Tâmara: mil propriedades e benefícios para a saúde!

  • atualizado: 
Tamara

A tâmara é uma daquelas frutas que basta experimentar uma para querer mais e mais. Com origem incerta na região da Ásia, justamente por ser cultivada há milênios, a tâmara tem sabor marcante e exótico, além de ser capaz de trazer extraordinários benefícios para a saúde. Vamos conhecer as propriedades e os benefícios que a tâmara pode trazer para nosso organismo.

Propriedades da Tâmara

Além do sabor característico e refinado, a tâmara é uma fruta rica em diversos minerais como potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. Conta também com altos níveis de fibras e uma vasta gama de vitaminas essenciais para o corpo, tais como as vitaminas A, K, a riboflavina, a niacina, o folato e a tiamina. Para comparação, uma única tâmara pode ter até 3 vezes mais potássio do que uma banana, assim é fácil começar a entender que esta fruta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Benefícios da tâmara para a saúde

As propriedades da tâmara prenunciam com clareza seus benefícios. Coma uma tâmara por dia para obter os seguintes benefícios:

Redução da pressão arterial

O magnésio presente nas tâmaras é um grande aliado na redução de pressão arterial. Sua ação entra em comunhão com o potássio, auxiliando funções do corpo e do coração. Assim, o consumo de tâmara é capaz de auxiliar na prevenção de doenças oriundas do descontrole de pressão, como acidentes cardiovasculares.

Melhora na saúde dos ossos

A tâmara possui minerais fundamentais na melhora da saúde dos ossos. A ingestão de uma única tâmara significa ingerir quantidades expressivas de manganês, selênio, cobre e magnésio que aumentarão a saúde dos ossos fortalecendo-os.

Alívio na prisão de ventre

A grande concentração de fibras presente nas tâmaras é altamente eficaz no alívio da prisão de ventre. As fibras auxiliarão os processos gastrointestinais, garantindo que haja pleno funcionamento do estômago e intestino.

Tâmaras para anemia

As tâmaras são carregadas com altas quantidades de ferro, mineral essencial para que haja o transporte correto de oxigênio em nosso organismo. Quando há deficiência de ferro, há anemia. A ingestão da tâmara em uma dieta balanceada pode ser o suficiente para tratar recorrentes casos deste problema.

Tâmaras são energéticas

As tâmaras são umas das frutas mais eficientes que existem para trazer energia para o nosso corpo. Ricas em sacarose, frutose e glicose, as tâmaras provêm energia suficiente para a realização de atividades físicas. Originalmente, as tâmaras eram comidas pelos povos do deserto para aguentar longos trajetos.

Prevenir resfriados

Os populares resfriados podem ser facilmente prevenidos com a ingestão de tâmaras. Sua riqueza em vitaminas essenciais como o ácido ascórbico fazem das tâmaras grandes aliadas na prevenção de resfriados.

Tâmaras tratam acne

A grande quantidade de vitamina A presente na tâmara faz com que esta fruta seja capaz de tratar mazelas da pele como a acne. Recomenda-se a ingestão de pelo menos uma tâmara por dia durante algumas semanas para se obter este benefício.

setaLeia mais: REMÉDIOS CASEIROS E CURAS NATURAIS PARA ACNES E ESPINHAS

Tâmaras são anti-inflamatórias

O consumo de tâmaras também garantirá efeitos anti-inflamatórios em nosso organismo, pois são frutas extremamente ricas em magnésio, mineral associado ao alívio das inflamações pelo corpo.

tâmara

Assim, é possível listar estes e outros benefícios da tâmara de forma resumida:

• Reduz pressão arterial
• Melhora a saúde dos ossos
• Alivia a prisão de ventre
• Trata anemia
• Trata acne
• Energética
• Previne resfriados
• Alivia inflamações

Orientações gerais sobre a tâmara

Mesmo que a tâmara seja uma fruta muito saudável, é importante ter em mente que ela não deve ser consumida em excesso. Além disso, é importante que um médico ou profissional de saúde alimentar seja consultado antes de se optar pelo consumo de tâmaras. De resto, desfrute a tâmara e aproveite seus benefícios para a saúde.

Especialmente indicado para você:

setaQUAIS ALIMENTOS DEVEMOS E QUAIS NÃO DEVEMOS CONSERVAR NA GELADEIRA?

setaCASTANHA DE CAJU: UM ANTIDEPRESSIVO NATURAL

setaBEBIDAS ENERGÉTICAS: 10 RECEITAS NATURAIS PARA PREPARAR EM CASA