Melancia: 10 usos diferentes e saudáveis


É verdade que a melancia é a cara do verão, afinal, a fruta tem alto teor de água, o que ajuda a manter o corpo hidratado. E por isso mesmo, a melancia também é ótima no inverno, já que nessa época do ano é comum consumirmos menos água. Em qualquer estação que esteja, consuma melancia, pois essa fruta tem muitos benefícios. E não jogue fora suas sementes: além de nutritivas, podem servirem para tantas outras coisas.

Preparamos um guia para consumir a melancia, aproveitando tudo o que ela pode oferecer. Há várias maneiras de nos beneficiarmos da melancia, inclusive reaproveitando as suas sementes e casca. Dá uma olhada:

Arte com Melancia

Como criar pratos artísticos utilizando a melancia, ou como servi-la de uma forma criativa e original para surpreender teus convidados ou convencer as crianças de comer esta fruta super saudável?

melancia art

Veja alguns tutoriais no vídeo abaixo, prepare uma faca afiada e mãos à obra:

Como cortar melancia em cubos

Uma maneira fácil de servir a melancia é cortá-la em cubos. Mas como fazer isso? Os vídeos a seguir revelam um truque para cortar a melancia inteira em cubos ou criar fatias regulares em menos de um minuto.

Como cortar melancia em triângulos

Esse vídeo um jeito fácil e prático de cortar melancia para conservá-la na geladeira:

 

Receita de Smoothie de Melancia

Você pode preparar sucos refrescantes com melancia e outros ingredientes, tais como: alecrim, gengibre e suco de limão. É realmente muito fácil de preparar um smoothie de melancia. Confira!

Receita de Sorbet de Melancia

Receita super saudável e vegana, mas precisa de uma sorveteira para fazer. Confira:

Receita de Picolé de Melancia

Transforme uma melancia doce e suculenta em picolés refrescantes e naturais de melancia, sem corantes, conservantes ou aditivos. Você pode usar moldes de picolé ou simplesmente copos e palitos de madeira.

Água aromatizada com melancia

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas com a melancia você pode preparar uma excelente água aromatizada para levar à mesa como uma alternativa aos refrigerantes e aos sucos de frutas de caixinha. Coloque na geladeira uma jarra contendo água e alguns cubos de melancia. Você também pode acrescentar folhas de hortelã ou pedaços de gengibre.

agua aromatizada melancia

Colar de sementes de melancia

Você sabia que é possível usar até as sementes da melancia? Apenas uma melancia contém dezenas ou até centenas de sementes. Se não quiser comê-las, a sugestão é não desperdiçá-las e usá-las para criar bijouterias, como colares e pulseiras. Desperte a sua criatividade!

colar sementes melnacia

Como reaproveitar a casca da melancia

Você está acostumado a jogar fora a casca da melancia? A partir de agora, reavalie essa atitude, porque você vai aprender a usar essa parte da fruta que é considerada resíduo.

Com a casca, você preparar um delicioso doce de melancia. Confira a receita:

Receita de Geleia de Melancia

Outra forma de aproveitar a casca da melancia é fazendo uma geleia. Durante todo o ano, você pode ter geleia de melancia na geladeira. Veja aqui uma super receita:

receita de bolo de melancia

Nunca comeu bolo de melancia? Por que não testar essa receita elegante e refrescante? Anote os ingredientes e siga o passo a passo desse bolo que tem uma apresentação de dar água na boca.

Ingredientes:

  • 1 melancia inteira sem casca
  • 4 claras
  • 1 gelatina incolor sem sabor
  • 4 sachês de adoçante
  • 1 pote de cream cheese light
  • 10 morangos
  • 2 tangerinas morgot
  • 25 uvas sem semente
  • 2 xícaras de granola light sem glúten

É possível, sim, comer melancia o ano todo e sem qualquer desperdício. Com criatividade e informação, podemos estabelecer uma outra relação com os alimentos, aproveitando-os de várias formas e em suas mais diversas potencialidades.

Talvez te interesse ler também:

Como plantar melancia e mini-melancia em terra e em vaso

Os importantes benefícios da melancia para tua saúde

Suco de melancia: detox e refrescante




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Patricia Garcia
    Publicado em 23/08/2023 às 7:08 pm [+]

    Olá, como posso fazer esse colar de semente de melancia? Teria que envernizar para não estragar? E depois como furar? Me ajuda, por favor


  2. Daia Florios
    Publicado em 31/08/2023 às 1:33 pm [+]

    Oi Patrícia, encontramos nesse site um tutorial simples. As sementes devem ficar de molho da noite para o dia e são facilmente furáveis. Não precisa envernizar, elas secarão e ficarão naturalmente brilhantes. Claro que a duração não será eterna como os diamantes, mas ficam bem lindas essas joias naturais. Você vai precisar de um dedal e de uma tábua de cortes para não se machucar, além de fio e agulha. Um abraço.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...