A Sabedoria do Tarot e como ele Pode nos Orientar na Vida


O Tarot (ou tarô) é um oráculo que desperta curiosidade nas pessoas, inclusive nas mais céticas. Até Carl Jung, criador da psicologia analítica, se rendeu ao fascínio dos arquétipos do Tarot.

O objetivo do Tarot é levar quem o consulta ao entendimento de seu estado atual de vida, através de seus símbolos que nada mais são que representações dos arquétipos humanos.

Cada carta com seu significado, codifica a linguagem do Tarot. Para isso, é necessário conhecer o sentido de cada arcano e fazer a consulta com mística, concentração, reflexão e intuição.

O Tarot pode ser jogado pelo próprio consulente ou por um tarólogo que é uma pessoa que se dedica ao estudo e à prática de consulta a este oráculo.

Através do Tarot podemos buscar entendimento de questões que temos dificuldade de lidar e compreender. Dessa forma, esse oráculo é uma ferramenta terapêutica para nosso autoconhecimento e melhor compreensão de nossos desafios, pois nos induz à reflexão e na tomada de consciência das situações vividas.

Para saber mais sobre esse fascinante oráculo acompanhem os assuntos relativos a esse tema:

A Origem do Tarot

Há indícios de que a origem do Tarot seja bem antiga. É provável que as suas cartas sejam oriundas dos livros sagrados do Antigo Egito. Outras possibilidades é que o Tarot tenha suas raízes nas antigas Índia e China e tenha sido trazido para a Europa pelos ciganos.

Os símbolos do Tarot têm influência dos conhecimentos místicos relacionados aos antigos ensinamentos esotéricos dos povos da Antiguidade.

Outra informações que envolvem a história do Tarot é que, em meados do século XIII, ele era utilizado como jogo recreativo.

Qual a finalidade do Jogo do Tarot?

Através da leitura das cartas do Tarot é possível visualizar tendências positivas ou negativas de uma situação, para saber como lidar com a mesma.

Existem momentos difíceis em nossas vidas, que nos sentimos perdidos e indecisos sobre como nos posicionar e qual direção tomar diante de certas situações. O Tarot é uma forma de orientação quando buscamos respostas sobre nossos dilemas. Através dele, podemos conhecer questões mais profundas de nós mesmos, nosso inconsciente, passado, estado atual e tendências futuras, que ajudarão compreender situações mal resolvidas.

Os Arcanos do Tarot

Arcano significa segredo e mistério. O jogo do Tarot é formado por 78 cartas subdivididas em 2 grupos:

  • o dos Arcanos Maiores, formado por 22 cartas
  • e o dos Arcanos Menores, constituído por 56 cartas

Os 22 Arcanos Maiores do Tarot contêm os segredos da natureza humana e guardam respostas às nossas inquietudes. Representam também o nosso destino, coisas que não podemos mudar ou aprendizagens pelas quais devemos passar.

A carta XXII – O Louco é considerada a carta número 0, pois todo fim de Jornada é o início de um novo ciclo.

Os 56 Arcanos Menores representam os pormenores da Jornada Humana e o nosso livre-arbítrio.

Estas 56 cartas se assemelham às do baralho comum, com a adição da figura dos cavaleiros, e também são representadas por 4 naipes:

  • Paus: representa o elemento Fogo (ação e energia)
  • Ouros: corresponde ao elemento Terra  (trabalho e finanças)
  • Espadas: está associado ao elemento Ar (ideias e pensamentos)
  • Copas: está relacionado ao elemento Água (emoções e sentimentos).

Os 4 grupos de naipes correspondem aos 4 caminhos que nos levam ao aperfeiçoamento.

Os Significados de cada carta dos Arcanos Maiores do Tarot

I – O Mágico ou O Mago – A carta mostra o mago com uma mão levantada aos céus e outra voltada à terra. Representa poder de realização, habilidade e destreza para lidar com as situações. Também simboliza inteligência mística, pois sobre a sua cabeça está o símbolo do infinito.

II – A Papisa ou A Sacerdotisa – Representa o feminino, a intuição, a sensibilidade, quietude, paciência e mistério.

III – A Imperatriz – É considerada a união de todas as rainhas. Representa realização e domínio pois a Imperatriz é inteligente, amorosa, decidida e trabalhadora.

IV – O Imperador – Simboliza concretização, poder e autoridade, cuidado e responsabilidade. Também representa o domínio da razão sobre a emoção.

V – O Papa, Hierofante ou Sacerdote – Representa a necessidade do desenvolvimento espiritual.

VI – Os Enamorados – Representa escolha e decisão entre dois ou mais caminhos

VII – O Carro – Simboliza direção, controle, sucesso e confiança.

VIII – A Justiça – Aplicação da justiça, estabelecimento da ordem e direcionamento da existência.

IX – O Eremita – Representa sabedoria, retiro, solidão e busca espiritual

X – A Roda da Fortuna ou da Vida – Representa a sorte em movimento, as mudanças e os  ciclos da vida

XI – A Força – Representa a força espiritual, a transcendência dos desafios e domínio das situações.

XII – O Dependurado ou O Enforcado – Representa visão pessimista da vida, sacrifício, dificuldades e limitações sobretudo mentais.

XIII – A Morte – Renovação, mudança e transformação. É uma carta de ação e não de finalização, como se poderia pensar.

XIV – A Temperança – Representa quietude, equilíbrio, tranquilidade, paciência e momento de estabilidade.

XV – O Diabo – Representa obstinação, energias negativas, influências funestas, vícios, teimosias, orgulho exacerbado e tentações.

XVI – A Torre – Representa a destruição de coisas que não tinham bases sólidas. Convicções erradas, desilusões, confusão e desequilíbrio.

XVII – A Estrela – Representa ideais, proteção, luz, sorte e iluminação.

XVIII – A Lua – Representa dúvidas, mistérios, ilusões, decepções mas também pode representar saudade e romantismo.

XIX – O Sol – Representa claridade de visão, fim de obstáculos, glória, sucesso, triunfo e força espiritual.

XX – O Julgamento – Representa o julgamento final, a vitória do bem contra o mal, novo ciclo de vida, revisão, colheita e definição das escolhas feitas.

XXI – O Mundo – Fertilidade, expansão e novos horizontes.

XXII – O Louco – Excentricidade, desapego e originalidade.

Vídeo sobre o Tarot, explicado por um tarólogo

Neste vídeo, Mônica Nóbrega entrevista João Rafael Torres que é psicoterapeuta sensível, observador da alma humana e um estudioso dos oráculos, especialmente do Tarot.

Jung e o Tarot

Para o psiquiatra e psicoterapeuta suiço Carl Gustav Jung, o Tarot é uma tradução do inconsciente coletivo.

De acordo com a visão de Jung as respostas sinalizadas pelas cartas do Tarot revelam o que está oculto em nosso inconsciente.

Jung em suas investigações chegou à conclusão de que todas as experiências que vivemos ficam registradas em nossa psique. A maior parte desses registros e impressões fica guardado no inconsciente, representado na forma de imagens e sensações, ao que ele denominou de complexos. Essas representações se expressam em uma linguagem simbólica e afetam nossos comportamentos, emoções e escolhas.

Nossa psique envolve também o inconsciente coletivo, resultado da representação de todas as experiências da humanidade. Todo resultado dessas experiências geram uma egrégora, que é a soma das energias coletivas, manifestadas na forma de instintos, emoções, crenças e reações.

O conteúdo oriundo dessas manifestações se traduz e se expressa em símbolos ou arquétipos e influencia nosso inconsciente. As cartas do Tarot representam alguns desses símbolos.

Durante uma consulta, algumas cartas são escolhidas de forma aleatória, em função de uma pergunta ou pedido de orientação ao Tarot. Esse processo acontece pela conexão entre o inconsciente coletivo e o inconsciente pessoal, originando uma coincidência significativa, capaz resultar em compreensão para a situação.

Jung deu o nome à isso de sincronicidade, traduzida por nossa sabedoria inata, que provém do nosso Self, nosso Ser. A expressão inconsciente coletivo foi utilizada por Jung para designar o conteúdo residual das experiências humanas, que vão sendo somatizadas e perpetuadas de geração em geração.

Fazem parte do inconsciente coletivo expressões como o amor materno, o impulso para a competição e o fascínio pelo Divino.

Para Jung, ao se consultar o Tarot, tudo se processa como resultado do movimento psíquico, uma forma de diálogo com o inconsciente. A expressão do inconsciente se dá a partir de símbolos representados pelo arquétipos dos arcanos de cada carta do Tarot.

Quando se escolhe, ao acaso, um certo número de cartas de um monte, o consulente dá um meio para o inconsciente se manifestar. O inconsciente, por sua vez, utiliza da simbologia de cada carta, como um canal de comunicação com a consciência.

No caso de um tarólogo que se aprofunda no conhecimentos desses símbolos, lhe cabe a decodificação e organização das informações, o que envolve concentração, análise, interpretação e intuição para fornecer as devidas orientações do Tarot ao consulente.

Como o Tarot pode nos orientar na vida

© dilara irem/Pexels

© dilara irem/Pexels

Existem vários métodos de tiragem das cartas do Tarot, umas mais simples e outras mais complexas. Seja qual método for, o importante é que o símbolo de cada arcano contribua para que o consulente reflita sobre seus padrões emocionais, resistências e problemas vivenciados no momento.

O Tarot nos ajuda a refletir sobre nossas escolhas e suas possíveis consequências. É um instrumento para o desenvolvimento pessoal, através do qual confiamos na Guiança Espiritual: representada por nosso Self, Espírito e Deus.

Esse oráculo apenas sinaliza caminhos, mas o que irá determinar o rumo das circunstâncias é a nossa vontade e nossas decisões, inclusive de seguir as orientações do Tarot ou não.

Nossas escolhas determinam o curso de nossas vidas, o Tarot só nos ajuda a enxergá-las.

Fontes:

  1. Angelica Azambuja
  2. iQuilibrio
  3. Maria Helena

Talvez te interesse ler também:

A ORIGEM DO BARALHO CIGANO E COMO ELE PODE NOS AJUDAR EM NOSSO COTIDIANO

OS ENSINAMENTOS E A SIMBOLOGIA DA CORUJA

QUANTOS CAVALOS VOCÊ VÊ? UM TESTE QUE REVELA ALGO DE ESCONDIDO SOBRE VOCÊ




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...