Ciriguela: todos os benefícios e os usos medicinais

  • atualizado: 
ciriguela

Ciriguela, sim, com “C”, é uma das frutas gostosas que nossa terra gerou - gostosa e rica em vitaminas e minerais essenciais. Esta ameixa vermelha é uma parente do nosso cajú, da família Anacardiaceae.

A ciriguela é a Spondias purpurea ou jocote, spanish plum, uma arvoreta que abunda no nosso continente, do México até o Brasil. Seu nome também é escrito assim ceriguela e assim seriguela mas, o correto é ciriguela pois, este nome vem do espanhol “ciruela”, ameixa. Enfim, nomes à parte, a qualidade é a mesma em qualquer dos países onde a fruta brota e o povo a come.

O que é que a ciriguela tem?

A fruta é rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro e tem o potássio especialmente elevado. Também uma fruta especialmente rica em vitaminas A, B e C. Veja, em detalhes a tabela nutricional da fruta fresca e madura.

Ciriguela é boa para quê?

Seu uso popular indica o consumo para tratar anemia, inapetência e a redução dos glóbulos brancos no sangue.
O chá das folhas de ciriguela é recomendado na recuperação de quem já teve dengue ou outra doença debilitante pois, atua no reforço do sistema imunológico.

Como se usa ciriguela?

A fruta, madura, é usada em bebidas fermentadas (as chichas camponesas), vinhos e sucos geladinhos. No nordeste, a ciriguela in natura é servida como tira-gosto após aperitivos. Esta fruta também entra em sorvetes, geleias, licores, compotas e refrigerantes.

In natura, fresca, a fruta pode ser consumida tanto verde quanto madura mas, para as outras formas de consumo recomenda-se seu uso quando totalmente madura por conta do conteúdo de amidos, taninos e pectina que, só na fruta madura estarão em equilíbrio que permita a maior durabilidade dos preparados.

ciriguela 2

Fonte foto

Usos medicinais da ciriguela

Usam-se as folhas, os frutos, a casca e até a resina leitosa desta árvore em diversas formulações curativas populares. Esta planta é usada como diurética, energizante, cicatrizante, anti-inflamatória, melhora as funções gastrointestinais e reduz as taxas de colesterol. O chá das folhas é também usado para a lavagem de feridas e de queimaduras.

Especialmente indicado para você:

COMO PURIFICAR A ÁGUA COM FRUTAS E SUAS... CASCAS!
É VERDADE QUE ALGUMAS FRUTAS ENGORDAM? POR QUÊ?
ABIU: FRUTA NATIVA MEDICINAL. MAS, PARA QUE SERVE?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!