A melancia, Citrullus lanatus, é uma fruta deliciosa, de verão, medicinal, agradável, boa para sucos, geleias ou comer in natura. Mas, quando a gente pensa em cultivar a melancia em casa vem o susto do peso, não é? Mas, você sabia que dá para cultivar a mini-melancia até suspensa?
Bem, vamos lá detalhar os passos para cultivar melancia, de qualquer tipo.
1. Escolha o local de acordo com a variedade de melancia que irá cultivar
Cada pé ou muda de melancia vai precisar de uns 2 m² de área livre, para espalhar sua folhagem e deixar brotar seus frutos. Dependendo da variedade que você escolher, poderá ter frutos desde 1 até 35 kg portanto, escolha bem, certo? O local para o seu melancial tem de ter o tal “espaço livre”, terra orgânica bem adubada, água com fartura e sol direto durante 6 horas por dia,pelo menos.
2. Semeie as sementes escolhidas, em copinhos individuais preenchidos com composto orgânico bem curtido e úmido
A melhor época para semear é no final do inverno para colher melancias durante o verão.
A semente de melancia vai germinar em temperatura média de 21º C portanto, caso sua região seja meio fria, faça a sementeira em local protegido de ventos, geadas e frios extremos (até pode ser feito na janela da cozinha, que pega aquele sol gostoso).
Mantenha o substrato umedecido, sem encharcamento, regando a cada 2 dias ou quando o solo estiver seco. As sementes devem germinar em duas semanas, mais ou menos e, em seguida, terão de ser transplantadas para o local definitivo (em covas de 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade).
3. Dependendo do cultivar que você semeou, a colheita será feita entre os 90 e os 120 dias após a sementeira
Alguns cuidados básicos com seu pé de melancia:
Solo bom para melancia
Melancia não gosta de solo pobre, onde se acumule água – o solo pode ser arenoso desde que seja bem adubado, ou pode ser argiloso desde que não fique empapado.
E também é necessário que tenha uma profundidade mínima de 30 cm livre de pedras ou superfícies limitadoras e rico em nutrientes – é por esse espaço que as raízes buscarão seu alimento.
Adubar a melancia
Um bom adubo para melancia é feito com cinzas de madeira (não serve carvão), restos de aparas de gramas (material vegetal picado fino) e um condicionador de solo que vai ajudar na absorção dos nutrientes.
Para cada m² de canteiro você deverá usar 300 grama da mistura com 100 grama do condicionador e reforçar a adubação antes do começo da floração.
Como condicionador de solo você pode usar torta de mamona, húmus de minhoca e composto bem curtido mas, tenha o cuidado de incorporar o adubo ao solo – não basta deixá-lo na superfície.
E se aparecerem fungos, lagartas e grilos?
As plantações de melancias são preferidas de alguns tipos de fungos, lagartas, brocas ou grilos e, para cada uma dessas “pragas”, você usará uma alternativa de tratamento – para controlar os fungos, espalhe bastante cinza de madeira sobre a terra, para as lagartas e brocas, procure formas de controle biológico e, os grilos você espanta com pulverização de óleo de Nim.
E as mini-melancias, como fazer?
Fonte foto
Basicamente, para se cultivar mini-melancias, você deverá seguir os mesmos passos que indiquei acima, para todo tipo de melancia. Mas, claro que se você quiser ter seu melancial de mini-melancias pendurado no muro, que nem chuchu, também pode, desde que você dê um jeito de apoiar cada fruto que nascer para que não arrebente seu caule. Isso não é difícil, se chama “ensacar os frutos” e tem um outro monte de dica boa aqui nesse manual de cultivo de mini-melancia.
E, claro, melancia dá em vaso
Fonte foto
Sim, você poderá ter um pé de melancia em um vaso, na varanda ou no jardim, desde que dê à planta tudo o que ela precisa: terra rica e bem drenada, água com fartura e sem excesso, estrutura que permita a rama, parte verde, ter a insolação suficiente, adubação frequente (em vaso é preciso adubar bem mais do que na terra livre) e, apoio para os frutos em crescimento.
Especialmente indicado para você:
TODOS OS BENEFÍCIOS DA AMADA MELANCIA