Ciriguela: todos os benefícios e os usos medicinais


Ciriguela, sim, com “C”, é uma das frutas gostosas que nossa terra gerou – gostosa e rica em vitaminas e minerais essenciais. Esta ameixa vermelha é uma parente do nosso cajú, da família Anacardiaceae.

A ciriguela é a Spondias purpurea ou jocote, spanish plum, uma arvoreta que abunda no nosso continente, do México até o Brasil. Seu nome também é escrito assim ceriguela e assim seriguela mas, o correto é ciriguela pois, este nome vem do espanhol “ciruela”, ameixa. Enfim, nomes à parte, a qualidade é a mesma em qualquer dos países onde a fruta brota e o povo a come.

O que é que a ciriguela tem?

A fruta é rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro e tem o potássio especialmente elevado. Também uma fruta especialmente rica em vitaminas A, B e C. Veja, em detalhes a tabela nutricional da fruta fresca e madura.

Ciriguela é boa para quê?

Seu uso popular indica o consumo para tratar anemia, inapetência e a redução dos glóbulos brancos no sangue.

O chá das folhas de ciriguela é recomendado na recuperação de quem já teve dengue ou outra doença debilitante pois, atua no reforço do sistema imunológico.

Como se usa ciriguela?

A fruta, madura, é usada em bebidas fermentadas (as chichas camponesas), vinhos e sucos geladinhos. No nordeste, a ciriguela in natura é servida como tira-gosto após aperitivos. Esta fruta também entra em sorvetes, geleias, licores, compotas e refrigerantes.

In natura, fresca, a fruta pode ser consumida tanto verde quanto madura mas, para as outras formas de consumo recomenda-se seu uso quando totalmente madura por conta do conteúdo de amidos, taninos e pectina que, só na fruta madura estarão em equilíbrio que permita a maior durabilidade dos preparados.

ciriguela 2

Fonte foto

Usos medicinais da ciriguela

Usam-se as folhas, os frutos, a casca e até a resina leitosa desta árvore em diversas formulações curativas populares. Esta planta é usada como diurética, energizante, cicatrizante, anti-inflamatória, melhora as funções gastrointestinais e reduz as taxas de colesterol. O chá das folhas é também usado para a lavagem de feridas e de queimaduras.

Especialmente indicado para você:

COMO PURIFICAR A ÁGUA COM FRUTAS E SUAS… CASCAS!

É VERDADE QUE ALGUMAS FRUTAS ENGORDAM? POR QUÊ?

ABIU: FRUTA NATIVA MEDICINAL. MAS, PARA QUE SERVE?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...