O que visitar em Roma? Coppedè, um lugar fantástico


“Quem tem boca vai a Roma”, dizem – apesar de a origem do termo vir de “vaia” e não de “vai a” – a verdade é que Roma é um dos destinos turísticos mais procurados no mundo. E aonde andar, passear por ali? Já sabemos, não faltam museus, basílicas e praças históricas, mas aqui vamos falar de um lugar realmente inusitado para se visitar na Cidade Eterna.

Coppedè! Um lugar tão bonito arquitetonicamente falando, quanto mágico por haver uma história muito interessante, além de não fazer parte do roteiro turístico clássico, e aglomerado de gente.

É um pedacinho de bairro, um lugar de fadas: são 26 mini edifícios e 17 casas que fazem parte de um bairro maior, o Trieste.

coppede pan

Projetado pelo arquiteto e escultor florentino Gino Coppedè, o pequeno bairro que leva o seu nome, foi definido por muitos como um lugar mágico onde reinam o encantamento e a admiração.

Este ângulo extravagante da cidade, fora construído entre 1915 e 1927, pensado inicialmente para ser um verdadeiro bairro residencial, uma espécie de vilarejo, mas infelizmente o projeto restou inacabado após o misterioso suicídio de seu criador.

copeede 3

Coppedè aparece hoje como uma mistura de estilos, onde simbolismos do renascimento, santuários sagrados, lustres neogóticos, brasões barrocos, arcos triunfais romanos, composições em estilo liberty, torres góticas e assim por diante, coexistem perfeitamente em um mix do que poderia ser considerado como uma cafonada, pela mistura de estilos, mas que, na verdade, é tido como uma arte única e particular, inovadora, sensível e muito interessante.

coppede 4

A entrada para o bairro se dá pela Via (rua) Dora, onde os visitantes são recebidos por um arco decorado por máscaras e afrescos com cavaleiros medievais, tudo iluminado por um lustre de ferro batido. Primeiramente se veem o Palácio dos embaixadores (Palazzi degli ambasciatori), com sua profusão de armas, mosaicos e personagens mitológicos.

coppede entrada
Caminhando vê-se Nike (uma mulher com asas, personagem da mitologia que representa a vitória), além de outras esculturas interessantes como a Nossa Senhora que mostra seu Jesus Cristo ao transeunte. Mas. definitivamente o coração de Coppedè é a Piazza Mincio com a Fonte das rãs, assim denominada pela presença destes animais. Há ainda o Palazzo del Ragno que deve seu nome a um mosaico em preto e branco e a casa das fadas (Villino delle fate), três edifícios que prestam homenagem a Florença, Roma e Veneza através de símbolos e personagens que se referem às três cidades italianas.
coppede fonte

Vê-se Dante e Petrarca ao lado da cúpula de Santa Maria del Fiore, em Florença, o Lobo Capitolino, símbolo de Roma, pintado com Rômulo e Remo em uma varanda perto do Leone di San Marco, de frente para um navio a vela, emblemas venezianos.

copeede 6
fotos: Facebook
No coração do bairro tem uma árvore da vida, juntamente com torres, pátios e varandas que tornam o ambiente fascinante e misterioso ao mesmo tempo. Tanto que ali, Dario Argento deu vida ao seu filme de terror L’uccello dalle piume di cristallo.

Mas muitas outras cenas da sétima arte foram gravadas no bairro como Il profumo della signora in nero, de Francesco Barilli, Ultimo tango a Zagarolo de Nando Cicero e Audace colpo dei soliti ignoti de Nanni Loy.

Coppedè é realmente um lugar que vale a pena conhecer em Roma!

Leia mais sobre viagens:

CAMINHANDO PELAS RUAS CHEIAS DE FONTES, E HISTÓRIA, EM ROMA

ESPANHA: DESCOBRINDO AS CITTASLOW, CIDADES ONDE SE VIVE MELHOR

LAKE HILLIER: AS CAUSAS DO MISTERIOSO LAGO ROSA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...