Plastico-shock

Plástico shock: 10 imagens da National Geographic que todo mundo tem que ver

Plástico por todo lugar. No mar, dispersos em nossas estradas, nas praias e até na fossa das Marianas, no fundo do oceano. A nova capa da National Geographic de junho diz isso através de uma imagem áspera: um iceberg emerge da água, mas a imagem engana, pois trata-se de uma enorme sacola plástica.

Esta é só a primeira imagem chocante da campanha realizada pela National Geographic, Planet ou Plastic, que visa conscientizar sobre o impacto da poluição plástica sobre a Terra e seus habitantes.

“Por 130 anos, a National Geographic documentou as histórias do nosso planeta, dando a telespectadores do mundo inteiro uma janela para a extraordinária beleza da Terra e as ameaças que enfrenta”, disse Gary E. Knell, CEO da National Geographic Partners. Todos os dias, nossos exploradores, pesquisadores e fotógrafos em campo testemunham em primeira mão o impacto devastador do plástico descartável em nossos oceanos e a situação está se tornando cada vez mais séria”.

Através da Planet ou Plastic, a National Geographic irá compartilhar as histórias desta crescente crise, na esperança de ajudarmos a lidar com isso, espalhando uma maior conscientização sobre a importância de eliminar o plástico descartável de nossas vidas.

Nós todos sabemos disso. O mundo foi invadido pelo plástico e a culpa é nossa. Mas o que aconteceria se nos defrontássemos com as terríveis consequências da nossa dependência ao plástico?

national geo plastico

Esse é um dos objetivos da campanha, que visa mudar a forma como as pessoas usam o plástico. Cientistas e pesquisadores da revista esperam preencher as lacunas no conhecimento sobre os impactos a longo prazo do plástico no meio ambiente, que se dissolve em partículas microscópicas e que chega à nossa cadeia alimentar.

Uma mudança de mentalidade por parte de todos forçaria os governos a aplicar políticas de contenção, proibição ou reciclagem do plástico, as empresas a reverem os materiais usados em suas embalagens, e o consumidor a fazer escolhas mais conscientes.

As imagens que seguem, poderosas e angustiantes, contam os danos que 9 milhões de toneladas de lixo plástico produzem a cada ano para a fauna, flora, biodiversidade e toda a Vida na Terra.

plastico 2

Image credits: John Cancalosi/ National Geographic

plastico 3

plastico 7

plastico 6

plastico 8

plastico 4

Randy Olson / National Geographic

tartaruga ng

Jordi Chias/ National Geographic

plastico 9

Justin Hofman/ National Geographic

plastico5

Brian Lehmann/ National Geographic

plastico 10

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Amostra grátis? NÃO, obrigada! Chega de plástico!

Sabe aqueles sachês de amostra grátis que recebemos nos mercados ou das marcas de cosméticos …