Medo de voar: 8 truques para combatê-lo


Viajar é tão bom! Conhecer novos lugares, culturas, pessoas… Mas nem todo mundo gosta do deslocamento da viagem, ainda mais se for de avião.

Muitas pessoas chegam a ter medo de voar. Falta de ar, enjoo, claustrofobia… São muitos os sintomas de desconforto.

Mas saiba que existem alguns truques que podem ajudar você a espantar essa má sensação assim que colocar os pés dentro de um avião.

1) Preparação

Chegue ao aeroporto com antecedência, para que possa fazer tudo com calma. Tenha o roteiro impresso, faça o check in, esteja com o passaporte em mãos, leve um livro ou uma revista e alguns episódios de uma série ou um filme para ver no tablet ou computador.

2) Tente ficar confortável

Quando sentar na sua poltrona, relaxe. Tire os sapatos, faça um ciclo de respirações profundas. Quando estamos nervosos, tendemos a estar mais contraídos, os nossos músculos ficam mais tensos e o frio do ar condicionado do avião ajuda a aumentar o nosso mal-estar.

Leia mais: VOCÊ SABE COMO MEDITAR EM UM INSTANTE?

3) Observe aviões levantando voo e aterrissando

Olhe para a janela e observe a quantidade de aviões que naquele curto espaço de tempo levanta voo e aterrissa. Se voar é realmente assim tão perigoso, porque é que nunca vimos um acidente de avião na descolagem ou aterrissagem em toda a nossa vida?

4) Pense em algo bom para fazer durante o voo

Isto funciona com o voo, mas também com outras situações da nossa vida. Direcione o seu foco e atenção para alguma coisa positiva ou faça algo prazeroso, como ouvir música, ver um filme, ler, tomar um copo de vinho.

Leia mais: 10 COISAS A FAZER PARA SE SENTIR GRATIFICADO E FELIZ

5) Levem sempre alguma coisa nas mãos

Levar alguma coisa nas mãos, como um livro, uma manta, um casaco, faz a sensação de desconforto se acalmar. Se também sofre da patologia “suante”, experimente levar algo duro ou macio para o avião.

6) Na descolagem feche os olhos e levante os pés do chão

Muitas vezes o medo de voar vem do fato de tomarmos consciência do que está acontecendo à nossa volta e isso muitas vezes está relacionado com a questão de nos distanciarmos do chão, de ficarmos confinados a um espaço pequeno durante muito tempo e não podermos parar em uma loja de conveniência quando queremos.

O que é que podemos fazer? Podemos, por exemplo, na descolagem fechar os olhos para não termos essa sensação de afastamento do chão e tirar os nossos pés do chão do avião, que ajuda a minimizar essa sensação de “abandono” do nosso corpo da terra. Experimente!

7) Veja estatísticas de voo

Sejamos sinceros, todas estas estratégias podem ajudar, mas existem muitas pessoas que são muito objetivas e factuais e precisam de números e coisas concretas em que se basear para acalmar. As estatísticas indicam que é muito mais provável morrermos num acidente de automóvel que em um de avião. Em todo o mundo a probabilidade de morrermos a bordo de um dos aviões de uma das 78 principais companhias aéreas mundiais é de 1 e, 4,7 milhões.

Também que é muito mais provável que sobrevivamos a um acidente de avião se nos sentarmos na parte de trás do avião. E uma vez que a maioria dos acidentes acontecem nos primeiros 30 minutos da descolagem e pouso, pensem que quando o avião estabiliza a probabilidade dele cair é bem pequena.

8) O problema somos nós e não o avião

A tragédia está na mente de quem a vê. Observe a pessoa que está ao seu lado: provavelmente ela está dormindo. O importante é se acalmar para passar a paranóia.

Apertem os cintos e boa viagem!

Especialmente indicado para você:

SÍNDROME DO PÂNICO: COMO LIDAR COM ELA. DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

MEDO DE AGULHA? VEM AÍ O ADESIVO QUE SUBSTITUI A SERINGA

Fonte: sapo




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...