Vai pra Porto, Portugal? Veja os 3 parques que não podes deixar de conhecer


Eleita três vezes como o melhor destino europeu, Porto ganha cada vez mais espaço nos roteiros de turistas do mundo todo pela facilidade de acesso e história da cidade. Mas sabias que para além dos pontos turísticos, a Invicta – como também é intitulada, é localização do maior parque natural de Portugal e proprietária de diversos parques e jardins que embelezam a cidade de forma natural?

Em uma breve compilação, reunimos os três parques naturais da cidade que representam parte da fauna e flora portuguesa e que não podes deixar de conhecer quando vier pra Porto, Portugal.

1. Parque da Cidade do Porto

Para os amantes da natureza, o Parque da Cidade é o lugar ideal para conhecer um vasto leque de espécies tanto da fauna quanto da flora do Porto.

Considerado o maior parque natural urbano de Portugal, localizado próximo a Foz do Douro – onde o rio se encontra com o mar, o parque conta com mais de 80 hectares de extensão e natureza pura.

Durante a visita no parque é possível escutar o canto das diversas espécies de aves que ali residem, bem como vê-las também. Além de répteis, gatos e coelhos selvagens, o parque ainda possui campos floridos e espaços para lazer que incluem restaurantes e campos de futebol.

parquedacidade patos

O Parque da Cidade possui ainda um registro no EMAS – Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (Eco Management and Audit Scheme) que trata-se de um projeto voluntariado que propõe o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental da comunidade e público do local. Afinal, o cuidar da natureza é o que realmente importa!

2. Jardins do Palácio de Cristal

palacio de cristal

Impossível chegar ao Porto e não ouvir falar de tal lugar. Com certeza é um dos pontos chaves para quem visita a cidade.

Como o próprio nome já diz, trata-se de vários jardins localizados no centro da cidade que encantam pela variedade da flora local e pela presença imponente do que pode ser considerado o mascote dos jardins, que é o Pavão-Indiano também conhecido como pavão-azul.

palaciodecristal pavao

Nos Jardins do Palácio de Cristal que leva esse nome inspirado no Cristal Palace do HydePark em Londres, é possível visitar o Museu Romântico da cidade e ainda aproveitar a bela vista do Jardim dos Sentimentos sobre o Rio Douro que é janela para um por do sol incrível de se ver.

3. Parque de Serralves

naturporto serralves

A visita à Serralves é a oportunidade perfeita para quem quer estar rodeado pela natureza e ainda ter a oportunidade de ter contato com um pouco de arte e arquitetura no Porto.

Ao contrário dos parques acima citados, a entrada no Parque de Serralves é paga e custa 5€, exceto nas manhãs do primeiro domingo de cada mês em que a entrada é gratuita

das 10:00 até as 13:00. Com 18 hectares de extensão, Serralves reúne jardins perfeitamente planejados, matas com mais de 8000 exemplares de espécies da flora e uma quinta tradicional.

Anteriormente caracterizado como espaço privado, Serralves hoje é exemplo de conservação natural e no patrimônio de paisagem de Portugal. Com certeza vale a visita!

Esse três parques são uma pequena parte do natural que a Cidade do Porto possui e oferece.

Porto é muito mais do que turismo, Porto é vida!

Por Larissa Souza do NaturPorto:

O NaturPorto é um blog formado por alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto e tem como objetivo dar a conhecer a cidade de uma forma diferente, exaltando as belezas naturais da Invicta. No blog há uma editoria dedicada exclusivamente para os ambientes naturais da cidade, o NaturSpaces onde toda semana há artigos sobre parques, jardins e demais espaços naturais do Porto.

Sobre Portugal, talvez te interesse ler também:

QUER SAIR DO BRASIL? PORTUGAL, UM DOS MELHORES PAÍSES DO MUNDO E O MELHOR DA EUROPA

A MAIOR POPULAÇÃO DE CAVALOS-MARINHOS ESTÁ EM PORTUGAL

LIMITEZERO: ATRAVESSAR A FRONTEIRA ENTRE ESPANHA E PORTUGAL VOANDO AO LONGO DE UM CABO DE AÇO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...