Melancia: 10 usos diferentes e saudáveis

  • atualizado: 
melancia

É verdade que a melancia é a cara do verão, afinal, a fruta tem alto teor de água, ajudando, portanto, a hidratar corpo. Por isso mesmo, ainda que estejamos no inverno, a melancia pode e deve ser consumida, haja vista que nesta época é comum consumirmos menos água.

Preparamos um guia para consumir a melancia, aproveitando tudo o que ela pode oferecer. Há várias maneiras de nos beneficiarmos da melancia, inclusive, reaproveitando as suas sementes e casca. Dá uma olhada:

1. Melancia arte

Como criar pratos artísticos utilizando a melancia, ou como servi-la à mesa de uma forma criativa e original, para surpreender teus convidados ou convencer as crianças de comer esta fruta super saudável? Veja AQUI tantas ideias para voce se inspirar.

melancia art

2. Melancia em cubos

Uma maneira fácil de servir a melancia é cortá-la em cubos. Mas como fazer isso? O vídeo a seguir revela um truque para cortar a melancia inteira em cubos ou criar fatias regulares em menos de um minuto.

Este vídeo ensina a descascar e fatiar a melancia:

3. Smoothie de melancia

Você pode preparar sucos refrescantes com melancia e outros ingredientes, tais como: alecrim, gengibre e suco de limão. É realmente muito fácil de preparar um smoothie de melancia. Confira!

4. Sorbet de melancia

Receita super saudável e vegana, mas precisa de uma sorveteira para fazer. Confira:

5. Picolé de melancia

Transforme uma melancia doce e suculenta em picolés refrescantes e naturais de melancia, sem corantes, conservantes ou aditivos. Você pode usar moldes de picolé ou simplesmente copos e palitos de madeira.

6. Água aromatizada com melancia

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas com a melancia você pode preparar uma excelente água saborizada para levar à mesa como uma alternativa aos refrigerantes e aos sucos de frutas de caixinha. Coloque na geladeira uma jarra contendo água e alguns cubos de melancia. Você pode, ainda, acrescentar, folhas de hortelã ou pedaços de gengibre.

7. agua aromatizada melancia

8. Colar de sementes de melancia

Você sabia que é possível usar até as sementes da melancia? Apenas uma melancia contém dezenas ou até centenas de sementes. A sugestão é não desperdiçá-las e usá-las para criar bijouterias, como colares e pulseiras. Desperte a sua criatividade!

colar sementes melnacia

9. Casca

Você está acostumado a jogar fora a casca da melancia? A partir de agora, reavalie essa atitude, porque você vai aprender a usar essa parte da fruta que é considerada resíduo. Com a casca, você preparar um delicioso doce de melancia. Confira a receita:

10. Geleia

Outra forma de aproveitar a casca da melancia é fazendo uma geleia. Durante todo o ano, você pode ter geleia de melancia na geladeira. Veja aqui uma super receita:

11. Bolo de melancia

Nunca comeu bolo de melancia? Por que não testar essa receita elegante e refrescante? Veja os ingredientes na descrição do vídeo e siga o passo-a-passo desse bolo que tem uma apresentação de dar água na boca.

É possível, sim, comer melancia o ano todo e sem qualquer desperdício. Com criatividade e informação, podemos estabelecer uma outra relação com os alimentos, aproveitando-os de várias formas e em suas mais diversas potencialidades.

Talvez te interesse ler também:

10 MOTIVOS PARA COMER MELANCIA TODOS OS DIAS

DA MELANCIA NADA SE JOGA, TUDO SE CONSOME

COMO PLANTAR MELANCIA E MINI-MELANCIA EM TERRA E EM VASO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!