Praia do Peró recebe certificação internacional de turismo ambiental


Muita gente não sabe que a Região dos Lagos, no litoral fluminense, tem as mais belas praias do Brasil. Algumas são chamadas de “Caribe brasileiro” de tão cristalinas que são as suas águas.

Em Cabo Frio, maior cidade da região, há uma variedade de praias para serem visitadas. Uma das mais bonitas é a Praia do Peró, que acaba de ganhar a certificação internacional do programa Bandeira Azul, informa o site da Prefeitura de Cabo Frio.

Isso marca a cidade de forma muito positiva, já que o selo, creditado à Praia do Peró em reunião em Copenhagen (Dinamarca), dá amplo reconhecimento para todo o mundo sobre a qualidade ambiental da praia.

O programa Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education e o júri que aprovou o selo para a praia é composto pela própria fundação e por World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Para receber o selo, a cidade de Cabo Frio e a Praia do Peró tiveram que cumprir uma série de requisitos definidos pelo programa. Dentre eles, comprovar a qualidade da água para os banhistas. Isso significa para a região chegar a um novo patamar de turismo ambiental, que passa a ser divulgado para todo o mundo.

O secretário de Turismo de Cabo Frio, Radamés Muniz, explica que o selo internacional da Praia do Peró no Bandeira Azul marcará um divisor de águas para o município como destino turístico.

“Há pouco tempo havíamos conseguido a aprovação do júri nacional, que já foi uma conquista muito importante, algo inédito para nossa região. Agora, com a certificação internacional, nossa responsabilidade aumenta absurdamente, porque seremos divulgados em todo o mundo como destino turístico ambiental, ou seja, teremos um público muito mais exigente, extremamente sofisticado e qualificado, um público internacional que busca destinos ambientalmente corretos, como o europeu, por exemplo. E isso vai exigir ainda mais da gente”.

Muniz ainda diz que isso exigirá ainda mais da cidade em investimento na qualificação de mão-de-obra turística, o que fez a secretaria iniciar um programa de capacitação dos funcionários dos Centros de Atendimento ao Turista, além de fechar parcerias para capacitar os guias de turismo locais.

Já o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio ressaltou que a certificação deve representar um processo de mudança de comportamento e gestão responsável.

“O Programa Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios teremos que manter essas determinações sempre em dia. Logo, aumenta muito a responsabilidade da nossa coordenadoria de Meio Ambiente”.

De fato, a certificação internacional vai exigir um empenho maior dos moradores e dos turistas para cuidarem da natureza exuberante da Praia do Peró e das demais praias de Cabo Frio, além de maior comprometimento governamental para fomentar um turismo ecologicamente sustentável.

Parabéns ao município de Cabo Frio! E que bom que a Praia do Peró recebeu esse selo, porque ela é linda demais!

Talvez te interesse ler também:

AS PRAIAS MAIS BONITAS DO BRASIL – VEJA AS FOTOS!

AS 10 PRAIAS MAIS LINDAS DO MUNDO. A PRIMEIRA É BRASILEIRA!

CONHEÇAM A CARIBE BRASILEIRA → ALTER DO CHÃO-SANTARÉM-PARÁ




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...