Cáscara-sagrada: benefícios e usos desta erva laxativa e diurética


A cáscara-sagrada, Rhamnus purshiana, é uma planta medicinal nativa das florestas de coníferas da América do Norte. Uma planta de sabor amargo que tem ação diurética e laxativa e que, segundo a medicina tradicional chinesa, atua nos meridianos do intestino grosso e estômago.

Uso medicinal da cáscara-sagrada

Esta planta é útil em casos de intestino preguiçoso, problemas urinários e alguns casos de inflamações das articulações.

Deve ser usada em doses mínimas pois seu efeito laxante é bastante forte. É recomendado o uso da planta fresca ou da casca nova já que, quando esta envelhece, a ação laxante pode ser acompanhada de dor abdominal, desconforto e diarréia explosiva. A ingestão da cáscara-sagrada aumenta a peristáltica da mucosa do cólon facilitando sua limpeza completa.

Na medicina chinesa, a cáscara-sagrada é reconhecida também por suas qualidades frias, picantes, levemente amargas e frescas, como um fitoterápico dissipador do calor intestinal, refrescante das vísceras e estancador do sangue, em casos de hemorragias internas. Por esses seus atributos é aplicada em tratamentos de perdas menstruais acentuadas, durante o período menstrual ou fora deste, menstruação irregular, disenteria e hemorróidas com sangramento.

Funciona como vermífugo pois, sua ação laxante faz com que os vermes intestinais saiam dos intestinos. Algumas variedades de cáscara-sagrada podem ter ação tóxica.

Aqui você poderá ler, em detalhes, o uso fitoterápico que a medicina tradicional chinesa indica para esta erva curativa, assim como a forma de preparo e dosagem das infusões.

Como tomar cáscara-sagrada

Você pode fazer uso desta planta laxante pela ingestão de cápsulas do extrato seco, à venda em farmácias fitoterápicas, pelo chá das folhas, ou da casca, e pelos medicamentos da fitoterapia chinesa, em preparados específicos e combinações diferenciadas.

Para preparar o chá de cáscara-sagrada

chá cáscara sagrada

1. Receita para chá com casca

Colocar 25g de cascas numa panela com 1 litro de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Beber 1 a 2 xícaras por dia.

2. Receita para chá com folhas

Em um litro de água fervente despeje uma colher de sopa de folhas (bem limpas) de cáscara-sagrada. Ferva por 5 minutos, deixe esfriar e coe. Pode guardar na geladeira.

Precauções para o uso

Não se aconselha o uso da cáscara-sagrada durante a gravidez e lactação ou, para qualquer pessoa, por longos períodos de tempo.

Reações adversas possíveis

Em função da dosagem e tempo de uso, ou sua sensibilidade pessoal, o uso da cáscara-sagrada pode ocasionar náuseas, diarreia, vômitos, cólicas intestinais, colestase (redução ou interrupção do fluxo biliar). Seu uso continuado na obstipação crônica pode criar habituação.

Cáscara-sagrada emagrece?

Algumas pessoas afirmam (leia aqui) que o uso de extrato seco de cáscara-sagrada, em cápsulas, tem efeito emagrecedor. Com certeza, caso você sofra com retenção hídrica, qualquer erva com efeito diurético ajudará a reduzir seu peso, em água e, caso você tenha prisão de ventre crônica ou frequente, o que também aumenta o peso, qualquer erva laxante fará com que você reduza quilos.

Não há nenhum estudo ou informação que afirme que o consumo de cáscara-sagrada vai atuar positivamente na redução da sua ansiedade ou modificar substancialmente o seu metabolismo. Assim, fica aqui a dica: plantas medicinais diuréticas e laxantes não são ervas emagrecedoras mesmo quando reduzem, sintomaticamente, o seu peso e suas medidas.

Especialmente indicado para você:

BEBER TANTA ÁGUA ACELERA O METABOLISMO E AJUDA A EMAGRECER

NOZ DA ÍNDIA: EMAGRECE! MAS, SAIBA O QUE ESTÁ COMPRANDO

NOGUEIRA DA ÍNDIA: TODOS OS USOS MEDICINAIS. FUNCIONA PARA EMAGRECER?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...