Cataratas do Niágara: 10 curiosidades e os melhores pontos para observá-las

  • atualizado: 
Cataratas do Niágara

Cataratas do Niágara, um dos locais turísticos mais visitados no mundo todo - são, anualmente, milhões (de 14 a 20, muita gente) que se deslocam para ver essas torrentosas cachoeiras na fronteira do Canadá (Ontário) com os EUA (Nova York).

Conheça algumas curiosidades sobre esta majestosa "trovoada de águas". Veja aqui o Mapa da localização.

1. Origem

As cataratas foram criadas durante a glaciação, pela erosão provocada pelo movimento de imensas geleiras formadas na região.

2. Fronteira natural

O Rio Niágara, que forma as cataratas de mesmo nome, corre do Lago Erie até o Lago Ontário, e é a fronteira natural entre o Canadá e os Estados Unidos.

3. Os primeiros povos a habitarem a região

Os primeiros povos a habitarem a região das cataratas do Niágara foram os Clovis, há 12 mil anos, pouco após a formação das corredeiras e cachoeiras.

4. Indígenas Iroquês

Até a chegada dos colonizadores, século XVII, a região foi habitada pelos indígenas Iroquês (Iroquois) cujas tribos ocupavam os dois estados limítrofes, Ontário e Nova Iorque.

5. Significado das cataratas

Dizem que Niágara é uma palavra iroquesa que significa “Trovoada de Água”, bem representativa das cataratas.

6. Significado do rio

Também dizem que o Rio Niágara deve seu nome aos iroquês que o denominavam Rio Onguiaahra, “O Estreito”.

7. Niagara Falls

Niagara Falls é o nome das duas cidades mais próximas, uma no Canadá (Ontário), outra nos EUA (Nova Iorque) , que margeiam as cataratas. As duas cidades foto aérea

cataratas do niágara foto aerea

Fonte foto

8. A altura das cataratas

A altura das cataratas não é muita - no lado canadense chega a 53 metros de altura e 651 de comprimento. As cataratas americanas variam de 21 a 34 metros de altura e o Véu da Noiva (Bridal Veil) pode chegar aos 155 metros em seu ponto mais alto.

cataratas do niágara 3

9. Foto panorâmica

Imagens que marcam: panorama das Cataratas do Niágara.

cataratas do niágara 4

10. Área protegida

Atualmente as Cataratas do NIágara são protegidas como Parque Nacional no Canadá e nos EUA o que ocorre desde 1885. O controle da erosão é um dos projetos de preservação sempre atuantes (leia aqui sobre o dia em que a catarata secou) como também, a manutenção da vegetação nativa no entorno (todos os terrenos que margeiam as cataratas são propriedade dos estados de ambos os países limítrofes).

Os melhores pontos para observar as Cataratas

Skylon tower

Uma das melhores vistas é a que se tem do alto da Skylon Tower - 360 graus de amplitude que te permitirão conhecer, como os olhos, toda a exuberante beleza das Cataratas do Niágara e da cidade que lhe leva o nome.

skylon towerjpg

Fonte foto

Maid of the Mist

A melhor forma de se visitar os redemoinhos e olhar as cataratas em toda sua magnitude é o passeio com os barcos “Maid of the Mist”

maid of the mist

Niagara Glen Nature Areas

Toda a região é maravilhosamente linda e várias trilhas podem ser feitas

Spanish Aerocar

Este teleférico foi construído em 1916 para o transporte de passageiros sobre os redemoinhos no lado canadense, abaixo das Cataratas.

White Water Walk

Passarelas que acompanham as corredeiras do Niágara te permitem apreciar, de perto, a natureza e a impetuosidade das águas, sem riscos para sua vida.

Conservatório de Borboletas

Um local cuidado e protegido para a preservação de 2 mil borboletas tropicais coloridas, entre vegetação, flores e hortaliças. Uma floresta tropical para sua visitação no Niagara Parks Botanical Gardens, a 10 minutos ao norte das Cataratas.

Horseshoe Falls

Mas, segundo os que já lá foram, o mais bonito ponto, e também o mais barato, é a visita, pela estrada, à Horseshoe Falls, a cachoeira do lado canadense, que leva esse nome devido ao seu formato de ferradura.

Uma visão de 180º graus é qualquer coisa de se tirar o fôlego. Fica aqui, para fazer mais água na boca de vocês.

Especialmente indicado para você:

setaCATARATAS DO IGUAÇU → INFORMAÇÕES PARA VISITAR ESSA MARAVILHA

seta6 PARQUES NACIONAIS PARA CONHECER NOS 4 CANTOS DO BRASIL

setaPETRYFING WELL: O MISTÉRIO DO POÇO QUE TRANSFROMA TUDO EM PEDRA