Foto de indígena sobre o Kuarup vence prêmio de fotografia

Foto de indígena sobre o Kuarup vence prêmio de fotografia

O prêmio Brasília Photo Show é o maior festival de fotografia popular do Brasil. Na edição deste ano, na categoria Foto Jornalística/Documental, ganhou a premiação o fotógrafo Edgar Corrêa Kanaykõ.

Kanaykõ é um indígena de 28 anos morador da terra Xakriabá, no norte de Minas Gerais. Em agosto de 2015, ele participou do ritual Kuarup e registrou a chegada de vários povos à aldeia Ipatsé. A imagem “Entardecer do Kuarup” fez o fotógrafo ganhar o prêmio e tê-la publicada no livro Brasil Photo Show 2018/2018, além de ser estampada na edição do Jornal de Brasília.

Esta é a quarta edição do concurso, que teve como tema “Fotografia sem amarras, arte sem fronteiras”. Kanaykõ não pôde comparecer ao evento de premiação, mas disse que esse prêmio não é apenas seu, mas de toda a população indígena: “É uma honra representar a mim e a outros indígenas também, porque esse prêmio é uma forma de garantir a preservação dos nossos costumes e valores”.

A fotografia etnográfica de Kanaykõ busca registrar quem são os indígenas a partir do próprio ponto de vista deles.

Kuarup

O Kuarup é um ritual realizado pelo povo Kuikuro, no Alto Xingu (MT), e representa a “despedida do luto” como homenagem aos mortos. A cerimônia é celebrada pelo povo Xingu e outros povos convidados. No ritual são entoados cantos e realizadas danças. Ao final, os demais povos chegam para celebrar a despedida.

Kanaykõ conta que foi como convidado e não tinha, a princípio, a intenção de fotografar o ritual. Mas a chegada dos povos o motivou a fazer o registro.

O fotógrafo, que é mestrando em Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), inscreveu-se no concurso graças à indicação de uma amiga. “Essa vitória tem um grande significado para nós, indígenas”, celebra.

E para todo o Brasil!

Talvez te interesse ler também:

A TERRA VISTA DO CÉU: AS FOTOGRAFIAS DE YANN ARTHUS-BERTRAND

PLÁSTICO SHOCK: 10 IMAGENS DA NATIONAL GEOGRAPHIC QUE TODO MUNDO TEM QUE VER

FOTÓGRAFOS FAZEM ENSAIOS COMPLETOS E GRATUITOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *