Açucenas – as tulipas tropicais. Benefícios, usos medicinais e cultivo


Açucenas é o nome que damos a diversas plantas das famílias botânicas Amaryllidaceae e Liliaceae – todas lindas, exuberantes, de cores fortes e aromáticas. Estas flores são também chamadas de tulipas tropicais pois, como suas primas do frio, seus bulbos podem ser incentivados a florescer fora de época caso passem um tempo no escuro e em baixa temperatura.

São gêneros de açucenas as Amaryllis, Hippeastrum, Worsleya e Zephyranthes, da família Amaryllidaceae e de muitas espécies de lírios (família Liliaceae).

Lilium candidum

Mas, a açucena primeira é só uma, a Lilium candidum, também conhecida como cajado-de-são-José, cebola-cecem, copo-de-leite, lírio-branco, lírio-dos-poetas, uma planta relacionada com o sagrado e com a cura.

Cada flor tem seu significado e, a Lillium candidum representa a candura, a pureza.

Na cura, a Lillium candidum tem propriedades diuréticas e emolientes e, costuma ser indicada para tratar contusões, dor de ouvido, espasmo, mancha cutânea, queimadura e úlcera.

Seu uso ínterno deve ser cuidadoso pois a planta tem toxicidade (ELLENHORN, M. J., & BARCELOUX, D. G. (1988) “Medical toxicology: diagnosis and treatment of human poisoning”, New York, Elsevier) e pode causar distúrbios gastrointestinais, convulsões, calafrios, hipotensão, tremores musculares e arritmias cardíacas, sintomas que podem inclusive levar a pessoa à morte.

Seu uso tópico, externo, para pessoas mais sensíveis, pode causar dermatites e reações alérgicas (Plantamed).

lilium speciosum

Jardim de açucena – Fonte foto

Açucenas de qualquer gênero são plantas floríferas de 6 pétalas, cores fortes, estames longos e flores grandes, que floram na ponta da haste floral e, dependendo das condições climáticas, poderá florir mais de uma vez ao ano. A folhagem é bastante ornamental, os caules podem chegar a 40 cm de altura.

Mas, para florir, a açucena precisa de um período de repouso, sem água, alimento, luz ou calor. Isto porque esta é uma planta de clima frio, cujos bulbos repousam dentro da terra, debaixo da neve, durante toda a época de temperaturas baixas, surgindo em brotos florais durante a primavera.

Usos energéticos

As açucenas são consideradas flores que ajudam na limpeza e liberação dos centros nervosos e chakras, expandindo-os.

No tratamento emocional, esta flor afasta a timidez daqueles que precisam aprender a mostrar sua verdadeira essência. Afeta, especialmente, ao chakra laríngeo, da comunicabilidade, proporcionando autoconfiança e capacidade de verbalizarmos o que somos e pensamos.

Leia mais: OS 7 CHAKRAS PRINCIPAIS: EXERCÍCIOS E TÉCNICAS PARA REEQUILIBRÁ-LOS

Cultivos da açucena

São conhecidas cerca de 50 espécies de açucenas e muitos híbridos onde se misturam as cores originais.

Estas plantas têm adaptação fácil, mesmo em espaços pequenos. O único cuidado é que seus bulbos devem ser retirados da terra, limpos, secos e acondicionados em ambiente escuro e frio, caso se queira uma nova floração no mesmo ano. É neste aspecto que as açucenas são chamadas de tulipas tropicais pois, necessitam do frio e do repouso para serem incentivadas a florescer.

Açucenas são originárias de regiões tão distantes quanto a Síria, a Pérsia e nosso continente,a América do Sul.

Uso medicinal da Hippeastrum puniceum

Hippeastrum puniceum 

Algumas açucenas, especialmente do gênero Hippeastrum, especificamente da espécie H. puniceum (Amaryllis punicea, Amaryllis equestris, Hippeastrum equestre), nativa latinoamericana que tem uso medicinal nas medicinas populares.

Usa-se o suco de folhas e bulbos, para curar dores de ouvido e lesões cancerosas diversas no reto, boca e pulmão.

O bulbo também tem ação emética e purgante, é usado macerado em água, cozido e torrado, para tratamento de dores de estômago. As raízes são eméticas e laxantes e são usadas para tratar asma, biliosidades e induzir ao vômito. As flores têm ação antiespasmódica e é recomendada na tosse convulsa.

Porém, o uso medicinal é empírico, no entanto, não havendo comprovação científica e sequer, estudos toxicológicos de segurança. É preciso lembrar que os bulbos de açucenas também contêm substâncias tóxicas, em dependendo da dosagem de uso e sensibilidade da pessoa.

Talvez te interesse ler também:

LÍRIO-DO-BREJO: BENEFÍCIOS, PARA QUE SERVE E COMO USAR

TULIPA: SIGNIFICADO DAS CORES E GUIA COMPLETO PARA O CULTIVO

10 PLANTAS TÓXICAS QUE O BRASILEIRO TEM EM CASA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...