Como viajar na classe econômica do avião por mais de 7 horas de forma confortável – 15 dicas!


Viajar é uma delícia, mas quando a viagem é mais longa, ou seja mais de 7 horas de viagem, é fundamental tomar alguns cuidados para que você transforme essas horas em uma experiência agradável e não estressante.

Nem sempre é possível fazer uma viagem de baixo impacto ambiental (como seria por exemplo, se viajássemos de bike ou em um trem solar). Às vezes é preciso ir de avião por causa das longas distâncias, mesmo sabendo que os aviões poluem tanto (e enquanto o avião solar ainda está em experimento).

Para viajar sem estresse grandes distâncias na classe econômica do avião, primeiro, é preciso pensar que você vai estar em um local apertado por um longo período de tempo, por isso quanto mais se planejar e se organizar para isso, mais fácil e prática esta experiência vai ser.

Separamos 15 dicas para que você se prepare para esta experiência da melhor forma possível e tenha uma viagem tranquila e mais feliz!

Dica 1 – Evite beber álcool

Mesmo sendo muito legal beber uma taça de vinho dentro do avião, se você precisa viajar em um longo voo e durante a noite, evite ao máximo beber álcool, já que ele interfere na sua habilidade de dormir (a cerveja ainda por cima te fará ir ao banheiro mais vezes).

Dica 2 – Vá com roupa e sapato confortáveis

O aeroporto não é uma passarela, por isso, você deve ir com uma roupa e um sapato confortável. A roupa deve ser mais larga e fácil de retirar e de colocar, o sapato também, opte pelas sapatilhas, tênis ou mules, por exemplo. Uma calça legging e uma malha devem ser o seu look de aeroporto. Há alguns modelos mais arrumadinhos e que dão a aparência de que você está super bem vestida, sem perder o conforto. Para os homens, um moletom está ótimo!

Dica 3 – Vá ao banheiro antes de entrar no avião

Quando você estiver esperando o embarque e já passou pelo check-in e pela segurança, vá ao banheiro. Aproveite para garantir que você não vai precisar usá-lo dentro do avião. Se o voo é nortuno, você pode se colocar ainda mais confortável, lavar o rosto e os dentes, ficando pronta para já “deitar”. Se for durante o dia, aproveite para se refrescar.

Dica 4 – Leve sua água e sua comida com você

Você pode aproveitar o nosso artigo sobre os lanches saudáveis e empacotá-los para viagem. Você pode levar sua própria comida no avião. Além disso, você deverá comprar uma garrafa d’água de pelo menos 1 litro para manter com você durante o voo (depois do check-in). Mesmo que você se sinta tentado, a comida do avião não é uma boa escolha, a qual pode prejudicar o seu organismo por ser mais pesada e com mais conservantes.

Dica 5 – Não tenha muita bagagem de mão com você

Para evitar que você tenha muito desconforto durante o voo, a melhor coisa a fazer é ter o mínimo de bagagem de mão, o ideal é levar uma mala de mão de rodinhas com bolsos para fora, para que você possa remover e colocar facilmente objetos durante a segurança, e também uma bolsa pequena com você para colocar o que for mais importante como documentos e dinheiro. A sua comida e água por exemplo, podem ir em uma ecobag a qual você pode dobrar e guardar depois.

Dica 6 – Leve um bom travesseiro de voo

Há vários tipos e modelos de travesseiros de voo, por isso, você precisa buscar uma loja especializada e experimentá-los. Invista tempo e dinheiro para encontrar um bom travesseiro de voo, pois ele pode ser a solução dos seus problemas se você tem o hábito de viajar frequentemente. Você pode investir também um apoio para o pescoço.

Dica 7- Use calmantes naturais para relaxar

Você pode levar chás da boa noite em saquinhos e pedir por água quente, também levar óleo essencial de lavanda, tomar uma cápsula de passiflora e de valeriana, dois calmantes naturais.

Dica 8 – Se sentir dor, mexa-se

Se começar a sentir muito inconfortável, se mexa. Caminhe um pouco no avião e faça alguns exercícios básicos de alongamento. Veja este vídeo com alguns movimentos para fazer dentro do avião.

Dica 9 – Tenha todos os seus aparelhos carregados

Se você quer evitar estresse, tenha todos os seus aparelhos carregados com os respectivos carregadores, e também com baterias extras. Dessa forma, você não precisa se preocupar que vai ficar sem bateria.

Dica 10 – Se prepare para o ar seco

Dentro do avião o ar é bem seco, por isso, vá preparada com sua água, mas se você usa óculos ou lentes de contatos leve contigo um frasco com solução fisiológica que também pode servir se você sentir o nariz muito seco. Você também deve levar um hidratante labial.

Dica 11 – Se o barulho e a luz te incomoda, esteja preparado

Se o barulho e a luz do avião te incomoda, não deixe de levar um protetor de ouvido e também de olhos. Se você esquecer, você sempre pode pedir para um comissário de bordo – aeromoça (o).

Dica 12 – Garanta a higiene durante o voo

Leve com você álcool em gel para garantir a higiene das mãos e até dos assentos se for muito preocupado com isso.

Dica 13 – Tenha sua música favorita com você

Crie uma trilha sonora específica para ir viajar, você pode pensar em todos os sentimentos que tem ao viajar e escolher as músicas baseado nisso. Dessa forma, você consegue parar de focar no mundo externo e comece a focar no mundo interno, e talvez isso ajude a relaxar e dormir.

Dica 14 – Tome os seus remédios normalmente

Se você toma remédios de uso contínuo, continue tomando normalmente. Além disso, antes da viagem é sempre bom tomar probióticos para manter o seu intestino funcionando e também consuma alimentos e nutrientes que vão te deixar a sua imunidade mais poderosa e mais ativa. Se fosse sofre com o jet-lag, há alguns remédios naturais para isso.

Dica 15 – Escolha um bom dia para viajar e também um bom lugar

Os melhores dias para viajar são terça e quarta-feira, e o melhor lugar é na janela e idealmente sem uma pessoa do lado. Você pode tentar escolher essas opções quando estiver planejando a sua viagem.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...