5 motivos para enfrentar a vida como Frida Kahlo


Quem conhece a história de Frida Kahlo, certamente deve saber que estamos falando de um ser único, autêntico e incomparável. Desde a adolescência, Frida manifestou uma personalidade muito forte, combinada com um talento artístico único e um espírito independente e apaixonado, relutante de qualquer convenção social.

Felizmente, a eclética artista mexicana nos deixou muitos conselhos.

Se você não sabe como enfrentar uma situação difícil, aqui vão 5 passos para enfrentar a vida como Frida Kahlo enfrentou.

2. Diga que você não sabe escrever cartas de amor e então escreva lindas palavras

“Não sei escrever cartas de amor”, escreve Kahlo em 1946 para José Bartoli e acrescenta:

“Quero te dar as cores mais bonitas, quero te beijar… Quero que os nossos mundos dos sonhos sejam um só, gostaria de ver com teus olhos, ouvir com teus ouvidos, sentir com tua pele, beijar com tua boca… Gostaria de ser tua sombra nascida da sola do teu pé, que se estende ao longo do chão em que você anda… Quero ser a água que te lava, a luz que lhe dá forma, gostaria que minha substância fosse a sua substância, que sua voz saia da minha garganta para que você me acariciasse por dentro… Em teu desejo e em tua luta revolucionária por uma vida melhor para todos, quero te acompanhar e te ajudar, te amar e em teus risos encontrar minha alegria. Se você sofre às vezes, quero enchê-lo de ternura para que você se sinta melhor. Quando você precisar de mim, você sempre me encontrará perto de você. Sempre esperando por você. E eu gostaria de ser leve e suave quando você quiser ficar sozinho”.

2. Enfrente suas experiências mais trágicas

frida kahlo 5

Apesar de ter tido pólio quando criança, Frida também sofreu um terrível acidente de ônibus em 17 de setembro de 1925, aos 18 anos, o qual mudou drasticamente sua vida.

As consequências foram muito graves: a coluna vertebral foi dividida em três pontos na região lombar, o colo do fêmur e as costelas foram quebradas, a perna esquerda sofreu 11 fraturas, seu pé direito foi deslocado e esmagado, o ombro esquerdo também ficou deslocado e o osso pélvico foi quebrado em três pontos.

Além disso, um corrimão do ônibus entrou em seu lado e saiu pela sua vagina. Durante sua vida, ela teve que passar por 32 cirurgias o que fez com que ela fosse obrigada a repousar por um longo tempo e foi por isso ela começou a pintar.

Depois de um bom tempo ela voltou a andar, mas com muitas dores, as quais suportou ao longo de sua vida. Ela também sofreu um aborto espontâneo aos 24 anos e sua maior decepção foi a de não ter tido filhos.

3. Faça jardinagem

frida kahlo 2

Frida Kahlo amava a natureza. O maravilhoso patrimônio naturalista no México está frequentemente presente em suas obras. Seus próprios jardins inspiraram suas pinturas e a consolaram em sua vida turbulenta.

A casa do pintor mexicano, apelidada de Casa Azul, ficava na Cidade do México, na área de Coyoacan, onde Frida viveu a maior parte de sua vida. O jardim desta casa pode ser considerado como uma de suas obras de arte, pois lá ela reconstruiu uma pirâmide de estilo asteca e usou suas paredes para exibir artefatos antigos.

O jardim recordou o gosto europeu do século XIX por samambaias e palmeiras, ao qual foram adicionadas plantas nativas como agaves, cacto, pera espinhosa, árvores que cresceram junto com marmelo, damascos, romãs e laranjas.

4. Conheça a si mesmo

frida kahlo 3

Kahlo reconheceu a importância de olhar profundamente para dentro de si de uma maneira autêntica, franca e aberta. Isso explica o fato de suas obras mais famosas serem autorretratos dela mesma. “Eu sou minha musa inspiradora, o assunto que eu conheço melhor”.

5. Rejeite os rótulos

Kahlo tem sido frequentemente rotulada como uma artista surrealista, mas ela sempre rejeitou esse termo dizendo: “Eles pensaram que eu era surrealista, mas eu nunca fui. Nunca pintei sonhos, pintei a minha realidade”.

Fontes fotos:




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...