Medo de agulha? Vem aí o adesivo que substitui a seringa 


Somente de pensar, você já morre de medo de agulhas? Fique tranquilo, pois uma promissora solução para o seu problema pode estar vindo de Belfast, para ser mais precisa, da Queen’s University. Trata-se do Microneedle, um adesivo curativo, parecido com um band-aid normal, que pode substituir as seringas tanto para coletar amostras de sangue como para aplicar injeções.

O novo adesivo é muito pequeno: menor do que uma moeda de um centavo, mas contém 361 microagulhas. É apresentado como uma técnica indolor que pode ajudar aqueles que têm medo de injeções e de coletar sangue.

O adesivo pode ser útil especialmente para os bebês prematuros, que são muito delicados e muitas vezes precisam fazer exames de sangue e ou receberem medicamentos por injeção.

As microagulhas penetram na camada mais externa da pele, não entram em contato com os nervos ou com os vasos sanguíneos e não causam dor, diferentemente das seringas. São capazes de recolher o líquido intersticial das células, que contém todas as informações necessárias aos médicos.

Além de coletar amostras, o adesivo pode ser utilizado para administrar drogas. É fácil de ser removido e não deixa quaisquer marcas na pele.

Além das vantagens acima, o adesivo ajudaria a reduzir o custo da administração de certos medicamentos e ainda ajudaria a evitar o risco de infecção com HIV ou hepatite nos profissionais de saúde. De acordo com a OMS, 21 milhões de casos de hepatite B estariam ligados à reutilização de seringas.

O adesivo com as microagulhas ainda estão em fase de desenvolvimento e ainda precisam de muitos testes clínicos rigorosos antes de serem disponibilizados comercialmente. No entanto, seu idealizador, o Dr. Ryan Donnelly está otimista e pensa que em breve sua invenção poderá ser usada em todo o mundo.

Leia também: Síndrome do pânico: como lidar com ela. Dicas e remédios naturais

Fonte foto: bbc.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...