Os melhores destinos para uma mulher viajar sozinha


Quando o assunto é viajar, quem é que não se anima? Nós, mulheres, sabemos muito bem que, se vamos viajar sozinhas, no nosso planejamento aparece o quesito “segurança”.

Como vivemos em um país com uma alta taxa de violência contra a mulher, levamos esse fator em consideração ao viajarmos pelo Brasil e, também, para o exterior. Como, então, planejarmos uma viagem na qual possamos nos divertir, conhecer pessoas e caminhar pelos lugares nos sentindo seguras?

Claro que não existem restrições quando você tem o desejo de conhecer algum lugar. Deixar de conhecer um país por paranoia de violência talvez não seja uma boa forma de encarar os nossos medos. Devemos buscar informações sobre os costumes e a cultura local para avaliarmos se podemos encará-los e fazermos a nossa mala.

Existem alguns países mais seguros do que outros para as mulheres, então, se você não quiser esquentar muito a cabeça pensando em como se proteger de certas “ameaças”, alguns destinos podem ser levados em conta na hora de viajar sozinha.

Confira, a seguir, alguns locais sugeridos pela agência Egali para mulheres viajantes:

1. Austrália

A taxa de criminalidade na Austrália é muita baixa, o que faz do país um destino bastante seguro. As cidades australianas oferecem uma ótima qualidade de vida, o seu povo é simpático e hospitaleiro com turistas.

foto

Em relação ao tema assédio, os australianos são bastante respeitosos com as mulheres, então, você pode curtir as praias e festas locais sem muita preocupação.

2. Nova Zelândia

foto

Leia também: NA NOVA ZELÂNDIA CAVERNAS ILUMINADAS COMO UM CÉU ESTRELADO

A Nova Zelândia tem um perfil bastante parecido com a sua vizinha Austrália no quesito segurança. O país ocupa o 4º lugar no índice global da paz.

Grosserias masculinas nas ruas não fazem parte da visita ao país, logo vale a pena considerar conhecer os dois países da Oceania e curtir as mais belas paisagens sem aborrecimentos.

3. Irlanda

cliffs of moher

Para quem prefere conhecer a cultura celta, a Irlanda é um país bastante amigável para se conhecer. É verdade que os irlandeses bebem consideravelmente, assim como os turistas que entram no “clima local”. Há de se considerar que, talvez, algum macho alfa possa ser inconveniente motivado pela bebida, mas a sensação de segurança nas cidades irlandesas é grande. Logo, é bastante tranquilo curtir aquelas paisagens ao melhor estilo Game of Thrones em paz.

4. Costa Rica

foto

Leia mais: COSTA RICA DE INCRÍVEIS BELEZAS NATURAIS: ONDE FICA, QUANTO CUSTA E O QUE VISITAR

É verdade que muitos países da América Latina são considerados violentos para as mulheres, como Colômbia e Brasil. Mas a Costa Rica é um caso à parte: o país da América Central é o que mais recebe mulheres que viajam sozinhas. O povo é simpático e receptivo, fazendo com que os seus visitantes queiram logo retornar ao país. “Pura vida!”, como dizem os costarriquenhos.

5. Escandinávia

Suécia, Noruega e Dinamarca são os países integrantes da região escandinava, os quais são notadamente conhecidos por sua qualidade de vida.

foto

Leia mais: MENOS CARRO E MAIS BICI: A NORUEGA CONSTRUIRÁ 10 RODOVIAS CICLÁVEIS

Já foram eleitos como países seguros e excelentes para se viver. No verão, há várias festas e festivais para se curtir ao ar livre sem ser importunada por cantadas inconvenientes.

6. Bélgica

floresta hallerbos belgica

Se você quer aprender sobre história, cerveja e chocolate, a Bélgica é um paraíso, pois está na lista dos países mais seguros e pacíficos da Europa.

As cidades belgas têm construções medievais e muita cerveja de primeiríssima qualidade sendo produzida há séculos! Quem não gosta de conhecer lugares interessantes, aprender um montão de coisas legais, comer bem e ainda ter sossego para fazer tudo isso?

7. Sudeste asiático

foto

Leia mais: AS MARAVILHOSAS COLORADÍSSIMAS BIKES DOS AMBULANTES NO VIETNÃ (FOTOS)

Para alguns e algumas, pode parecer um tanto assustador ir para um outro lado do mundo totalmente desconhecido e com uma cultura desafiadora. Mas saiba que Vietnã, Laos e Camboja são destinos bastante seguros para as mulheres.

Esses três países valem muito a pena serem conhecidos, pois, além de paisagens incríveis, têm uma cultura superinteressante, do ponto de vista ideológico e religioso! Sem falar que, financeiramente, são baratos!

Aonde não ir

Devemos ir aonde o nosso desejo nos leva, mas é importante tomar medidas de precaução se o destino escolhido não for amigável com as mulheres.

No México, por exemplo, embora o povo seja muito carinhoso e solícito, há uma cultura machista. É comum olhares grandes sobre as mulheres, sobretudo, aquelas com pinta de “gringas”.

Os países de religião muçulmana seguem alguns costumes bastante rígidos para nós, por isso, vale a pena informar-se antes para saber o que é considerado adequado e inadequado. Em alguns lugares, é proibido deixar o colo à mostra, por exemplo.

Aqui no Brasil mesmo temos que nos resguardar, evitando andar sozinhas de madrugada e tomar algumas precauções até para pegar um táxi.

Dicas para se sentir segura viajando sozinha

Se você ficar hospedada em quartos compartilhados em hostel, embora, em geral, seja muito tranquilo, guarde o rosto dos homens que estão no mesmo quarto e imponha-se sempre. Sabemos de casos de mulheres que foram assediadas nesses ambientes e chegaram até a sofrer violência sexual. É sempre fundamental se cuidar, em qualquer tipo de ambiente.

Uma mulher viajando sozinha está com o coração aberto para o mundo, seja buscando encantamento, autoconhecimento, diversão, conhecer pessoas, paquerar – ou tudo isso junto. Sabemos que ainda somos vítimas de vários tipos de violência em vários cantos do mundo. Entretanto, não podemos ficar reféns disso e deixar que o medo nos impeça de ir ao encontro daquilo que queremos.

Sobre viajar, leia também:

VIAJAR SOZINHO: BENEFÍCIOS, DICAS E CIDADES RECOMENDADAS

CEARÁ NÃO É APENAS SERTÃO: TEM FRIO, SERRAS E MUITA VEGETAÇÃO. VIAJE BEM!

O LÍBANO E SUAS RIQUEZAS, ATRATIVOS E BELEZAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...