Xarope de Bordo: o que é, Para que se Usa e Como se Faz

  • atualizado: 
xarope de bordo

Uma árvore da América do Norte, cheia de seiva rica e doce, usada há milênios pelos nativos tanto como adoçante quanto como remédio - esse é o bordo.

O que é o xarope de bordo, você sabe?

Xarope de bordo é um preparado, tipo xarope, feito com a seiva - líquido que escorre de dentro da árvore - do Bordo Canadense ou Canadian Maple, árvore do gênero Acer, aquela das folhas em ponta que mudam de cor conforme vai entrando o outono, colorindo os parques do Hemisfério Norte com uma explosão de laranja, amarelo e marrom.

Árvore de Bordo Canadense

arvore bordo

Fonte foto 

Folha do Bordo Canadense

folha bordo

Para a produção do xarope de bordo, que se usa muito no Canadá e nos EUA, é usada a seiva das espécies Acer nigrum e Acer saccharum, especialmente. Mas, é preciso ter em conta que o gênero Acer possui 128 espécies, a maioria originária da Ásia, algumas da Europa porém, o xarope de acer (que é o mesmo que xarope de bordo) só é feito com espécies específicas desta planta. Digo isso para você não pensar que, de qualquer bordo, ou acer, você poderá fazer um bom xarope com as qualidades nutricionais já reconhecidas para aquele feito pelo Bordo Canadense.

Por tradição, o xarope de bordo sempre é embalado em garrafas de vidro com um formato peculiar, confira na foto abaixo:

xarope bordo garrafa

 

Qual a riqueza do xarope de bordo?

Esta bebida, usada como adoçante pelos povos indígenas originários das regiões da América do Norte onde abunda o Bordo Canadense, é muito rica em vitaminas (A, B, B1, B2, B5, B6), aminoácidos, minerais (cálcio, ferro, manganês, magnésio, potássio e zinco)  e açúcares (glicose, frutose e sacarose).

As folhas e a casca do bordo têm propriedades anticancerígenas, antibacterianas e antidiabéticas.

Benefícios do consumo de xarope de bordo

E o seu consumo diário proporciona inúmeros benefícios para o nosso organismo. Os 5 principais benefícios que podemos ter com o xarope de bordo derivam da sua riqueza em sais minerais e seu efeito sobre as funções orgânicas.

  • Ação Antioxidante
  • Manganês - enzimas benéficas
  • Benéfico para o coração - zinco e magnésio
  • Saúde Masculina - em problemas de próstata
  • Sistema Imunológico - zinco, magnésio e manganês

Uma pesquisa recente

Uma pesquisa recente, realizada pela Universidade de Rhode Island e coordenada pelo professor Navindra Seeram identificou 54 compostos polifenólicos interessantes no xarope de bordo do Canadá. Muitos dos compostos encontrados se confirma terem poderosa atividade antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.

Segundo esse estudo, o xarope de bordo pode ser usado em tratamentos de diversas doenças e, especificamente, para os casos de diabetes tipo 2 já que, os compostos encontrados no xarope de bordo têm a capacidade de inibir enzimas que atuam na conversão do carboidrato para açúcar.

Como usar o xarope de bordo

Para consumir, diariamente, estas são as indicações mais diretas:

  • o xarope de bordo é gostoso e aromático e vai bem em panquecas e tortilhas,
  • no lugar de mel em chás,
  • em pratos doces,
  • no lugar do açúcar e até em molhos que ficam muito especiais caso você goste do agridoce.

Mas, caso você queira uma ajudinha para emagrecer, encontrei essa receita no site Seu Corpo Perfeito que é capaz de ser boa - experimente!

Ingredientes:

  • 2 Litros de água mineral
  • 1 pitada de Caiena picante
  • 1 colher de chá de canela
  • 16 colheres de sopa de xarope de seiva de bordo
  • 4 limões espremidos

Modo de Preparo e Uso:

Misture bem os ingredientes e depois coloque em uma jarra. Após isso é só se servir. É indicado tomar de 7 a 9 vezes ao dia.

No entanto, a receita acima tem restrições:

  • não se pode consumir caso você fume, tome bebidas alcoólicas ou até qualquer tipo de chá.
  • Também não é aconselhável o seu uso por gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos.

E, o melhor é mesmo você consultar seu médico sobre esse assunto.

Como se faz o xarope de bordo

Este processo é da antiga tradição dos nativos do norte da América do Norte que usavam a seiva do bordo para preparar medicamentos e adoçar seus alimentos.

É preciso que se faça um furo inclinado no tronco da árvore, se acople ao furo uma canícula que permita escorrer a seiva sem entupir o buraco, se ajeite um recipiente embaixo para recolher a seiva que cairá naturalmente.

A árvore de bordo é boa produtora de seiva e o balde de coleta se encherá rapidamente.

Após a coleta, tampe o buraco aberto no tronco para impedir a entrada de bichinhos ou fungos que poderão adoecer a árvore.

xarope bordo extracao

A época ideal para se extrair a seiva do bordo é quando as noites são frias, beirando os 0ºC. Nesse período a seiva é rica em açúcares e de cor límpida, amarelada.

Para se fazer o xarope, a seiva do bordo deverá ser fervida (veja em detalhes aqui) - de 40 galões de seiva você conseguirá só um galão de xarope pois este é o concentrado dos açúcares e demais componentes da seiva.

De uma árvore de bordo adulta você poderá extrair, em média, 10 galões (38 litros) ao ano de seiva sem prejudicar a árvore. 

Leia também sobre Usos e Benefícios:

seta

CHÁ DE FOLHA DE COCA - USO TRADICIONAL ANDINO. CONHEÇA SEUS EFEITOS CURATIVOS

seta

FOLHAS DE PITANGA É UM TEMPERO BEM GOSTOSO - VEJA DICAS PARA CONSUMO

setaÓLEO DE NEEM → TODOS OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS E USOS