Leites vegetais: qual é o melhor do ponto de vista nutricional?


Quem não bebe leite de vaca ou de outros animais, mas usa no café da manhã ou merenda os chamados “leites vegetais“, ou seja, as bebidas que imitam e substituem o leite de origem animal, geralmente se orienta na escolha das tantas opções existentes, considerando principalmente o sabor. Mas hoje veremos o que revela uma pesquisa sobre a questão nutricional destas bebidas alternativas ao leite.

Algumas pessoas preferem o “leite” de soja, outras, o de amêndoas, o de coco ou o de arroz. E, para nos ajudar na escolha, uma pesquisa analisou qual seria a melhor alternativa a escolher, considerando os nutrientes contidos nestas bebidas.

As bebidas vegetais são muitas vezes comercializadas como alternativas saudáveis ​​ao leite de vaca. Para descobrir se isso é mesmo verdade, uma equipe de pesquisa da Universidade McGill no Canadá examinou os rótulos nutricionais de várias bebidas não adoçadas, feitas de amêndoas, soja, arroz e coco, que são facilmente encontrados nos supermercados de vários países.

O que os pesquisadores notaram é até mesmo essas bebidas têm algumas desvantagens. A comparação dos perfis nutricionais das 4 alternativas mais populares ao leite comum, mostrou que aqueles com feitos de amêndoas, arroz e coco não possuíam uma série de nutrientes importantes para a nossa saúde.

A equipe canadense ainda acredita que o leite de vaca é a fonte mais completa e equilibrada de proteínas, gorduras e carboidratos, mas que conselho dar para aqueles que precisam de uma alternativa porque não podem ou porque não querem consumir alimentos de origem animal?

As 4 bebidas vegetais comparadas: leite de soja, leite de amêndoas, leite de arroz e leite de coco

O “leite” de soja mostrou conter o maior teor de proteína do que os outros, contendo de 7-12 gramas por porção. Os especialistas também apontam que esta alternativa contém fitonutrientes conhecidos como isoflavonas, que demonstraram possuir propriedades anticancerígenas. No entanto, esta bebida não é perfeita: algumas pessoas reclamam do seu sabor que se assemelha ao dos feijões e os autores do estudo expressam a preocupação com a presença de substâncias “anti-nutrientes” naturalmente presentes na soja, como o ácido fítico, que pode dificultar o trabalho do organismo em absorver e digerir vitaminas e minerais importantes. Sem falar na questão OGM (prefira sempre a bebida feita de soja orgânica).

O leite de amêndoas, por outro lado, é baixo em calorias (cerca de 36 por porção) e rico em ácidos graxos monoinsaturados que são benéficos para a saúde uma vez que também demonstraram reduzir o colesterol LDL (denominado ruim). Mas o leite de amêndoas é pobre em proteínas e carboidratos e, portanto, nutricionalmente menos equilibrado que o leite de vaca ou a bebida de soja.

Tabela nutricional comparativa das bebidas vegetais

 

O leite de coco, por sua vez, não fornece proteínas. Embora contenha poucas calorias, a maior parte da sua energia vem de gorduras saturadas. Pelo lado positivo, o relatório afirma que beber esse tipo de bebida tem sido associado ao aumento do colesterol HDL (bom) e à redução do colesterol LDL (ruim).

A bebida de arroz é rica em calorias (cerca de 130 por porção) e relativamente baixa em nutrientes benéficos.

Gráfico comparativos da bebidas vegetais:

Foto: mcgill.ca

Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Food Science and Technology.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...