Capim-santo: benefícios, usos medicinais, óleo essencial e chà

  • atualizado: 
Capim Santo

O capim-santo, Cymbopogon citratus, é primo da citronela, Cymbopogon nardus e Cymbopogon winterianus mas, não deve ser confundido com esta. O capim-santo é comestível, a citronela, não. Porém, saiba que o capim-santo tem uma grande variedade de nomes regionais então, procure-o pelo nome científico para não ter erro.

O uso do capim-santo, tanto nas medicinas populares como na alimentação, é antigo e bastante arraigado nos povos onde este capim de estrada nasce como nativo. É na beira das estradas que se encontram as touceiras mais frondosas - ele gosta de viver livre, em lugares onde não se acumula água, a pleno sol. Mas, também dá para criar uma touceira em casa, sem grandes problemas, veja aqui neste artigo sobre 8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

Suas folhas, cortantes e longas, são aromáticas e, com um punhado destas se faz um chá delicioso.

Na Tailândia se costuma usar folhas de capim-santo, picadinhas, em refogados e saladas, fora o chá, que é tradicional.

Usos medicinais na medicina popular

As folhas do capim-santo, em infusão, “têm propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.

Os compostos químicos a que se devem estas propriedades são: citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido capróico. Tais componentes e, mais especificamente o citral, dão-lhe um aroma semelhante à lúcia-lima, bela-luísa ou limonete (Aloysia triphylla). Da sua inflorescência extrai-se um óleo essencial utilizado em repelentes de insectos”.

Óleo essencial do capim-santo

O óleo essencial do capim-santo é um dos indicados para tratar problemas nervosos como ansiedade e depressão, leia mais aqui neste artigo ÓLEOS ESSENCIAIS E DEPRESSÃO. BENEFÍCIOS E DICAS PRÁTICAS

Para preparar o chá de capim-santo

Você precisará de duas colheres bem cheias de folhas picadas, frescas, para preparar 1 litro de chá forte. Ferva a água, coloque as folhas, tampe o recipiente e desligue o fogo. Após 10 minutos, coe as folhas e tome, puro ou diluído.

Não ultrapasse 3 xícaras ao dia pois, o capim limão também tem ação anestésica e relaxante e, o exagero poderá te causar letargia sem aumentar os benefícios curativos.

Especialmente indicado para você:

setaMELISSA OU ERVA-CIDREIRA: FÁCIL DE VOCÊ CULTIVAR, EM VASOS OU NO JARDIM

setaCITRONELA: USOS, PROPRIEDADES E QUALIDADES MEDICINAIS

1seta8 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM