Petryfing Well: o mistério do poço que transfroma tudo em pedra


Convidativo e assustador ao mesmo tempo, o “Poço Petrificante” (ou “Petrifying Well” na grafia original) em North Yorkshire tem sido visitado há séculos por pessoas do mundo todo graças ao fenômeno misterioso que nele ocorre.

Por muito tempo acreditou-se que o poço fosse amaldiçoado ou envolto em magia, uma vez que tudo que nele toca, se torna pedra numa questão de semanas. Até hoje quem o visita pode contemplar o curioso efeito que sua água é capaz de causar em qualquer objeto.

Seu primeiro registro é datado de 1538 quando John Leyland, um aluno de Henry VII, visitou o local pela primeira vez. Ele notou que muitos moradores da região bebiam da água do poço, assim como se banhavam nele numa tentativa de obter poderes mágicos. Leyland só foi capaz de entender o motivo quando percebeu os galhos, folhas e plantas petrificadas ao redor do poço, causando espanto e extrema admiração.

Assim acontece até hoje. Quem visita o poço verá inúmeros objetos, desde brinquedos a máscaras totalmente petrificadas, geralmente suspensas por cordas para que fiquem em contato constante com a água do poço. A cena mais recorrente para os turistas são os variados ursinhos de pelúcia, mas sem a maciez de outrora.

O mistério todo também é reforçado pelas lendas locais. Sua popularidade ganhou impressionante patamar quando associado à história de Mother Shipton, nascida em uma caverna convenientemente próxima ao poço.

Aos populares, Mother Shipton era dada como muito estranha, com uma energia que poderia ser associada às práticas de bruxaria e ocultismo. A fama veio por consequência de suas realizações herbalísticas ao tentar criar remédios a partir de ervas e flores da floresta ao redor. Shipton ficou conhecida também como profetisa do poço, uma vez que se mostrou capaz de prever o futuro.

petryfing wel 2

Porém, embora Shipton pudesse ter inequívocos e comprovados poderes, de acordo com a população local, o mesmo não pode ser dito a respeito do poço. Por mais que seja possível comprovar visualmente que os objetos são petrificados, já se sabe que o poço não tem poderes mágicos, nem mesmo é amaldiçoado, como sugere seu aterrorizador formato de caveira.

Mas por que tudo vira pedra?

Mas, se o Petrifyng Well não é amaldiçoado e nem mesmo mágico, o que faz com que as coisas que tocam sua água virem pedra?

A explicação está na alta concentração de minerais presente na água do poço. As grandes quantidades de pedras de tufo e travertino nela dão aspecto de pedra aos objetos após alguns meses. Para comparação, o processo que acontece no poço é muito semelhante aos fenômenos de formação de estalagmites e estalactites que acontecem nos interiores das cavernas.

petryfing well 3

Isso, no entanto, não é motivo de desânimo para os turistas, nem mesmo para os moradores que são capazes de tirar proveito saudável da situação. Normalmente, os próprios moradores colocam objetos no poço para que após alguns meses, quando estiverem com aspecto de pedra, possam ser vendidos no comércio local, geralmente para os visitantes. O ursinho de pelúcia, souvenir popular da visitação, leva cerca de 4 meses para que esteja completamente petrificado após ter entrado em contato com a água.

petryfing well 4

A ingestão da água do poço

Hoje em dia também se sabe que a ingestão da água evidentemente não trará poderes mágicos nem um despertar místico. O contrário, porém, é verdade. A alta concentração de minerais presente na água faz com que sua ingestão seja potencialmente nociva para o organismo, podendo desencadear casos severos de intoxicação.

Informações para visitar o Petryfing Well

A visitação pode ser feita durante os meses de abril e outubro todos os dias, e pode contar com um tour pela caverna e caminhos da Mother Shipton, além da chamada cabana da profecia, onde as previsões aconteciam. Que tal uma viagem peculiar, sui generis?

Especialmente indicado para você:

O INCRÍVEL JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA: FOTOS E INFORMAÇÕES PRÁTICAS

VEJA FOTOS DA VIDA NO LUGAR MAIS GELADO DA TERRA

VIAJAR SOZINHO: BENEFÍCIOS, DICAS E CIDADES RECOMENDADAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...