Banho de manjericão, um verdadeiro relaxante natural! Veja como fazer!

  • atualizado: 
Banho de manjericão

O manjericão é uma erva muito versátil, pois além de ser utilizada na culinária, ela também serve como repelente de insetos e é muito eficaz em banhos terapêuticos para ajudar a relaxar o corpo e renovar as energias. Vejamos!

Também conhecido como alfavaca e basílico, sua espécie, a Ocimum basilicum, possui 64 variedades, das quais as mais utilizadas são o miúdo, utilizado em vasos, e o de folha larga (alfavaca), utilizado em receitas culinárias. 

O manjericão em si possui um aroma bastante característico, por isso é muito utilizado para preparar os banhos com poderes calmantes e relaxantes. Além disso, o manjericão possui muitos benefícios para a saúde, pois é composto de vitaminas, minerais, flavonóides e antioxidantes que são extremamente eficientes para combater os radicais livres que causam doenças em nosso corpo.

O óleo essencial preparado com essa erva é indicado para tratar dores no estômago e indigestão, além de ajudar a acalmar a tosse, resfriado e combater o estresse físico e emocional. As folhas e galhos, são utilizados no banho relaxante, que pode ser feito tanto unicamente com o manjericão, como misturado com alecrim, mel e rosas, para objetivos diferentes.

Por isso, vamos entender para que serve o banho de manjericão e aprender como fazê-lo?

Para que serve o banho de manjericão?

Atualmente vivemos numa correria desenfreada, completamente trancafiados num escritório ou em nossas rotinas estressantes e, quando termina o expediente, voltamos para casa carregados de problemas e energias ruins.

Nesse momento tudo, o que mais queremos e precisamos é um momento de paz, mas nem sempre conseguimos nos livrar das energias ruins tão facilmente.

Por isso, existem os tradicionais banhos de ervas ou de sal grosso, para ajudar a limpar o nosso campo energético e, consequentemente limpar o nosso corpo dessas energias carregadas que absorvemos durante o dia. 

O banho de ervas, seja ele de manjericão ou qualquer outra erva, é uma tradição antiga que tem o intuito de utilizar os benefícios da natureza para renovar as energias, proporcionar relaxamento, paz e fazer uma verdadeira limpeza em nossa aura.

No caso do banho de manjericão em especial, além de remover qualquer partícula negativa que esteja atrapalhando a vida, ele também tem a função de proteger o corpo de novas influências negativas.

Por isso, ele é fortemente recomendado em situações difíceis, como por exemplo:

  • Antes de uma reunião de trabalho com pessoas não confiáveis;
  • Antes de uma cirurgia complicada;
  • Antes de ir a velórios e enterros;
  • Antes de uma conversa ou discussão sobre problemas conjugais;
  • E até mesmo antes de uma apresentação importante, caso a pessoa seja tímida.

Qualquer pessoa pode se beneficiar do banho de manjericão, exceto as que possuem alergia à erva. Fora isso, o único inconveniente deste banho é o fato de causar sonolência, mas isso se dá devido ao efeito de limpeza e purificação que o banho promove.

Como se diz no popular, este é um verdadeiro banho de descarrego! 

Leia também: BANHOS DE ERVAS: UMA GOSTOSA TRADIÇÃO, UMA TERAPÊUTICA BRASILEIRA

Como fazer?

banho manjericao 1

Independente de crença ou religião, conhecer e utilizar os recursos que a natureza promove para nossa saúde e paz de espírito é muito importante e se faz cada vez mais necessário no mundo em que vivemos, cheio de crenças limitantes, estresse, raiva e má qualidade de vida. Por isso, vamos aprender a preparar esse banho simples, mas que tem um efeito enorme para o bem estar espiritual.

No caso do banho de manjericão, além da forma simples, existem também outras receitas que variam de acordo com o objetivo pessoal. É o caso dos banhos de manjericão com alecrim, com sal grosso, com pétalas de rosas, com alfazema e até mesmo com mel ou açúcar.

Vamos às receitas:

BANHO DE MANJERICÃO SIMPLES

Serve para situações de emergência, afastar mau olhado, olho gordo, energias negativas e vibrações ruins.

Ingredientes

  • 1 ramo de manjericão
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Ferva a água e, assim que ela começar a ferver, coloque o ramo de manjericão e deixe ferver por mais 3 minutos. Depois desse período, retire o ramo e espere esfriar. Não deixe esfriar muito para que fique numa temperatura agradável para o corpo. Enquanto esfria a mistura, tome seu banho normalmente e, ao terminar, não se seque.

Pegue a mistura e despeje sobre o corpo do pescoço para baixo, mentalizando coisas boas como, pensamentos bons para você, sua família e pessoas do seu convívio. Ao terminar, não se enxague e se possível, deixe o corpo secar naturalmente.

Caso precise secar, utilize uma toalha leve e limpa, depois vista roupas claras e vá repousar.

BANHO DE SAL E MANJERICÃO

Este banho é mais forte e é indicado para quando se está passando por alguma situação difícil na vida. Por isso pode ser feito todos os dias e quando começar a melhorar, diminua para cada 2 dias.

Ingredientes

  • 1 ramo de manjericão
  • 7 colheres sopa de sal
  • 3 litros de água

Modo de preparo

Ferva a água e, assim que ela começar a ferver, coloque o ramo de manjericão e deixe ferver por mais 3 minutos. Depois desse período, coloque as 7 colheres de sal, uma a uma, contando mentalmente 3 segundos entre cada colher.

Mexa bem e depois desligue o fogo e deixe esfriar. Assim como no banho simples, não deixe esfriar muito para que fique numa temperatura agradável para o corpo.

Enquanto esfria a mistura, tome seu banho normalmente e, ao terminar, não se seque. Pegue a mistura e despeje sobre o corpo do pescoço para baixo, mentalizando pensamentos bons para você, sua família e pessoas do seu convívio. Ao terminar, não se enxague e se possível, deixe o corpo secar naturalmente. Caso precise secar, utilize uma toalha leve e limpa, depois vista roupas claras e vá repousar.

BANHO DE MANJERICÃO PARA O AMOR

Indicado às pessoas presas no amor, com a relação estagnada, ou que querem conquistar um amor novo. Ingredientes

  • 1 ramo de manjericão
  • 7 pétalas de rosa vermelha
  • 3 litros de água

Modo de preparo

Neste banho não é necessário ferver a água, apenas coloque-a num recipiente junto ao manjericão e às pétalas de rosa. Mexa um pouco para misturar e deixe descansar por meia hora. Depois coe a mistura reservando as pétalas de rosa e o manjericão separadamente. Coloque o ramo de manjericão e as pétalas na porta de entrada do banheiro, do lado de dentro. Tome um banho simples e não seque seu corpo. Derrame a mistura desde a cabeça, lentamente até os pés.

Ao terminar, deixe o corpo secar naturalmente e vista roupas claras.

BANHO DE MANJERICÃO COM MEL

Outra opção para quem está com má sorte no amor.

Ingredientes

  • 1 punhado de manjericão
  • 1 colher de mel
  • 2 litros de água

Modo de preparo

Ferva a água em uma panela, assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione um punhado de manjericão para banho e uma colher de mel. Deixe a mistura chegar à temperatura ambiente. Tome um banho normal e depois despeje a mistura do pescoço para baixo, mentalizando as energias do amor e pensamentos positivos. O corpo ficará um pouco melado, mas é normal. Portanto, não se enxague e tente ficar algumas horas ou dormir sem lavar o corpo.

BANHO DE MANJERICÃO COM ALECRIM

Esse banho proporciona proteção, limpeza e vitalidade, graças ao alecrim que irá quebrar um pouco da sonolência e da moleza causadas pelos efeitos do banho de manjericão. 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de manjericão para banho;
  • 1 colher de sopa de alecrim para banho;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo

Ferva a água em uma panela, assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o manjericão e o alecrim para banho, tampe e deixe abafado por 20 minutos. Depois coe e jogue a mistura no corpo do pescoço para baixo, após ter tomado o banho normal. Da mesma forma que nas outras receitas, não se enxague e procure fazer este banho antes de dormir para não absorver a energia de outras pessoas.

Além dessas receitas, existem outras que sugerem utilizar outras ervas e folhas, como por exemplo alfazema e as folhas de louro para ajudar na energização e no crescimento profissional, bem como a erva-doce, que combinada com o capim-cidreira ajuda a dar mais energia para aguentar o pique de uma semana cheia de trabalho.

Concluindo

Vale muito a pena utilizar o que a natureza tem a nos oferecer, principalmente porque é de graça e não tem nenhuma contraindicação, apenas benefícios!

As ervas e folhas possuem diversas propriedades curativas, assim como o manjericão, que além de ser muito saboroso e perfumar nossos pratos, é muito útil para preparar um poderoso banho de energização, proteção, revitalização, relaxamento e paz! 

Podemos aproveitar os benefícios do manjericão sozinho ou acompanhado de outras ervas naturais, cabe a nós aprender cada vez mais sobre essas plantas e utilizá-las a nosso favor.

Muita paz e energia positiva a todos!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!