Um trem que passa pelas lindas Cataratas de Dudsagar


As cataratas de Dudsagar (em inglês: Dudhsagar Falls) são quedas d’água situadas no rio Mandovi, na parte oriental do estado de Goa, Índia, na fronteira com o estado de Carnataca. Encontram-se 60 km a sudeste de Pangim, 46 km a leste de Margão e 60 km a norte de Belgaum. A linha ferroviária Margão-Belgaum passa sobre as cataratas, cujo nome significa “mar de leite“.

Com quatro níveis, 30 metros largura média e 310 metros de altura, estão entre as quedas d’água mais altas da Índia. Situam-se dentro do Santuário Bhagwan Mahaveer e do Parque Nacional de Mollem, numa área coberta por florestas de caducifólias com grande biodiversidade. As cataratas não são especialmente espetaculares durante a estação seca, ao contrário do que acontece durante a época da monção, quando são alimentadas pelas abundantes chuvas.

História

Diz a lenda que uma linda princesa viveu na floresta à beira da fundamentação do King Palace. Ela gostou de tomar banho em um lago próximo e ritualmente bebeu o leite de um jarro de ouro ao terminar seu banho. Um dia, enquanto desfrutava de seu jarro de leite, ela se viu sendo vigiada por um belo príncipe entre as árvores. Vermelha de vergonha em seu traje de banho, a princesa derramou o jarro de leite na frente dela para formar uma cortina improvisada e esconder o seu corpo, enquanto uma das empregadas correu para cobri-la com um vestido.

Desde o dia da lenda, as cascatas de leite adoçado da encosta da montanha, são um tributo à virtude e modéstia da Princesa.

Paisagem

A cachoeira está localizada no Bhagwan Mahavir Wild Life Sanctuary no Collem no sul de Goa, na fronteira com o Estado vizinho de Karnataka.

Flora e fauna

A área é uma floresta selvagem e cênica. Um paraíso para os observadores de pássaros, pois há muitas espécies de aves. Também há abundância de insetos, plantas e animais.

A fauna encontrada no santuário constitui-se, entre outros animais de: panteras, cervos manchados, javalis, leopardos, gatos selvagens. Ocasionalmente, tigres também já foram vistos, mas a área é famosa por cobras-rei, embora outras cobras possam ser encontradas como a Python, Krait e Viper, assim como cobras não-venenosas.

Cerca de 200 espécies de aves são encontradas no santuário. Entre as mais conhecidas estão o preto indiano Woodpecker, o Malabar Pied Hornbill, Pássaro fada-azul, maçaricos e muito mais.

Foram avistados animais selvagens nas trilhas que levam às cachoeiras, mas a população é pobre devido à atividade humana. O que se vê em abundância são macacos, de vários tipos, que correm pelas encostas íngremes para receber os visitantes. A alimentação dos macacos é proibida e é cobrada uma multa para quem o fizer.

Clima

O clima mais agradável é entre novembro e fevereiro. Os meses de monção de junho a setembro, são os melhores, quando toda a área é exuberante e verde, no entanto, durante estes meses o acesso às cachoeiras pode ser interrompido devido a enchentes e enormes quantidades de água em cascata até as cataratas.

Panorâmica Cataratas Dudsagar

foto: wikipedia.org

Acesso às quedas

A estação ferroviária mais próxima é a Castle Rock, acessível por estrada.

Os visitantes podem entrar em um trem e desembarcar na parada Dudhsagar. É de notar que o batente de Dudhsagar ferroviário não é uma estação onde os passageiros podem esperar em uma plataforma, os passageiros e os visitantes têm de descer a escada íngreme do compartimento dos trilhos em uma parada curta de 1 a 2 minutos caminhada.

A partir desta paragem de comboio, os visitantes têm que andar cerca de um quilômetro nas pistas para chegar às cataratas. Enquanto a caminhada em si é algo inesperado para um destino turístico popular, há um túnel de trem de 200m totalmente escuro, que torna a caminhada um pouco mais difícil.

Não há disponibilidade de água potável nem de facilidades, como quartos de descanso limpos em nenhum lugar nas imediações das quedas, incluindo a paragem de comboio. Não há absolutamente nenhum acesso à internet ou sinal de celular neste local, assim como não há acesso ao transporte rodoviário. Deve-se tomar todo o cuidado ao viajar para as cataratas com idosos ou crianças.

Para quem ama um Aventura com A maiúscula, este é o destino. Dá uma olhada no vídeo abaixo:

Leia também: Filipinas: o restaurante ao pé da cachoeira

Fonte foto capa: wikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...