Limitezero: atravessar a fronteira entre Espanha e Portugal voando ao longo de um cabo de aço

 atravessar a fronteira entre Espanha e Portugal voando ao longo de um cabo de aço

Qual é o modo mais fácil para ir da Espanha à Portugal? Voando ao longo de um cabo de aço. Esta não é uma tarefa impossível, mas uma nova aventura para os viajantes mais corajosos. Um teleférico especial, apelidado de Limitezero ou Tirolesa, conecta Sanlúcar de Guadiana, na Andaluzia (Espanha) à cidade de Alcoutim, Algarve, Portugal.

O caminho excede 720 metros de comprimento. Este é o único exemplo de um teleférico ao "voo do anjo", que permite atravessar uma fronteira internacional a uma velocidade média de 80 Km/h.

A plataforma de embarque situa-se ao lado do castelo de Sanlúcar, a quase 100 metros acima do rio Guadiana, que representa a fronteira natural entre os dois países. Já o ponto de desembarque tem apenas 15 metros de altura. O ângulo médio da descida é de cerca de 12,47%. Depois de completar o percurso suspenso, os viajantes podem retornar à Espanha por balsa. Entre os dois países, há uma hora de diferença de fuso horário.

O projeto original nasceu graças ao financiamento privado do inglês David Jaman, que tem muito orgulho de ter contribuído para a criação de um percurso que permite unir rápida e divertidamente dois países separados por um rio de 150 metros de largura. O cabo de suspensão pode transportar até 24/30 pessoas por hora.

É possível fazer a travessia durante 200 dias por ano e o custo é de 15 euros - incluindo a viagem de retorno pela balsa. O fechamento ocorre geralmente entre novembro e fevereiro, durante o inverno europeu. A idade mínima para atravessar o rio em voo é de 14 anos. O peso por pessoa deve ser entre 25 e 110 quilos. Sanlúcar está localizada a 130 km a oeste de Sevilha. Alcoutim fica a 35 km da costa do Algarve e a 70 km do Aeroporto de Faro.

Cenário espetacular, velocidade e adrenalina: essas são as características do caminho que atrai turistas e curiosos.

Gostou? Vai encarar?

Fonte fotos: limitezero.com