Google homenageia Milton Santos, um brasileiro importante. Você sabe quem ele é?


O que é a geografia? A demarcação de um território, com suas características físicas e seu clima? Sim, mas muito mais! E foi Milton Santos quem passou a considerar outros aspectos desta ciência, apresentando a nós e ao mundo uma “Nova Geografia”, ou seja, uma matéria que além das questões territoriais de um lugar, passou a considerar também os aspectos culturais e temporais dos povos que em tais lugares habitavam.

O Doodle do Google em 1° de outubro homenageia a data em que o geógrafo brasileiro (baiano de Brotas de Macaúbas) recebeu o prêmio Vautrin Lud, em 1994, prêmio este considerado “o Nobel da Geografia”. Foi um reconhecimento pela grandiosa importância de Milton Santos como cientista, pesquisador e formulador de novas ideias, no que se refere ao espaço geográfico, à ciência política, filosofia e à sociologia, pois estas áreas estão ligadas umas às outras.

Descendente de escravos, a história de Milton seria por si só um motivo de homenagem. Aos 13 anos o menino prodígio já dava aulas de matemática na escola em que estudava, aos 15 era professor, aos 18 ingressa no curso de Direito da Universidade Federal da Bahia onde se formou. Apesar da formação jurídica, o foco de seu interesse sempre foi a geografia.

Em 2001 Milton morreu aos 75 anos na cidade de São Paulo, não antes porém de deixar sua última contribuição para a geografia, publicando com seus alunos da Universidade de São Paulo, ode era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, um manifesto intitulado “O papel ativo da geografia” que de maneira provocativa abordava os efeitos sociais de uma dada geografia sobre o seu povo.

Foram muitos livros, obras publicadas, atividades, prêmios e homenagens a este grande professor, cientista e intelectual, formador de opinião.

Muito bem lembrado da parte do Google: VIVA MILTON SANTOS!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...