Férias em Boston: motivos para conhecer a capital de Massachusetts


Geralmente, quando alguém cogita passear nos Estados Unidos, as cidades que vêm à mente são Nova York e Miami. De fato, a primeira é uma das cidades mais interessantes do mundo, já que tudo acontece por lá todos os dias da semana, vinte e quatro horas por dia. Mas pertinho de Nova York tem uma cidade que vale muito a pena conhecer: Boston, capital do estado de Massachusetts.

De NY para Boston é possível ir de trem, ônibus ou avião. De ônibus, a passagem comprada pela internet é bastante econômica, custando em torno de U$ 12. Entretanto, não espere o conforto dos coletivos brasileiros. Mas, por esse preço, até que vale a pena. A duração da viagem é de 4h. Se você preferir sair direto do Brasil com destino a Boston, há voos para o Logan International Airport (BOS).

A capital de Massachusetts tem cerca de 6 milhões de habitantes, mas tem cara de cidade do interior. Ela é um centro financeiro, comercial, industrial e universitário dos mais importantes dos Estados Unidos.

Um pouca da história de Boston

Boston foi fundada por ingleses no século XVII, em 1630. A cidade começou a crescer com o aumento das viagens ao “Novo Mundo”, e muitos dos imigrantes ingleses que chegaram eram provenientes de uma cidade inglesa chamada Boston.

No século XIX, Boston recebeu um contingente importante de irlandeses. Pela presença inglesa e irlandesa, a cidade parece com qualquer outra do Reino Unido, pela sua arquitetura peculiar de tijollinhos.

Na área norte da cidade, encontram-se os italianos, que se instalaram por lá por volta de 1860. Por isso, a região ficou conhecida como “Little Italy”.

Muitos outros imigrantes foram para Boston, inclusive, brasileiros. Aliás, lá está uma das maiores comunidades brasileiras dos Estados Unidos.

Muitos orientais vivem em Boston, oriundos de diferentes países. Em Chinatown, você tem a oportunidade de conhecer diferentes culturas e experimentar diversos pratos nos vários restaurantes existentes no bairro.

Excelência universitária

Boston se converteu em um dos principais centros educacionais dos EUA. Na cidade, há mais de 60 universidades, sendo que duas das cinco melhores do país encontram-se nela – Harvard e Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Além dessas, outras universidades de excelência em Boston são Cambridge, Boston College e Boston University. Por ser um polo universitário, Boston é uma ótima cidade para estudantes.

Os campi dessas universidades são verdadeiras atrações turísticas, seja por sua beleza, seja pela curiosidade em conhecer o porquê de tanto prestígio. Há centenas de turistas passeando pelas universidade tirando fotos, ainda mais na primavera, quando a beleza da cidade é realçada com as alamedas de magnólia, pássaros cantando e esquilos brincando em jardins.

Cambridge, onde fica localizada a universidade de Harvard, é um destino imperdível. A Harvard Square é a praça mais famosa e charmosa da região. Ao redor, há vários restaurantes, cafés, livrarias, lojinhas, antiquários, teatros. Aliás, na escola de teatro de Harvard são encenadas peças por estudantes que parecem ser atores profissionais. Vale a pena conferir a programação e aproveitar os dias em que há espetáculos gratuitos.

Passeando pelas ruas de Cambridge, dá para perceber as mudanças pelas quais a região passou. Nos galpões onde havia fábricas, hoje estão museus e centros de pesquisa, fazendo com que percorramos um pouco a história da cidade e do país.

Devido ao clima, Boston é uma ótima cidade para quem deseja investir em estudos. Afinal, o calor não combina muito com horas a fio estudando. O inverno em Boston dura quase cinco meses. A neve começa a cair em dezembro e o frio começa a ir embora em abril.

Por ser uma cidade universitária, Boston conta com uma rede de transporte bastante eficiente. Praticamente, é possível fazer tudo de metrô e, até mesmo, a pé.

Boston transpira esporte. Aos sábados, é fácil encontrar com torcedores do Red Sox (time de beisebol), do Celtics (NBA), do New England Patriots (futebol americano) e do Bruins (hóquei) nos pubs e a caminhos de estádios. O Boston Red Sox é um dos times mais antigos dos EUA e um dos fundadores da liga americana. Na região de Fenway Park, está o seu estádio, construído em 1912.

Cultura

boston 3

Por ser uma cidade cosmopolita, Boston tem vários museus que merecem uma visita.

Um dos mais importantes museus dos EUA sediado na cidade é o Museum of Fine Arts, que conta com um acervo enorme, além de o prédio que o abriga ser belíssimo. O Fine Arts tem um conjunto impressionante de obras europeias modernistas, sendo possível admirar obras de artistas como Renoir, van Gogh, Monet, Manet, Degas, entre outros. O acervo de arte americana também impressiona! Às quartas-feiras, das 16h às 21h, a entrada é gratuita.

Outro museu imperdível é o Isabella Stewart Gardner Museum, que fica bem perto do Fine Arts. Além do acervo, o jardim do museu é belíssimo. Após uma visita, um descanso no restaurante do museu cai como uma luva para admirar a beleza do lugar. Costumam ocorrer performances no jardim.

Se o seu interesse for ciência e tecnologia, o seu lugar é no MIT Museum. Como o MIT é um dos principais centros tecnológicos do mundo, é possível acompanhar as novidades da pesquisa científica nas exposições do museu.

O Institute of Contemporary Art (ICA) começa a impressionar já do lado de fora. Localizado na orla, o prédio moderno do museu tem vista para o Porto de Boston. A construção é toda em vidro e em forma de cubos retangulares, instigando o olhar do visitante dentro e fora do museu. Embora o acervo do museu não seja muito grande, as exposições itinerantes são o seu ponto alto. Confira a programação no site oficial e aproveite as quintas-feiras, quando, a partir das 17h, a entrada é free. Não deixe de visitar a lojinha do museu, onde você vai encontrar muitas peças interessantes, algumas das quais com preços acessíveis.

Atrações

boston 2

Boston é uma cidade jovial, logo a vida noturna é bem agitada. Há vários pubs para conhecer e degustar cervejas diferenciadas. Embora não seja um reduto tradicional de jazz, há algumas casas interessantes para conhecer.

Diariamente, no Wally´s Cafe ocorrem dois concertos. A entrada é gratuita e o lugar não serve comida, apenas bebida. Outra casa tradicional de jazz é o Scullers Jazz Club, onde há mesas e cadeiras para escutar o gênero com conforto. Convém comprar os tickets para os concertos com antecedência.

Se você está com vontade de comer bem em Boston, vá para North End Little Italy, onde estão concentrados os restaurantes italianos, e para o Quincy Market, um mercadão onde você vai encontrar comida de vários tipos. Por Boston estar na costa, prove a comida local: frutos do mar.

Na primavera e no verão, quem mora em Boston invade as ruas e os parques em busca dos raios solares. Por isso mesmo, são comuns os eventos diurnos. Um desses eventos é o SoWa Open Market, uma feirinha a céu aberto onde são expostos e vendidos vários tipos de produtos: obras de artes, produtos orgânicos, cosméticos naturais, alimentos, etc. Há várias galerias no edifício onde ocorre o evento com ateliês de artistas e um mercado de pulgas.

A região da Davis Square é outra que vale a pena conhecer. Pegando a linha vermelha do metrô, desça na estação Porter e vá caminhando até Davis Square pela Chester Street. No número 55, está localizado um dos melhores restaurantes de comida americana: o Redbones Barbacue. Aí você vai poder comer o legítimo churrasco americano com o famoso molho que dá nome ao restaurante, além de degustar cervejas muito saborosas.

Boston é uma cidade limpa, segura, linda e de fácil mobilidade. Além desses atrativos, a capital de Massachusetts nos faz mergulhar na cultura americana e conhecer a história dos Estados Unidos para além das compras e dos fast foods.

Gostou das nossas dicas? Desejamos uma boa viagem e…enjoy Boston!

Sobre dicas de viagem, talvez te interesse ler também:

TURISMO EM CHICAGO: É POSSÍVEL, MESMO NO SEU INVERNO RIGOROSO

VAI PRA PORTO, PORTUGAL? VEJA OS 3 PARQUES QUE NÃO PODES DEIXAR DE CONHECER

EM NOVA IORQUE, UMA ANTIGA FERROVIA É HOJE UM FANTÁSTICO PARQUE ZEN

ARGENTINA: BUENOS AIRES E MENDOZA, VOCÊ PRECISA CONHECER! VEJA DICAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...