O homem na tempestade: as fotos de Von Wong contra a mudança climática


Retratar pessoas comuns, envolvidas em suas atividades cotidianas, enquanto detrás delas, uma tempestade está por vir. Este é o cenário retratado para sensibilizar o público sobre a questão da mudança climática nas fotos do canadense Benjamin Von Wong. Imagens fascinantes que mostram o desencadeamento da natureza em toda a sua força terrível e perturbadora.

A caça à tempestade, a storm chasing, é uma atividade nascida algumas décadas atrás para estudar a formação de fenômenos atmosféricos, tais como relâmpagos, granizos, tornados, furacões e tempestades. Acompanhado de Kelly DeLay, um stormchaser profissional, Von Wong, sua namorada e um grupo de amigos, improvisaram sets de fotografia em planícies norte-americanas, aproveitando os poucos minutos antes do desenrolar de uma tempestade.

O projeto bem louco, levou a equipe a uma aventura realmente de tirar o fôlego e bem no coração dos Estados Unidos, forçando-os a viajar quilômetros em busca de tempestades, movendo-se em poucos dias por 7 estados diferentes, e criando os set em tempos recordes, 10 ou 15 minutos no máximo, sob o risco de não conseguirem fazer as fotos.

foto

foto

foto

Sucessivamente, Von Wong teve a ideia de usar as imagens para uma campanha de sensibilização sobre as alterações climáticas que ameaçam o homem a sucumbirem eventos climáticos extremos, além das secas e inundações, raios, furacões e tempestades que parecem anunciar um iminente fim do mundo, como se vê nas fotos.

foto

foto

foto

As fotos acabaram fazendo parte do Cowspiracy, um documentário sobre a pecuária e seu impacto sobre a mudança climática causada pelo aquecimento global que, como se sabe, é um dos setores que mais emite GEE.

foto

foto

Talvez te interesse ler também:

PROJETO FOTOGRÁFICO TRATA A INSEGURANÇA DAS PESSOAS, EXPONDO-AS

A TERRA VISTA DO CÉU: AS FOTOGRAFIAS DE YANN ARTHUS-BERTRAND

NATIONAL GEOGRAPHIC 2015: VEJA AS FOTOS VENCEDORAS DO TRAVELER PHOTO CONTEST

Fonte fotos: Von Wong




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...