Frida Kahlo: seus quadros foram inspirados nestes maravilhosos jardins


Frida Kahlo amava os animais e a natureza. O maravilhoso patrimônio naturalista do México está frequentemente presente em suas obras. Seus próprios jardins inspiraram suas pinturas e a consolaram em sua vida turbulenta.

Na última fase de sua vida, depois de um acidente grave que a obrigou a ficar de cama, a pintora tinha pedido para ser transferida para um quarto de sua casa com uma visão melhor, pois ela queria ver seu jardim.

Uma exposição realizada no Jardim Botânico de Nova York, acompanhada do livro Jardim Frida Kahlo, destaca o amor da pintora por plantas e árvores que cresceram em seu jardim e deixa claro como esses elementos naturais inspiraram sua arte.

A casa da pintora mexicana, apelidada de Casa Azul, ficava na Cidade do México, na área de Coyoacan, onde Frida viveu a maior parte de sua vida. O jardim desta casa pode ser considerado como uma de suas obras de arte. A casa foi comprada por seu pai em 1904, três anos antes de seu nascimento.

Ao longo dos anos, tanto a casa quanto o jardim, foram ampliados e reformados para satisfazer o gosto artístico de Frida Kahlo, que explorou seu amor pelas cores para combinar diferentes plantas e flores nos canteiros de flores.

frida jardim 1

frida jardim 2

frida jardim 4

Para Frida, o jardim era um lugar de bem-estar e inspiração, um mundo envolvente onde ela podia pensar em seu trabalho, relaxar ou receber amigos. Nos períodos em que ela se dedicou ao ensino, usou seu jardim como sala de aula ao ar livre para seus alunos, apelidada de “Los Fridos”, devido à sua devoção pela pintura.

O amor de Frida Kahlo por plantas, frutos e flores é expresso sobretudo em naturezas-mortas. Ela adorava usar frutas e flores locais como meio de melhorar a herança e a nacionalidade mexicanas. Sinal de como os intelectuais e artistas mexicanos estavam redescobrindo não apenas as tradições e rituais dos nativos, mas também o mundo natural mexicano, com particular referência ao reino vegetal.

frida jardim 3

Talvez te interesse ler também:

5 MOTIVOS PARA ENFRENTAR A VIDA COMO FRIDA KAHLO

FRIDA KAHLO COMO VOCÊ NUNCA VIU: A PINTORA MEXICANA AMAVA OS ANIMAIS




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...