Verão para todos: o mar de inclusão e de acesso às praias do Brasil


O verão é uma das estações mais aguardadas do ano e o principal destino de férias é uma praia. Mas, e as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida? Onde elas podem curtir o verão brasileiro?

Conheça as praias que dão acessibilidade a todos e organize suas férias.

Principais programas de acessibilidade

O Praia Para Todos é um dos principais projetos de acessibilidade nas praias do litoral brasileiro. Ele foi idealizado pelo Instituto Novo Ser em 2008, com o objetivo de oferecer uma infraestrutura acessível para pessoas com deficiência em cada praia do Rio de Janeiro.

A ideia inicial era que em cada posto de salvamento houvesse recursos como cadeiras anfíbias, esteiras, material desportivo e uma equipe especializada para desenvolver atividades com os deficientes.

O projeto piloto foi realizado na Praia do Leblon, em 2009 e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da empresa Michelin.

O sucesso da campanha, o Praia Para Todos desenvolveu e passou a integrar as principais praias do litoral brasileiro. 

Segundo informações do próprio site, o Praia Para Todos atende cerca de 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por dia. Até 2019 foram realizados mais de 32.150 atendimentos.

Além do Praia Para Todos, existem outros projetos de acessibilidade nas praias do litoral brasileiro.

O Praia Legal, por exemplo, surgiu em 2011 no Espírito Santo, promovendo acessibilidade nas praias de Vila Velha.

Já o Praia Sem Barreiras surgiu em março de 2013 e faz parte do Programa Turismo Acessível da empresa Empetur, em Pernambuco.

No estado de São Paulo existe desde 2010 o Programa Praia Acessível, um projeto desenvolvido pelo governo do estado junto com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). O programa está distribuído em praias de todo o litoral paulista, e conta  com uma gama de equipamentos e serviços para dar acessibilidade às pessoas com deficiência às lindas praias deste estado.

Praias acessíveis e inclusivas no Brasil

A lista das praias que oferecem serviços de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é enorme, ainda bem!

Veja quais são as principais:

  • Copacabana – Rio de Janeiro: Atendimento ao público deficiente com equipe especializada para auxiliar os deficientes físicos e realizar atividades como handbike, stand up paddle adaptado, frescobol e banho de mar.
  • Ilhabela – São Paulo: Salva-vidas treinados para acompanhar o banho de deficientes, atuam nas praias de Pedras Miúdas, Praia Grande, Curral, Perequê, Saco de Capela e Garapocaia.
  • Itanhaém – São Paulo: Programa Praia Acessível, atua desde 2012 com cadeiras anfíbias para que as pessoas com deficiência consigam tomar banho de mar com segurança.
  • Guarujá – São Paulo: Programa Praia Acessível da Associação Paradesportista da Baixada Santista, permite que usuários e familiares cadastrados sejam acompanhados por profissionais treinados para banhos de 30 a 45 minutos no mar.
  • Bertioga – São Paulo: Única cidade do Estado de São Paulo onde o Programa Praia Acessível fica disponível durante o ano todo. Atende deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Veja o regulamento no site Deficiente Ciente, link ao final do artigo.
  • Fernando de Noronha: A EcoNoronha criou um programa para auxiliar os deficientes a construir como mais belas praias da ilha implantando rampas de acesso e disponibilizando cadeiras e funcionários para ornamentos-até o mar.
  • Praia Legal em Vitória – Espírito Santo: Projeto Praia Acessível, funciona aos domingos das 8 às 13h no posto de atendimento da Praia do Camburi, que conta com cadeiras anfíbias, equipe especializada, salva-vidas, assistente social e educadores físicos.
  • Porto de Galinhas – Pernambuco: Os profissionais do Projeto Praia Sem Barreiras, implantado em 2013, leva os deficientes para o banho de mar e possibilita que eles conheçam como piscinas naturais, utilizando cadeiras anfíbias e esteiras de acesso.
  • Boa Viagem – Pernambuco: Aqui o Projeto Praia Sem Barreiras oferece esteira de acesso ao mar, cadeiras anfíbias, piscinas para crianças, quadra para prática de vôlei sentado, profissionais de fisioterapia e enfermagem.
  • Maceió: Jangadas adaptadas para cadeirantes, mais seguras e espaçosas para passeios pelas águas de Alagoas.
  • Balneário Rincão – Santa Catarina: Projeto Praia Acessível possibilita que deficientes físicos e cadeirantes entrem no mar acompanhado por um grupo de bombeiros registrados e com a ajuda de cadeiras anfíbias.
  • Balneário Camboriú – Santa Catarina: Voluntários auxiliam no transporte de pessoas com deficiência para o banho de mar, com o apoio de cadeiras anfíbias de rodas largas que não afundam na areia.
  • Itapema – Santa Catarina: Projeto Vida na Praia disponível aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.
  • Enseada – São Francisco do Sul (Santa Catarina): Projeto Praia Acessível, conta com três cadeiras anfíbias, plataforma para colocar cadeira de rodas, acesso de calçada adaptado à faixa de areia, chuveiros adaptados e um banheiro para deficientes físicos.
  • Paraná Praia Acessível: Programa Praia Acessível disponível nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, com a utilização gratuita das cadeiras anfíbias em horários.
  • Piauí Praia Acessível: Serviços oferecidos em alta temporada e eventualmente em feriados prolongados, mediante a agendamento prévio. Ver informações no site Deficiente Ciente, link ao final do artigo.
  • Natal Praia Inclusiva: Acontece todos os finais de semana na Praia de Ponta Negra, promove banho de mar assistido com o auxílio de cadeiras anfíbias e atividades gratuitas de lazer.
  • Praia Acessível Rio Grande do Sul: Disponibiliza equipamentos para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida incorporem banhos de mar, rio ou lagoa com segurança e dignidade.

Veja a lista completa

A lista completa de praias, endereços e horários de funcionamento das praias com um mar de inclusão ,estão disponíveis neste link, do site Deficiente Ciente.

Acesse para saber mais e programe o seu verão com tranquilidade e segurança.

Temos certeza de que você irá encontrar uma boa opção!

Talvez te interesse ler também:

Portugal é o primeiro país da Europa a receber o título de ‘Destino turístico acessível’

Brasil é premiado por turismo de acessibilidade

Conheça um parque 100% acessível que é pura diversão




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...