Birdwatching no Acre: a biodiversidade da nossa fauna é ecoturismo


Você sabia que existe um tipo de turismo no qual as pessoas viajam para observar aves? O Brasil, graças à diversidade de nossa fauna, tem vários lugares onde é possível viajar para fazer birdwatching.

A observação de aves é um passeio de ecoturismo no qual os turistas observam as aves em seu habitat natural, de modo que não interfiram no comportamento delas e nem no ambiente em que vivem. Em geral, quem pratica essa modalidade turística tem consciência ambiental e adota práticas de mínimo impacto em ambientes naturais.

Os lugares visitados costumam já ter em seu roteiro as espécies de aves catalogadas, além de oferecerem uma boa infraestrutura receptiva. Os locais de observação estão em trilhas e se realizam em horários diferentes dos praticados pelos programas turísticos convencionais, com o acompanhamento de um guia especializado.

Segundo G1, o estado do Acre recebeu, entre agosto e outubro deste ano, mais de 20 observadores de aves. Esse interesse gerou uma receita de aproximadamente R$ 50 mil para o estado, que abriga mais de 720 espécies, sendo que cerca de 30 delas são consideradas raras e só são encontradas no Acre. Os pontos de observação são a região do Ramal Noca, na Estrada Transacrena, APA Igarapé São Francisco, Reserva Experimental Catuaba, Parque Zoobotânico e a Floresta Humaitá, sendo os três últimos da Universidade Federal do Acre.

As espécies que mais atraem os praticantes de birdwatching são o pica-pau-lindo e o ferreirinho-da-cara-branca. Segundo o biólogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) Ricardo Plácido: “Os observadores fazem uma coleção de registros e fotografam o maior número de espécies possíveis e o Acre, podemos dizer que é a última fronteira que está sendo desbravada. Temos muitas espécies endêmicas, que só ocorrem para essa região e isso chama atenção desse público. Tem vindo bastante observador e a gente espera que essa prática seja ainda mais fortalecida”.

A Sema tem feito o mapeamento de roteiros onde é possível praticar o birdwatching no Acre. Os praticantes precisam de paciência e ficar em silêncio absoluto para não assustar as aves. Uma vestimenta apropriada deve ser colocada na mala. Plácido explica que: “A roupa precisa ser protegida, porque é um ambiente de mata, então tem que ser calça, camisa e geralmente é camuflado, para não chamar muita atenção. O brasileiro em si, prefere fotografar ao invés de só observar com binóculos, mas é essencial levar binóculo, câmera fotográfica para a atividade”.

Uma técnica para atrair as aves é gravar o som da vocalização do animal para reproduzi-lo em seguida. O pássaro, ao ouvir a gravação do canto, identifica-o com outro indivíduo de sua espécie.

Já pensou nas próximas férias em praticar o birdwatching?

Especialmente indicado para você:

NOVO LIVRO COM GUIA INÉDITO SOBRE AS AVES DA MATA ATLÂNTICA

ALIMENTAR AVES SILVESTRES PODE PREJUDICAR OS ANIMAIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...