Alface: todos os benefícios da salada mais amada do Brasil

  • atualizado: 
alface beneficios

Como é bom poder comer uma salada de alface, especialmente se estiver acompanhando algum prato saboroso como arroz e feijão. Mas, comer alface fica melhor ainda quando descobrimos todos os benefícios que esta hortaliça pode trazer para nossa saúde. Alface: todos os benefícios da salada mais amada do Brasil.

Propriedades da alface

Embora todos os tipos de alface sejam benéficos para a saúde, a mais recomendada é a alface-romana por oferecer cerca de 3 vezes mais nutrientes que os outros tipos de alface. Dentre as propriedades, a alface destaque-se por sua riqueza em minerais como o cálcio, o sódio e o ferro. Quanto as vitaminas, podemos citar ao menos vitamina A, C e K, além da grande quantidade de folato.

alface romana 2

foto: alface-romana

Benefícios da alface

O benefício da alface não está apenas no paladar. Quando optamos por comer alface estamos optando por obter os seguintes benefícios para a nossa saúde:

Previne problemas cardiovasculares

Comer alface é colaborar com a saúde do coração. Por sua riqueza em betacaroteno e vitamina C, a alface previne oxidação do colesterol no sangue, evitando a mais variada gama de doenças circulatórias.

Auxilia na perda de peso

Este é um benefício muito conhecido da alface. A alta quantidade de fibras faz com que alfaces sejam capazes de melhorar as funções gastrointestinais, incrementando o funcionamento do organismo nos processos do intestino e favorecendo a perda de peso.

Alface é detox natural

A quantidade expressiva de mineiras presentes na alface funciona como um alimento detox. A alface é capaz de manter o equilíbrio alcalino do organismo, eliminando todos os tipos de toxinas que possam estar em nós.

Poucas calorias

Se você comer 100 g de alface você estará ingerindo apenas 15 calorias. Este fato, em complemento com as funções das fibras, faz com que a alface previna doenças do organismo relacionadas ao descontrole do colesterol.

alface

Melhora a saúde dos ossos

A alface é capaz de melhorar a saúde dos ossos por sua alta concentração de vitamina K. Esta vitamina, por sua vez, melhora a função do metabolismo ósseo, promovendo atividades osteotróficas no organismo.

Previne Alzheimer

Além de melhorar a saúde dos ossos, a vitamina K também é relacionada ao tratamento de Alzheimer. A ingestão de alface será altamente eficaz na prevenção desta mazela da mente.

Protege contra os raios UV

A quantidade expressiva de carotenoides como a zeaxantina fazem com que a ingestão de alface seja extremamente eficaz na prevenção de problemas da pele oriundos dos raios UV. Estes benefícios podem ser especialmente aproveitados por idosos que carecem do nutriente.

Previne gripes e resfriados

A alface pode prevenir gripes e resfriados com grande eficácia, uma vez que é rica em vitamina C que agirá no organismo como agente protetor de eventuais alterações, como os resfriados. Além disso, pode colaborar com a saúde da pele ao combater radicais livres.

Trata a insônia

Este é um mais famosos benefícios da alface. Por ter lactucário em sua composição, a alface é capaz de induzir sensação de relaxamento e sono. Para obter este benefício, basta comer algumas folhas de alface ou beber do seu suco.

Para facilitar, vimos então que a alface apresenta os seguintes benefícios para a saúde:

• Previne problemas cardiovasculares

• Auxilia na perda de peso

• Desintoxica o organismo

• Melhora a saúde dos ossos

• Previne Alzheimer

• Protege contra raios UV

• Previne gripes e resfriados

• Trata a insônia

Salada de alface

E então? Prontos para comer uma bela salada de alface? O bom é que esta hortaliça de sabor delicado combina com tudo: tomate, rúcula, nozes, castanhas, rabanete e até com frutas como romã e laranja. Pode ser temperada de 1001 maneiras mas simplesmente com limão, azeite e sal fica uma delícia. Use a imaginação e bom apetite :)

salada de alface

Com moderação

A alface não costuma apresentar grandes problemas quando consumida com moderação. Cabe, no entanto, o bom senso de não exagerar com nenhum alimento. Tudo que é demais faz mal, e a base da boa saúde é uma alimentação equilibrada e variada.

Talvez te interesse ler também:

COMO PLANTAR ALFACE EM CASA: DICAS FÁCEIS E PRÁTICAS

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS

11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!