Dicas do que fazer para quem não vai pular Carnaval

  • atualizado: 
fazer nada

Embora o Carnaval esteja atraindo cada vez mais adeptos, interessados em pular dias e dias, curtindo os blocos e marchinhas que marcam essa data, essa não é uma festa que seja uma unanimidade.

Tem muita gente que não gosta da ideia de ficar em lugares lotados, regados a som alto, muita agitação e bebedeira; para esses não sobram muitas opções, a não ser ficar em casa, esperando a folia acabar, já que o risco - caso decida dar um passeio pelo quarteirão - é esbarrar em um dos milhares de blocos que acontecem nesta época. No entanto, é possível sim curtir a data, sem precisar aderir a toda essa agitação.

Veja dicas do que fazer dentro e fora de casa nesse período de folia total.

Dentro de casa

 

  • Assistir a filmes - Lembra daquela lista que você fez de filmes que gostaria de assistir? Talvez não tenha feito lista alguma, porém há sempre um ou dois títulos “para ver quando tiver tempo”. Quer época melhor do que um feriado prolongado como o carnaval? Então, prepare a pipoca, sente-se confortavelmente e aprecie as maravilhas que a telinha pode te proporcionar.

 

  • Organizar a casa – Antes de pensar que essa não é exatamente uma tarefa divertida, lembre-se da sensação que você sente ao se deparar com tudo organizado, no seu devido lugar. A arrumação externa das coisas reflete, muitas vezes, a ordem (ou desordem) interior. Essa é uma ótima época para arrumar os armários, fazer aquela faxina, limpar gavetas, organizar documentação. Existem várias opções para organizar a vida, como bem sintetiza Marie Kondo em sua obra sobre “O Poder Mágico da Arrumação”.

 

  • Maratonar séries – Se você é mais fã de séries do que de filmes, também tem uma ótima oportunidade nesse carnaval. Existem vários seriados disponíveis para todos os gostos. Basta escolher, chamar alguém querido para assistir junto e se divertir.

 

  • Reunir os amigos – Dá para fazer folia dentro de casa também, basta chamar os amigos, escolher o ritmo musical preferido e aproveitar. Nada melhor do que estar próximo de quem se gosta, seja pulando ou mesmo preparando um jantar bem especial.

 

  • Ler um bom livro – Quem é fã de livros tem a oportunidade de desbravar o maravilhoso mundo da literatura no carnaval. Não precisa, necessariamente, comprar um título novo. Existem várias opções nas bibliotecas públicas e, quem sabe, na estante da sua própria casa.

 

 

 

Fora de casa

 

  • Visitar museus e exposições – Muitos museus e espaços culturais estarão abertos no feriado prolongado. Para você que está em São Paulo, por exemplo, há a opção de visitar a exposição “O Mundo de Tim Burton”, no MIS, a partir de 3 de fevereiro. Verifique o calendário de mostras culturais, escolha uma – ou várias – e divirta-se. O bacana é que algumas são gratuitas.

 

  • Ir ao parque – Conhecer os parques da cidade também é uma excelente opção de programa, principalmente para aqueles que gostam de praticar esportes, passear ao ar livre ou levar a família para um lugar bem tranquilo.

 

  • Ir à praia – E por falar em tranquilidade, que tal fazer uma visitinha à praia mais próxima? Esse é um programa que costuma ser bem em conta e render momentos inesquecíveis, claro, se a praia não estiver lotada. No Rio de Janeiro, por exemplo, as praias costumam ficar vazias no Carnaval, pois o povo todo prefere ficar nos blocos.

 

  • Conhecer a cidade – Dá também para aproveitar o feriado e conhecer pontos turísticos da cidade. Muita gente passa a vida sem conhecer os marcos históricos de onde mora. Essa é uma ótima ideia e dá para levar a família e os amigos também.

 

  • Visitar parentes e/ou amigos – Sabe aquela visita que você promete há tempos que vai fazer? O carnaval é uma boa desculpa para cumprir essa promessa. Existem tantas pessoas queridas que não se veem com tanta frequência, graças ao ritmo frenético da rotina de cada um. Essa é uma boa dica e renderá muitas alegrias para quem vai receber e também para quem vai fazer a visita.

 

Programação com crianças

 

  • Fazer um piquenique no parque – Toda criança gosta de piquenique! E essa atividade rende muito, e custa pouco. Basta separar uns petiscos, escolher um parque bacana e aproveitar.

 

  • Ir a um parque aquático – Existem várias opções de parques aquáticos espalhadas por aí. Basta pesquisar um pouco. Embora esse seja um passeio um pouco mais caro, não deixa de ser interessante curtir o verão usufruindo de uma boa piscina, com direito a tobogã, sombra e água fresca.

 

  • Ir a um parque de diversões – Se a ideia de cair em uma piscina não te atrai, que tal levar as crianças em um parque de diversões? Certamente elas não vão reclamar nem por um segundo desse programa.

 

  • Explorar a natureza – Conhecer parques novos, visitar fazendinhas ou até mesmo descansar à sombra de uma árvore. São várias as formas de apresentar a natureza para as crianças, aproveitando para ensiná-las sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com todos os seres vivos.

Viu só como tem opções para curtir o Carnaval, sem recorrer à tradicional folia? Escolha uma e bom passeio!

Talvez te interesse ler também:

DESCANSO NO CARNAVAL: CONHEÇA 5 CACHOEIRAS PARA FUGIR DA FOLIA

LONGE DA FOLIA! CONHEÇA LUGARES INCRÍVEIS PARA FUGIR DO CARNAVAL