Tâmara: mil propriedades e benefícios para a saúde!

  • atualizado: 
Tamara

A tâmara é uma daquelas frutas que basta experimentar uma para querer mais e mais. Com origem incerta na região da Ásia, justamente por ser cultivada há milênios, a tâmara tem sabor marcante e exótico, além de ser capaz de trazer extraordinários benefícios para a saúde. Vamos conhecer as propriedades e os benefícios que a tâmara pode trazer para nosso organismo.

Propriedades da Tâmara

Além do sabor característico e refinado, a tâmara é uma fruta rica em diversos minerais como potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Conta também com altos níveis de fibras e uma vasta gama de vitaminas essenciais para o corpo, tais como as vitaminas A, K, a riboflavina, a niacina, o folato e a tiamina. Para comparação, uma única tâmara pode ter até 3 vezes mais potássio do que uma banana, assim é fácil começar a entender que esta fruta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios da tâmara para a saúde

As propriedades da tâmara prenunciam com clareza seus benefícios. Coma uma tâmara por dia para obter os seguintes benefícios:

Redução da pressão arterial

O magnésio presente nas tâmaras é um grande aliado na redução de pressão arterial. Sua ação entra em comunhão com o potássio, auxiliando funções do corpo e do coração. Assim, o consumo de tâmara é capaz de auxiliar na prevenção de doenças oriundas do descontrole de pressão, como acidentes cardiovasculares.

Melhora na saúde dos ossos

A tâmara possui minerais fundamentais na melhora da saúde dos ossos. A ingestão de uma única tâmara significa ingerir quantidades expressivas de manganês, selênio, cobre e magnésio que aumentarão a saúde dos ossos fortalecendo-os.

Alívio na prisão de ventre

A grande concentração de fibras presente nas tâmaras é altamente eficaz no alívio da prisão de ventre. As fibras auxiliarão os processos gastrointestinais, garantindo que haja pleno funcionamento do estômago e intestino.

Tâmaras para anemia

As tâmaras são carregadas com altas quantidades de ferro, mineral essencial para que haja o transporte correto de oxigênio em nosso organismo. Quando há deficiência de ferro, há anemia. A ingestão da tâmara em uma dieta balanceada pode ser o suficiente para tratar recorrentes casos deste problema.

Tâmaras são energéticas

As tâmaras são umas das frutas mais eficientes que existem para trazer energia para o nosso corpo. Ricas em sacarose, frutose e glicose, as tâmaras provêm energia suficiente para a realização de atividades físicas. Originalmente, as tâmaras eram comidas pelos povos do deserto para aguentar longos trajetos.

Prevenir resfriados

Os populares resfriados podem ser facilmente prevenidos com a ingestão de tâmaras. Sua riqueza em vitaminas essenciais como o ácido ascórbico fazem das tâmaras grandes aliadas na prevenção de resfriados.

Tâmaras tratam acne

A grande quantidade de vitamina A presente na tâmara faz com que esta fruta seja capaz de tratar mazelas da pele como a acne. Recomenda-se a ingestão de pelo menos uma tâmara por dia durante algumas semanas para se obter este benefício.

setaLeia mais: REMÉDIOS CASEIROS E CURAS NATURAIS PARA ACNES E ESPINHAS

Tâmaras são anti-inflamatórias

O consumo de tâmaras também garantirá efeitos anti-inflamatórios em nosso organismo, pois são frutas extremamente ricas em magnésio, mineral associado ao alívio das inflamações pelo corpo.

tâmara

Assim, é possível listar estes e outros benefícios da tâmara de forma resumida:

• Reduz pressão arterial
• Melhora a saúde dos ossos
• Alivia a prisão de ventre
• Trata anemia
• Trata acne
• Energética
• Previne resfriados
• Alivia inflamações

Orientações gerais sobre a tâmara

Mesmo que a tâmara seja uma fruta muito saudável, é importante ter em mente que ela não deve ser consumida em excesso. Além disso, é importante que um médico ou profissional de saúde alimentar seja consultado antes de se optar pelo consumo de tâmaras. De resto, desfrute a tâmara e aproveite seus benefícios para a saúde.

Especialmente indicado para você:

setaQUAIS ALIMENTOS DEVEMOS E QUAIS NÃO DEVEMOS CONSERVAR NA GELADEIRA?

setaCASTANHA DE CAJU: UM ANTIDEPRESSIVO NATURAL

setaBEBIDAS ENERGÉTICAS: 10 RECEITAS NATURAIS PARA PREPARAR EM CASA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!