Como Plantar e Cuidar Seriguela em casa?

Como Plantar e Cuidar Seriguela em casa?

Essa fruta, a ciriguela – que muitos também chamam de seriguela ou siriguela – é nativa do continente americano em sua porção latina. Uma frutinha gostosa que abunda nas matas desde o México até o nosso Brasil. Seu nome botânico é Spondias purpurea e pertence à família Anacardiaceae portanto, uma prima do caju, Anacardium occidentale. Hoje vamos ver como se planta e como se cuida da ciriguela em um quintal, certo?

Em outro artigo já contei qual a riqueza da ciriguela, seus benefícios e usos medicinais mas, se você não o leu, siga o link que deixo a seguir, assim conhecerá melhor essa fruta deliciosa das nossas matas de cerrado.

PARA PLANTAR CIRIGUELA O QUE É QUE VOCÊ PRECISA SABER

A árvore em si

Esta árvore é nativa das regiões de cerrado, portanto, gosta de solos profundos, clima quente (tropical) e pouco úmido (não gosta da umidade sempre alta dos nossos litorais). Sendo do bioma “Cerrado”, esta é uma planta resistente a longos períodos de seca, durante os quais, a árvore perde suas folhas até que as chuvas tragam a nova vida.

Ciriguela florida

A ciriguela floresce na primavera em flores pequenas e de cores que vão do rosa, vermelho ao roxo. Sua floração é longa, vai da primavera ao verão e, como as flores são hermafroditas, usa de abelhas e outros polinizadores para conseguir a polinização cruzada.

A floração começa em setembro e vai até novembro.

Os frutos da ciriguela

A frutificação também acontece na primavera, mais para o final e, lá vai a ciriguela dando frutos bons de se comer até o final do verão.

Os frutos tem casca fina, brilhantes e podem ser alaranjados ou avermelhados. A polpa dos frutos é amarela, muito aromática e doce, suculenta e, enfim, uma delícia de se chupar, com a semente, grande como uma azeitona.

Os passarinhos adoram os frutos maduros então, se você quiser comer também, colha os seus antes de que estejam bicados, de preferência, e deixe amadurecer em casa.

A colheita vai até o final do verão, em fevereiro.

Do que gosta a ciriguela?

Esta é uma planta de sol pleno, solos profundos, pH mediano a levemente alcalino mas, se adapta bem a solos mais pobres desde que lhe seja fornecido, de tempos em tempos, os nutrientes que fazem falta, especialmente durante o primeiro ano.

Durante o primeiro ano de crescimento da sua ciriguela é importante que você forneça água, de tempos em tempos, de maneira a manter umedecido o solo em redor das raízes. Mas, tenha cuidado com o excesso pois, o encharcamento vai prejudicar as raízes da planta e propiciar o surgimento de fungos.

Ciriguela aguenta seca mas não tolera frio portanto, se a sua região tem invernos mais pesados (como os do sul brasileiro), é possível que a árvore só resista com uma proteção especial – cobertura – nos tempos de geada.

PARA PLANTAR A CIRIGUELA – SEMENTE, MUDA, ESTAQUIA

É bem difícil se conseguir uma boa muda de ciriguela por semente (mas, claro, nada te impede de tentar porém, você terá que escarificar a dita cuja para que saia da dormência) e, o mais fácil é se plantar de galho, ou seja, por estaquia, ou comprar uma muda já formada em um viveiro.

As estacas de ciriguela têm que ter entre 30 a 50 cm de comprimento, gemas reprodutivas bem formadas, ter o diâmetro mínimo de 10 cm e devem ser plantadas em ângulo (45º) na terra preparada, durante o período de chuvas.

Preparar a terra para a ciriguela

Para preparar a terra para a sua estaca, ou muda de ciriguela, você vai precisar de fazer uma cova de, no mínimo, 30 x 30 cm, distante de muros ou outras árvores e enchê-la com esterco bem curtido e uma mistura de terra e calcário. Esta terra assim preparada deverá ser deixada a repousar 30 dias antes da colocação das estacas. Você também poderá plantá-la em um vaso grande, de boca larga e profundidade não menor do que 50 cm.

O sol, a meia sombra e as outras plantas

Já disse que a ciriguela é de sol pleno mas, nada impede, no jardim da sua casa, que você a plante na meia sombra desde que o sol bata por lá durante a manhã toda. Se o clima for quente e seco, se não faltar água e também não houver excesso desta então, em 3 ou 4 anos a sua ciriguela vai começar a produzir.

CUIDADOS COM A CIRIGUELA NO JARDIM

As podas de limpeza são bem vindas – durante o outono e inverno – e, com essas você pode formar a árvore, limpando galhos secos ou que estejam doentes, dando um formato mais redondo à copa. Se quiser fazer mudas de ciriguela esta é a boa hora para se tirar as estacas (dos galhos saudáveis, claro).

Os galhos doentes deverão ser descartados fora do terreno para não contaminar outras plantas ou re-infetar a árvore principalmente em caso de que tenham lesões fúngicas. Nas podas sempre faça cortes em bisel (inclinados).

Se a árvore estiver muito folhosa, com falta de sol no miolo, faça uma “desfolha” que é retirar as folhas em excesso de alguns galhos escolhidos – essa ação vai permitir que o sol entre pela copa e também vai reduzir a perda de líquidos por transpiração foliar.

Leia mais sobre como plantar em sua casa:

COMO PLANTAR KIWI

COMO PLANTAR MAMÃO

COMO PLANTAR GENGIBRE

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

3 comentários em “Como Plantar e Cuidar Seriguela em casa?”

  1. Avatar
    Girlei Schneider

    Faltou explicar como se planta a semente.
    Falou que precisa escarficar o caroço, mas como se faz isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *