Cranberry: os maravilhosos benefícios para a saúde e como consumir


Cada vez mais popular no Brasil, a cranberry (ou oxicoco, como é conhecida em algumas regiões) tem deixado muita gente impressionada com seus incríveis benefícios para o organismo. É capaz de diminuir riscos de doenças cardiovasculares, melhorar a saúde do coração e muito mais.

Os maravilhosos benefícios da cranberry para a saúde

A cranberry, apenas como observação geral para que possamos entender seus benefícios, é uma fruta muito rica em variadas vitaminas (A, C, E e K), como também em minerais tais quais o zinco, ferro, cálcio, magnésio e potássio. Além disso, possui boas quantidades de fibras. Com tudo isso, é certo afirmar os seguintes benefícios:

Trata doenças cardiovasculares

A cranberry é capaz de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares graças aos seus altos níveis de polifenóis que agem prevenindo o acúmulo de plaquetas e diminuindo a pressão arterial com ações anti-inflamatórias.

Elimina infecções no trato urinário

Por ter altos níveis de proantocianidinas, a cranberry se mostra muito eficiente na resolução de problemas de infeção no trato urinário. Ajudam a reduzir a permanência de bactérias que causam infecções.

Melhora a saúde bucal

Assim como as proantocianidinas ajudam no trato urinário, auxiliam e beneficiam também a saúde da boca, impedindo a proliferação de bactérias que podem causar mazelas como cáries ou mesmo gengivite.

Prevenção de câncer

Por sua composição de elementos, a cranberry é capaz de desacelerar o crescimento de tumores que podem causar câncer de mama, ovários, próstata e especialmente de cólon. Seu consumo diário é incentivado.

Para tratar constipação

Como vimos, as cranberrys são ricas em fibras. Isso significa que é possível obter ótimos benefícios através da ingestão desta fruta para tratar casos de desordem do sistema intestinal, como a constipação.

Previne o envelhecimento precoce

Por serem ricas em ácido ascórbico (ou vitamina C), a cranberry é uma excelente auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce, pois luta contra os radicais livres. Além disso, a alta quantidade de vitamina C presente em uma porção de cranberry é o suficiente para prevenir resfriados e gripes. Esses benefícios são reforçados também pela presença da vitamina E.

cranberry

Assim, podemos listar seus benefícios da seguinte forma:

  • Trata infecções urinárias
  • Previne diversos tipos de câncer
  • Melhora o funcionamento do intestino
  • Previne doenças dos dentes e relacionados na boca
  • Melhora o sistema imunológico, prevenindo resfriados e gripes
  • Previne o envelhecimento precoce lutando contra radicais livres
  • Previne e trata doenças cardiovasculares

Como consumir cranberry

Ainda não são todos os mercados que vendem cranberry em sua forma natural no Brasil. Isso ocorre porque a fruta continua a ser importada na maioria dos casos devido à sua difícil adaptação climática para plantio.

Muito comumente será vendida como suco ou mesmo em forma de fruta seca (desidratada). Seus benefícios podem ser obtidos seja comendo a fruta diretamente in natura, desidratada, em suco ou através de seu pó em cápsulas.

Caso opte por adquirir o suco, certifique-se de adquirir a polpa natural sem conservantes ou qualquer outro aditivo. Caso consiga comprar a fruta, é possível preparar um suco simples e fácil que trará todos os benefícios da cranberry:

Ingredientes

  • 1 copo (250ml) cheio de cranberry
  • 1 copo de água (250ml)
  • 1 colher de mel

Modo de preparo

  1. Adicione a cranberry e a água a um liquidificador e bata por 15 segundos
  2. Em seguida, coloque o suco batido em um copo e adicione a colher de mel
  3. Basta beber. Recomenda-se uma vez ao dia pela manhã

Orientações gerais sobre a cranberry

Embora a cranberry (ou oxicoco) possa trazer diversos benefícios para a saúde, é necessário consumi-la com moderação, pois contém frutose que pode fazer mal em demasia. Assim como tudo na vida.

Além disso, não é recomendado que se substitua tratamentos médicos em curso pela arbitrária ingestão de cranberry sem antes consultar um médico ou profissional de saúde.

Especialmente indicado para você:

ARANDO OU OXICOCO – A CRANBERRY DE MUITOS USOS E BENEFÍCIOS

CISTITE: 10 REMÉDIOS NATURAIS

SUCO VERMELHO: UMA ÓTIMA MISTURA PARA A SAÚDE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...