Folhas de Pitanga: um Tempero bem Gostoso. Veja como Usar


Já falamos aqui sobre o uso das folhas de pitanga como chá curativo, e também como bebida gostosa pois que, seu aroma e sabor são refrescantes e agradáveis. Também já falamos do uso do óleo essencial da pitanga com sua ação hidratante e refrescante. Então, agora falaremos do uso das folhas de pitanga como tempero em saladas, refresco e outros pratos.

A pitangueira, Eugenia uniflora, é uma árvore nativa da América Latina, queocorre no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Atualmente já é cultivada também nos Estados Unidos, Argélia, China e Índia, sendo nosso país, no entanto, o maior produtor da fruta.

Usos e propriedades medicinais da pitanga

Pitanga e folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e como tônico estimulante.

O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (tanto é eficaz em casos de pressão baixa quanto alta pois, acalma e equilibra essa função orgânica), agitação nervosa e tristeza profunda.

Mas, como em tudo, sempre há alguma contradição pois que, algumas pessoas, mais raivosas, não devem fazer uso de seu chá ou mesmo banho caso sofram de hipertensão arterial pois, esta é uma planta quente, que ativa o fogo interno de quem a toma.

Apesar desta indicação ser empírica, aconselhamos a quem fizer uso da pitanga tê-la em consideração.

Leia mais:

Na farmacopeia fitoterápica já existem diversos estudos que corroboram os bons efeitos do chá de folhas de pitanga pelos seus efeitos anti-hipertensivos, estimulantes, antimicrobianos e antioxidantes, anteriormente apontados na medicina ancestral e popular.

Um desses estudos, de 1987, afirma que o efeito estimulante da folha da pitanga no organismo humano ocorre pela ação inibitória da enzima xantino-oxidase.

Para melhorar este seu efeito, as folhas de pitangueira são potencializadas por grãos de café, folhas de chá ou erva-mate, em infusão – esta forma de uso é característica da região do Rio da Prata.

Caso se interesse por aprofundar conhecimentos, recomendamos a leitura deste artigo científico “Identification of impact aroma compounds in Eugenia uniflora L. (Brazilian Pitanga) leaf essential oil”

Como usar as folhas de pitanga na alimentação

Para lembrar o perfume e o aroma agridoce da pitanga, use as folhas da pitangueira nas receitas que quiser.

As folhas de pitanga são comestíveis. Lave bem antes de usar.

Em saladas

Como tempero você poderá usar as folhas bem tenras, jovens, que são mais palatáveis e fáceis de comer.

Folhas suaves, aromáticas e macias você poderá usar para temperar suas saladas e descobrir as melhores combinações.

Também poderá misturá-las no morteiro (pilão) com outras especiarias e produzir um molho especial, o seu masala com pitanga.

Em pratos cozidos

Para temperar arroz, curry, tortas e assados, você poderá usar folhas de pitangueira não tão novas, ou sejam as folhas secas ou frescas. Caso prefira usá-las secas, recomenda-se que as amasse no morteiro até virarem pó – misturadas com cominho, pimenta e sal ficam ótimas como complemento para um tempero básico que você pode usar onde quiser.

As folhas secas também podem ser colocadas em risotos para dar aquele aroma agridoce, bem como em sopas, moquecas, onde quiser. Pode retirá-las antes de servir. Elas deixarão o aroma exótico.

Nos sucos – um aroma especial

Para aromatizar a limonada, o suco de manga ou de goiaba, experimente algumas folhinhas frescas de pitangueira. Coloque-as no suco, bata e coe.

Se for usar folhas mais maduras, que são mais aromáticas, corte-as em fatias bem fininhas para liberar o óleo aromático.

Também dá para fazer coquetel de folhas de pitanga. É só macerar com pilão, colocar limão, açúcar, acrescentar cachaça ou se quiser fazer sem álcool coloque água tónica. Coe e sirva com gelo.

Porém, não abuse da quantidade pois assim como são mais aromáticas também contêm mais tanino e, em excesso, podem amargar o suco.

Leia mais sobre usos e benefícios:

CURRY → BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES CURATIVAS. DICAS DE COMO USAR

HORTELÃ: 10 USOS EM CASA E NA COZINHA

10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...