, fazer avançar o ramo de tecnologia e tornar vitoriosos os justos.

O ano de Ogum favorece a eliminação das más energias e o foco nos aspectos essenciais da vida. Traz ainda disposição para iniciar ou retomar projetos, metas, dando movimento constante à rotina, ao trabalho. Maior força de vontade, resistência e desejo de vencer são esperados em um ano regido por esse orixá.

Simpatias do bem para Ogum

Existem algumas simpatias para que Ogum possa ajudar, com seu espírito guerreiro, a abrir caminhos, melhorar profissionalmente e também na vida pessoal.

Conheça algumas:

1. PALITEIRO DE OGUM PARA ABRIR CAMINHOS

Separe um cará (ou inhame), palitos, azeite ou mel. Comece cozinhando o cará e descasque. Depois, coloque os palitos em toda a superfície do legume, e regue com azeite ou mel. Em seguida, ofereça para Ogum com uma vela azul. Você pode deixar em casa mesmo, por exemplo, em uma laje, ou embaixo de uma árvore. Enquanto faz a simpatia, pense em coisas positivas e peça para o orixá abrir os seus caminhos.

2. PARA ABRIR CAMINHOS E AFASTAR RIVAIS

Use sete cravos-da-índia, sete cravos vermelhos, sete punhados de manjericão e sete gotas do seu perfume favorito para tomar um banho. Precisa ser em uma terça-feira, durante a Lua Cheia, entre às 14h e 20h. Jogue os resíduos do banho em água corrente ou no jardim. Deixe o corpo secar naturalmente. Pense positivo enquanto faz o ritual.

3. PARA ABRIR CAMINHOS NA VIDA PROFISSIONAL

Para fazer essa simpatia você vai precisar de 1 folha de papel, 1 espada de São Jorge e 1 lápis. Escreva seu nome três vezes no papel, um abaixo do outro, no meio da folha. Depois, escreva qual seria o trabalho que você deseja. Enrole o papel na espada, faça uma oração em nome de Ogum e deixe o papel em uma estrada ou rodovia.

4. PARA O AMOR

Vista uma roupa branca, acenda uma vela vermelha e faça a seguinte oração, em um período da manhã de um sábado:

“Ogum de ronda! Salve Ogum de Ronda, salve meu pai Ogum. Eu te peço fervorosamente, Senhor das Guerras, Vencedor das Batalhas e das Causas Difíceis. Estou a seus pés, rogando ao Senhor para que, neste mesmo, instante, me ajude nesta minha necessidade: Que o amor venha a mim! Em minha caminhada venho sempre lutando sozinha(o) e sempre tenho conseguido, com a tua ajuda, Pai Ogum. Assim sendo, hoje venho diante dos seus pés, Ogum, rogar sua misericórdia, para que eu seja vitoriosa(o). Com sua ajuda e proteção, todos os obstáculos que surgirem na minha vida física, corporal e na espiritual eu irei conseguir vencer!

Pai Ogum, tira todas as barreiras do meu caminho amoroso com paz e proteção. Me dê sua benção para conseguir uma união, onde a verdade e o amor impere. Que meu Pai Ogum possa realizar esse meu pedido, e eu seja merecedor(a) de sua sempre preciosa proteção e bravura.”

Talvez te interesse ler também:

SIMPATIAS (DO BEM) PARA O ANO NOVO

COMIDAS QUE DÃO BOA SORTE PARA O ANO NOVO




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...