O que acontece ao corpo se comermos pimenta-do-reino todos os dias?


Uma das especiarias mais antigas e usadas. Todos nós temos pimenta-do-reino em casa que usamos para dar um toque de sabor aos nossos pratos favoritos. No entanto, nem sempre conhecemos as propriedades deste tempero e o que acontece ao corpo, se o consumimos todos os dias.

Da planta Piper nigrum, obtém-se os grãos de pimenta que todos conhecemos e utilizamos. Dependendo do grau de maturação e da tecnologia de produção, da mesma planta se produz as pimentas verde, branca, vermelha e preta (do reino), sendo esta a mais utilizada entre nós, dela estamos falando hoje.

As virtudes deste tempero se dão por conta da presença de uma substância chamada piperina, um ingrediente ativo benéfico para a saúde que, entre outras coisas, aumenta a absorção de certas substâncias no corpo.

Desde a antiguidade, a pimenta-do-reino (também conhecida como pimenta-preta) foi usada não só na cozinha, mas também em receitas de medicina popular para fins de cura.

Mas quais são os verdadeiros benefícios de uma ingestão diária de pimenta-do-reino?

O que acontece ao corpo toda vez que usamos a pimenta-do-reino

Existem várias mudanças que podemos observar em nosso corpo se consumirmos pimenta-do-reino todos os dias, obviamente na dose certa e sem exageros, para evitarmos os seus efeitos colaterais.

Aqui estão os principais benefícios, baseados em algumas pesquisas científicas:

  1. Melhora a digestão: a pimenta-do-reino possui forte poder digestivo devido à ação da piperina que estimula os sucos gástricos. Não só salpicada sobre os alimentos, a pimenta-do-reino também pode ser usada em forma de chá para explorar melhor esta sua propriedade.
  2. Queima gordura: a pimenta-do-reino é um tempero muito útil para aqueles que estão fazendo dieta, pois demonstrou melhorar o metabolismo e contribuir para a eliminação de gorduras, para que não se acumulem no corpo.
  3. Menos gases intestinais: ao lado de uma digestão mais eficaz, você também pode notar uma melhora no caso de problemas de meteorismo e barriga inchada. Na verdade, a pimenta-preta ajuda a desinchar e reabsorver os gases intestinais.
  4. Melhor absorção de nutrientes: a piperina melhora a absorção de alguns nutrientes encontrados nos alimentos. Recomenda-se a combinação de primenta-do-reino com açafrão pois ela melhora a biodisponibilidade da curcumina presente no açafrão. Tudo isso é documentado por um estudo publicado na revista científica Breast Cancer Research and Treatment, que também demonstrou sua capacidade, sempre associada ao açafrão, de bloquear o crescimento das células de câncer de mama.
  5. Alivia a dor: a pimenta-preta tem uma boa capacidade analgésica, você pode experimentar seu efeito, por exemplo, em caso de dores musculares e articulares.
  6. Contra os radicais livres: a pimenta-do-reino é rica em antioxidantes e, portanto, ajuda as células e, consequentemente, todo o corpo a permanecer jovem.
  7. Desinfetar os alimentos: dadas as suas qualidades antissépticas, em tempos antigos, a pimenta-do-reino era usada para preservar os alimentos e torná-los mais seguros do ponto de vista higiênico. Ainda hoje, este tempero pode ajudar a neutralizar algumas bactérias potencialmente presentes nos alimentos que comemos, mas também aqueles que são encontrados dentro do intestino.
  8. Antidepressivo: a pimenta é capaz de reequilibrar a secreção de serotonina e dopamina. É por isso que é considerada um bom antidepressivo natural.
  9. Afrodisíaca: uma pitada de pimenta-do-reino pode ajudar a apimentar a atmosfera até debaixo dos lençóis.
  10. Menos sal: adicionar um pouco de pimenta à nossa comida, bem como outras especiarias, tem a vantagem de contribuir para reduzir o uso do sal de cozinha. No entanto, tenha cuidado para não exagerar, pois a pimenta-preta também contém sódio.

Qual quantidade devemos consumir diariamente?

A pimenta-o-reino, em pequenas doses, é benéfica! Ao contrário, se usada em doses excessivas, pode tornar-se irritante para as mucosas, especialmente em indivíduos particularmente sensíveis.

Espalhar uma pitada de pimenta-do-reino todos os dias nos alimentos é o suficiente para obter os seus benefícios.

A melhor maneira de aproveitar suas propriedades é usar os grãos de pimenta frescos para serem moídos na hora pois assim mantém-se todos os seus componentes nutricionais.

É importante adicionar a pimenta aos alimentos quentes no final do cozimento (as altas temperaturas arruinam suas características) e nunca expor esta especiaria à luz solar.

Pimenta-do-reino, como adicioná-la na dieta

A pimenta-preta vai bem com muitos alimentos e não é difícil incluí-la na dieta, desde que você goste do seu sabor picante, ainda que levemente picante.

Pode ser adicionada praticamente à qualquer prato, inclusive podem combinar bem com frutas secas, pães e até em chocolates.

Observe também a mistura de especiarias usadas em diferentes partes do mundo, onde nunca falta pimenta-do-reino. Por exemplo, pense no curry e no garam masala.

Como já dissemos, uma pitada de pimenta-do-reino sempre deve ser adicionada à cúrcuma, a fim de aumentar a biodisponibilidade do principal ingrediente ativo da rainha das especiarias “a curcumina”.

Contraindicações da pimenta-do-reino

A pimenta-do-reino também pode ser uma especiaria irritante, por isso deve ser sempre usada sem exageros e, em alguns casos específicos, ela não é recomendável de nenhum jeito.

Por exemplo, se você sofre de doenças do estômago, como gastrite ou úlcera ou outros problemas devido a hipersensibilidade gástrica, seria bom evitá-la, salvo disposição em contrário conforme o aconselhamento médico recebido.

Não é recomendada para quem tem ou está com hemorróidas ou fissuras.

Se você segue uma dieta com baixo teor de sal, é bom limitar ou evitar o uso da pimenta-do-reino porque, poucas pessoas sabem, esse tempero contém sódio.

Aos idosos e às crianças não se recomenda usar pimenta-do-reino.

E atenção para a possível inalação de pimenta-do-reino que também pode irritar o trato respiratório e, em alguns casos, criar dificuldade de respiração e inchaço.

Dito tudo isso, se usada com moderação e excluídos os casos de contraindicações, os benefícios que se podem obter com o uso diário desta especiaria não são poucos, portanto, viva a pimenta-do-reino!

Talvez te interesse ler também:

A PIMENTA-DO-REINO AJUDA A QUEIMAR GORDURA, REVELA UM ESTUDO INDIANO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...