Conheça Santorini: ilha grega de beleza incomparável e culinária peculiar

Santorini: ilha grega

Águas azuis profundas, praias de areias branca, vermelha e preta, penhascos verticais, seixos vulcânicos vermelhos e pretos e formações rochosas espetaculares. Assim é Santorini, com uma beleza singular e única, de formações rochosas de aspecto lunar.

Santorini é uma ilha localizada em um arquipélago a cerca de 200km a sudeste da Grécia continental e é caracterizada por ser a maior ilha do arquipélago. Na ilha uma das maiores erupções vulcânicasregistradas na história humana ocorreu a cerca de 3600 anos atrás, no auge da civilização minoica. A erupção deixou uma grande cratera rodeada por depósitos de cinzas vulcânicas há centenas de metros de profundidade e pode ter levado, indiretamente, ao colapso da civilização minoica na ilha de Creta, 110 km ao sul, através da formação de um gigantesco tsunami. Outra teoria popular diz que a erupção de Tera é a fonte da lenda de Atlântida.

A enorme lagoa central retangular que resultou da atividade vulcânica, mede cerca de 12 por 7 km e é cercada por 300 metros de altura de íngremes penhascos, em três dos seus lados. A ilha principal é inclinada em direção ao mar Egeu. No quarto lado, uma lagoa é separada do mar por outra ilha menor chamada Terasia. A lagoa está ligada ao mar por dois canais, a noroeste e sudoeste. A profundidade de 400 metros da cratera possibilita que transatlânticos ancorem em qualquer lugar da baía protegida. O principal porto da ilha é Athinias. A capital, Fira, localiza-se no topo de um penhasco, de frente para a lagoa da caldeira.

Em Santorini, uma das iguarias mais famosas são os tomato balls”, um prático típico da ilha que são bolinhos feitos de tomates semelhantes aos tomates-cereja, produzidos no solo vulcânico da ilha, temperados com menta e fritos em óleo de oliva, conhecidos por seu sabor incomparável. Acredita-se que o sabor destes tomates deve-se a baixa umidade da região que produz frutos suculentos e saborosos.

fonte foto: divaeatsworld.com

Há várias opções de praias e passeios.

Numa caminhada de cerca de 10 minutos do Porto de Akrotiri encontramos a famosa Praia Vermelha com formações rochosas avermelhadas que formam uma paisagem vulcânica única de tirar o fôlego.

fonte foto: beachtuff.com

No lado sul-oriental de Santorini, os turistas encontrarão uma magnífica praia de seixos e areia preta, a famosa Perissa, the Black Sand Beach.

fonte foto: cretalive.gr

Ao sul da ilha encontramos a praia de Vlychada de areias cinzas e enormes formações rochosas esculpidas pelo vento.

Thirassia, uma pequena ilha formada nos últimos séculos pela atividade vulcânica e o pôr do sol em Oia, são imperdiíveis.

fonte foto: unpezzodellamiamaremma.com

Para aqueles que procuram paz e tranquilidade, Baxedes (ou Paradisos) é uma praia de areia preta/cinza.

Quem tem receio de ir à Grécia por causa da língua grega, não se preocupe! a grande maior parte dos gregos fala inglês. Um povo acolhedor, divertido e alegre que sabe o valor da vida, afinal, nasceram onde moram os deuses!

Fonte foto capa: Oia