Sementes de Toranja – Propriedades, Benefícios e Como Utilizar


Neste conteúdo, vamos conhecer mais sobre a toranja, uma fruta exótica, com muitas propriedades medicinais e terapêuticas, mas também, com algumas contraindicações, em caso da pessoa estar fazendo uso de certos medicamentos.

{index}

A toranja é saudável, pode ser consumida em sucos, doces, bolos e, além da alimentação, tem outras utilidades.

Vamos saber mais sobre esta fruta, confiram:

O que é toranja

A toranja, ou toronja, também é conhecida pelo seu nome em inglês grapefruit (Citrus paradisi).

É um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja (Citrus sinensis). Outros nomes desse fruto são: jamboa, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã, entre outras denominações.

É uma fruta ácida e azeda, mas ao mesmo tempo, tem certa doçura.

É parecida com a laranja em termos de suculência e de benefícios

A toranja é um citrino grande, perante seus parentes laranja e limão.

É conhecida como laranja rosa ou rubi, devido à cor de sua polpa. As toranjas costumam ter de 10 a 15 centímetros, de diâmetro.

Algumas têm sementes, e outras não.

A árvore da toranja é subtropical, geralmente, mede cerca de 5–6 metros de altura, podendo atingir de 13–15 metros.

As folhas da árvore da toranja são verde-escuras e longas (até 150 milímetros, ou 6 polegadas) e magras.

As flores da toranjeira são brancas de quatro pétalas, com 5 centímetros de comprimento.

A fruta tem casca amarelo-alaranjada, sua polpa varia de cores, conforme a forma de cultivo, podendo ser branca, rosada, tinta e seu gosto,também, pode se distinguir em diferentes doçuras.

Propriedades

A fruta toranja tem muitas propriedades terapêuticas para a nossa saúde e, inclusive, é utilizada, na forma de EXTRATO para tratamento e cura de vários tipos de doenças. O extrato de toranja é uma substância líquida extraída do fruto e das sementes da toranja.

As propriedades medicinais da toranja foram documentadas em 1972 pelo Dr. Jacob Harich, um pesquisador que percebeu, a partir do uso tradicional dessa fruta, como desinfetante e higienizante, para limpar a pele, cabelo e casa, além, de ser utilizado como poderoso antiviral e anti-bacterial.

Propriedades do extrato de toranja

Antioxidante – O extrato de toranja tem quantidades muito elevadas de bioflavonoides, por isso, elimina os radicais livres.

Um desses bioflavanoides é o componente químico hesperidina, que fortalece a atividade do sistema imunológico.

Na toranja encontramos vários nutrientes antioxidantes, tais como: a vitamina C, esteróis, tocoferóis, ácido cítrico, liminoides e traços de outros minerais, devido à isso tem propriedades anti-cancerígenas.

Em estudo feito por microbiologistas da Universidade da Geórgia se constatou que a toranja tem propriedade desinfetante, sem ser tóxica. Esse estudo revelou diversas propriedades da toranja: antiviral, antimicótica e antiprotozoaria, atuando contra a contaminação causada por vírus, parasitas, bactérias, incluindo E. coli.

Por suas propriedades desinfetantes e higienizantes, o extrato da toranja é utilizada como produto desinfetante de limpeza e desinfetante pré-cirúrgico.

Em estudo publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar foi registrado que o extrato de semente de toranja elimina mais de 800 grupos bacterianos e virais, 100 grupos de fungos, e um grande número de parasitas individuais e multicelulares, tendo maiores resultados, comparado a outros antimicrobianos naturais.

Benefícios

toranja 2

O extrato das sementes de toranja nos traz os seguintes benefícios :

  • Antisséptico natural
  • Antiviral e antifúngico
  • Anticancerígeno
  • Cicatrizante
  • Devido à presença do flavonoide naringina, é um redutor de gordura.
  • Antifúngico em micoses das unhas
  • Trata sinusite, infecções vaginal e de pele
  • Remove as toxinas de frutas e vegetais
  • Previne contra infecções
  • Inibe a ação da verminose Giardia, protegendo a flora intestinal
  • Atua como conservante natural em cosméticos
  • Pode ser utilizado como agente de purificação de água, ssubstituindo o cloro em piscinas, banhos públicos, água e centros de tratamento de esgoto
  • Devido ao alto teor de pectina no extrato de semente de toranja, reduz o risco de doenças coronárias.
  • É alcalinizante do organismo, contribui para estabilizar os níveis de pH ácido, rejuvenescendo, assim, o nosso corpo
  • Ativa o sistema imunológico, tendo, assim, efeito vigorante em nosso organismo
  • Útil para limpeza bucal e combate da halitose (mau hálito)
  • Na forma de gargarejo, trata infecção da garganta
  • Pode ser utilizado como limpador facial no combate da acne
  • Elimina verrugas e fungos da pele
  • Pode ser usado como tratamento capilar, como produto anticaspa.

Como utilizar

A toranja é uma fruta rica em vitaminas, incluindo vitamina A, C, além de antioxidantes, que pode ser utilizada na forma de suplemento, em dietas alimentares, devido ao seguintes efeitos benéficos:

  • Auxilia na queima de gorduras e perda de peso;
  • Aumenta a circulação;
  • Estimula o sistema linfático;
  • Limpa os rins;
  • Regula o peso corporal.
  • Tem ação tônica digestiva

Vejam, também, este conteúdo que aborda a utilidade da toranja em dietas de emagrecimento.

A toranja pode ser consumida in-natura ou na forma de extrato líquido ou cápsulas.

O extrato da semente da toranja possui valiosas aplicações na medicina natural.

Utilizações do extrato da toranja

A toranja, por seu efeito imunizante e desinfetante, com ação antimicrobiana e antiviral, pode ser utilizada para nos proteger de vários tipos de contágios, infecções e contaminações:

  • Contra a ação do contágio por microrganismos prejudiciais à saúde.
  • Como proteção á toxidade de alimentos e água contaminados.
  • Para nossos animais de estimação, como tratamento de infecções internas e externas da pele, combatendo os efeitos indesejáveis provocados pela a infestação de pulgas.
  • Como produto ecológico para eliminar fungos e parasitas das plantas.

O extrato de sementes de toranja pode ser usado para limpar e desinfetar superfícies dos ambientes, ferramentas, utensílios e objetos.

Contraindicações

A toranja pode aumentar ou inibir a ação de determinadas drogas. Algumas substâncias contidas nessa fruta pode de um lado, reduzir as co-enzimas utilizadas para metabolizar as substâncias dos medicamentos no intestino e, por outro lado, inibir ‘OATP1A2, enzima essencial para o metabolizar os fármacos em nosso organismo.

Uma pesquisa canadense indica que o consumo da toranja, interfere na ação de vários medicamentos, podendo fazer mal à saúde do paciente.

David Bailey, um cientista do Instituto de Pesquisa em Saúde Lawson, de London, na província de Ontário, em artigo publicado na revista da Associação Médica Canadense, apresentou uma lista de 85 medicamentos, que possuem interação medicamentosa com a toranja, sendo recomendado evitar o uso concomitante( junto com a fruta).

A razão disso é que a toranja bloqueia uma enzima natural do corpo que quebra as substâncias ingeridas dos medicamentos.

Quando os remédios entram na corrente sanguínea, eles estão mais potentes, e sem essa enzima natural, as substâncias dos medicamentos não são bem dissolvidas, provocando uma overdose medicamentosa.

Entre os medicamentos que interagem com a toranja existem anticancerígenos, remédios para o coração, analgésicos e farmácos para o tratamento da esquizofrenia, todos utilizados por via oral.

Os efeitos antagônicos da interação medicamentosa da toranja ou grapefruit, como também, é conhecida, ocorrem, mesmo, com o consumo da fruta em pouca quantidade.

Um copo de suco de grapefruit ingerido junto com a medicação, que possui interação medicamentosa com suas substâncias, pode causar efeitos colaterais graves para a saúde, tais como: hemorragia gastrointestinal, insuficiência renal, problemas respiratórios e até morte súbita.

É importante que os profissionais de saúde estejam atentos aos hábitos alimentares de seu paciente, para evitar reações adversas e efeitos colaterais, provocados pela ação antagônica de certos medicamentos em conjunto com a ingestão da toranja.

Segundo o autor, existe a possibilidade que outras frutas cítricas, como a laranja, terem efeitos similares aos da toranja, mas há menos pesquisa e, portanto, menos evidências à respeito do assunto.

Em resumo

Como vimos, a toranja é útil na alimentação, como produto terapêutico ou de limpeza, desinfecção e higiene do nosso corpo, dos animais e do ambiente.

O único cuidado que precisa se ter ao ingerir a toranja, é com relação aos medicamentos que se está fazendo uso, pois, como já foi descrito, pode fazer mal à saúde.

Fora isso, consumir e utilizar toranja é muito saudável e benéfico.




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Maria Inês
    Publicado em 27/01/2021 às 7:02 pm [+]

    Muito interessante e explícito, não apenas em relação aos benefícios como quanto às contra indicações, o que é da máxima utilidade e nos oferece confiança.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...