Chá de Crisântemos – Poderoso para o Rejuvenescimento e Prolongamento da Vida


As flores de crisântemo se cultivam na China desde 1500 a.C. e a tradição de se fazer chá com elas é também bastante antiga, tanto que esta é uma bebida popular.

As flores de crisântemo têm propriedades medicinais segundo um dos mais antigos livros de ervas medicinais chinês, o Shen Nong Ben Cao Jing que data do período 25-220 d.C. da Dinastia Han.

Segundo o Shen Nong Ben Cao Jing, o chá de crisântemo é um medicamento poderoso para o rejuvenescimento e prolongamento da vida e, se diz que, bebendo deste chá, regularmente, se procura equilibrar a energia “chi” e regular o fluxo sanguíneo.

Em outro livro chinês, as qualidades curativas das flores de crisântemo são reconhecidas como depurativas e hepatoprotetoras.

Atualmente existem mais de 40 espécies de crisântemos porém, só duas destas são usadas para fazer esse chá – são estas:

Chrysanthemum morifolium e o Chrysanthemum indicum, que você poderá conferir nas fotos abaixo:

chrysanthemum morifolium

Fonte foto Chrysanthemum morifolium

chrysanthemum indicum

Fonte foto Chrysanthemum indicum

Segundo o site Amantes del Te especializado em chás medicinais de diversas origens, o chá de crisântemos tem as seguintes indicações:

● fortalece a função hepática e elimina toxinas

● regula os níveis de colesterol

● regula a pressão sanguínea

● reduz o calor corporal e age positivamente em casos de febre alta

O Chrysanthemum morifolium parece ser o mais indicado para fazer o chá medicinal.

Suas qualidades farmacológicas comprovadas são as seguintes:

1. O seu extrato de água ou decocção tem certo efeito antibacteriano sobre Staphylococcus aureus, uma variedade de bactérias patogênicas e fungos de pele;

2. Tem efeito inibitório sobre o vírus da gripe PR3 e leptospira;

3. Suas preparações podem dilatar as artérias coronárias, aumentar o fluxo sanguíneo coronário e melhorar o consumo de oxigênio no miocárdio;

4. Suas preparações também podem diminuir a pressão arterial, reduzir o tempo de coagulação do sangue, esfriar, diminuir a inflamação e ajudar a se acalmar.

E o Chrysanthemum indicum tem ação:

  • antiflogística,
  • é um tônico para o sangue,
  • depurativo,
  • febrífugo e
  • vulnerário, ou seja, que tem ação curativa em feridas.

Na China esta espécie de crisântemo é usada no tratamento de doenças oculares; com pimenta preta é utilizado no tratamento da gonorréia, suas folhas são depurativas e usadas no tratamento da enxaqueca. Suas flores são aperitivas, amargas, hipotensivas, estomacais e vasodilatadoras.

O óleo essencial de crisântemo têm uma ação antibacteriana, inibindo o crescimento de Staphylococcus, E. Coli, streptococcus, C. Diphtheriae, Bacillus dysenteriae.

As flores são usadas no tratamento de furúnculo, scrofula, furúnculos profundamente enraizados, inflamação da garganta, olhos e colo do útero, eczema, prurido da pele e hipertensão e têm um efeito rejuvenescedor quando usado durante um longo período de tempo.

Um dos componentes do óleo essencial deste crisântemo, a crisantehenona, tem a capacidade de ativar o centro do cérebro afetado pela doença de Parkinson.

A riqueza curativa dos crisântemos

Os crisântemos medicinais são ricos em um glicosídeo, a crisanthemina, que inibe o crescimento bacteriano tornando-o um medicamento anti-nfeccioso. Também são ricos em mirceno, borneol, etanol, ácido ursólico y betasitosterol, todos antibacterianos potentes que lhes conferem propriedades anti-inflamatórias e sedativas.

Estas duas espécies de crisântemos são alimentícias, ricas em

  • betacaroteno,
  • potássio,
  • cálcio,
  • ferro,
  • magnésio,
  • fósforo,
  • vitamina B,
  • ácido fólico,
  • niacina,
  • riboflavina e
  • vitamina C.

Toda sua composição torna os crisântemos especialmente poderosos nos combate às infecções respiratórias.

Como se prepara o chá de crisântemo

Você pode fazer o chá de crisântemo, dessas duas espécies que descrevi, juntando as ervas selecionadas a um outro chá, preto ou verde ou, também, fazendo o chá puro, em infusão.

As medidas que se usam para o chá de crisântemo é de 6-8 flores por xícara de água fervente.

No entanto, não vá fazer o chá de crisântemo com outras espécies desta planta já que, cada uma dessas espécies têm componentes diferentes que podem não fazer bem à saúde. Os únicos crisântemos medicinais reconhecidos são estes – o Chrysanthemum morifolium e o indicum, vastamente estudados na medicina chinesa, como já foi indicado acima.

Leia também sobre outros Chás Medicinais Florais:

JASMIN: TIPOS, USOS MEDICINAIS, COMO FAZER O CHÁ

CHÁ DE HIBISCO → BENEFÍCIOS, CONTRA-INDICAÇÕES E COMO FAZER

HIBISCUS SABDARIFFA É BACTERICIDA PODEROSO: UM ÓTIMO AJUDANTE NA COZINHA

TOMILHO: BENEFÍCIOS, USOS E COMO FAZER O CHÁ

Fonte foto capa




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. José Reginaldo dos Santos
    Publicado em 11/04/2021 às 11:40 pm [+]

    Quem me indicou esta planta para remédio , acho que foi Deus ,em 2014.


  2. Daia Florios
    Publicado em 12/04/2021 às 7:10 am [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...