Plástico shock: 10 imagens da National Geographic que todo mundo tem que ver


Plástico por todo lugar. No mar, dispersos em nossas estradas, nas praias e até na fossa das Marianas, no fundo do oceano. A nova capa da National Geographic de junho diz isso através de uma imagem áspera: um iceberg emerge da água, mas a imagem engana, pois trata-se de uma enorme sacola plástica.

Esta é só a primeira imagem chocante da campanha realizada pela National Geographic, Planet ou Plastic, que visa conscientizar sobre o impacto da poluição plástica sobre a Terra e seus habitantes.

“Por 130 anos, a National Geographic documentou as histórias do nosso planeta, dando a telespectadores do mundo inteiro uma janela para a extraordinária beleza da Terra e as ameaças que enfrenta”, disse Gary E. Knell, CEO da National Geographic Partners. Todos os dias, nossos exploradores, pesquisadores e fotógrafos em campo testemunham em primeira mão o impacto devastador do plástico descartável em nossos oceanos e a situação está se tornando cada vez mais séria”.

Através da Planet ou Plastic, a National Geographic irá compartilhar as histórias desta crescente crise, na esperança de ajudarmos a lidar com isso, espalhando uma maior conscientização sobre a importância de eliminar o plástico descartável de nossas vidas.

Nós todos sabemos disso. O mundo foi invadido pelo plástico e a culpa é nossa. Mas o que aconteceria se nos defrontássemos com as terríveis consequências da nossa dependência ao plástico?

national geo plastico

Esse é um dos objetivos da campanha, que visa mudar a forma como as pessoas usam o plástico. Cientistas e pesquisadores da revista esperam preencher as lacunas no conhecimento sobre os impactos a longo prazo do plástico no meio ambiente, que se dissolve em partículas microscópicas e que chega à nossa cadeia alimentar.

Uma mudança de mentalidade por parte de todos forçaria os governos a aplicar políticas de contenção, proibição ou reciclagem do plástico, as empresas a reverem os materiais usados em suas embalagens, e o consumidor a fazer escolhas mais conscientes.

As imagens que seguem, poderosas e angustiantes, contam os danos que 9 milhões de toneladas de lixo plástico produzem a cada ano para a fauna, flora, biodiversidade e toda a Vida na Terra.

plastico 2

Image credits: John Cancalosi/ National Geographic

plastico 3

plastico 7

plastico 6

plastico 8

plastico 4

Randy Olson / National Geographic

tartaruga ng

Jordi Chias/ National Geographic

plastico 9

Justin Hofman/ National Geographic

plastico5

Brian Lehmann/ National Geographic

plastico 10
Abdul Hamik/National Geopgraphic



Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...