Noz da Índia: emagrece! Mas, saiba o que está comprando


Tem moda de tudo, não é? Agora tem a moda de tomar noz da Índia para emagrecer como se fosse “solução milagrosa”. Mas, antes de experimentar qualquer planta, você deve conhecê-la muito bem pois, o que para uns é a cura, para outros poderá ser até a morte.

A noz da Índia é uma nogueira, Aleurites moluccana, uma planta da família Euphorbiaceae. As euphorbiaceae são plantas produzem látex (ou leite), contêm alcaloides tóxicos ao consumo humano e devem ser encaradas com muito cuidado. Leia mais aqui sobre a planta e suas origens

As medicinas tradicionais dos países de origem da noz da Índia recomenda seu uso para diversos casos, especialmente como anti-inflamatório, com dosagens muito controladas e cuidadosas pois, a semente, noz, tem forte ação laxante que pode resultar em desidratação e desequilíbrio eletrolítico (veja aqui). Porém, há quase nada de estudos que comprovem os efeitos alegados. Leia aqui o que diz a ANVISA sobre a toxidez da Aleurites moluccana (é esperada após ingestão de 3 sementes porém, seus sintomas ocorrem após ingestão de 1 semente ao dia).

NOZ DA ÍNDIA E THEVETIA PERUVIANA: PORQUÊ EXISTE A CONFUSÃO?

Porém, a planta cujas sementes se vendem aqui no Brasil como noz da Índia, é outra. Aqui vende-se para emagrecimento, a Thevetia peruviana (chapéu-de-napoleão). Seu uso é estudado porém deve ser muito cuidadoso e a dose, mínima. Alguns sites dizem que esta dose é uma quarta parte de semente, cozida em um copo de água. Outros indicam a metade desta dose.

Vale a pena você ler, com atenção, as informações deste site que te ajudarão a ter maior cuidado no uso de plantas. E, como tudo, a Thevetia peruviana tem sim efeitos colaterais adversos bastante incômodos e parecidos com os da Aleurites moluccana – náuseas, vômitos, tonturas e, principalmente, efeitos cardíacos pois, esta planta é rica em um glicosídeo que afeta a função cardíaca (por isso é usada como medicamento para problemas de coração, com dosagem muito bem controlada, claro). Leia aqui sobre as contraindicações da Thevetia peruviana.

Veja, o que há no mercado é uma confusão de nozes, e todas são tóxicas. Porquê existe a confusão? Não sei! Porquê dizem que estão vendendo semente de Aleurites quando na verdade é de Thevetia? Alguma razão comercial deve estar por detrás disso. Leia aqui e aqui sobre o que pesquisou Neiva Alves Rocha sobre o assunto e não vá tomar gato por lebre, pois o resultado poderá ser desastroso. Todas as três são medicinais, cada qual tem sua aplicação e dosagem. Compare bem as fotos abaixo com as sementes que te venderem.

1. Noz da Índia, nogueira daÍndia, nogueira de iguape (Aleurites moluccana)

nogueira da india

2. Chapéu-de-napoleão (Thevetia peruviana)

chapéu de napoleão

3. Castanha da Índia (Aesculus hippocastanum)

castanha da índia

Mas, lembre-se, não é para engolir ou mastigar o pedaço de semente e sim, tomar a água da fervura da semente, um cházinho. Muitos problemas, e intoxicações, estão ocorrendo quando a dose é excedida. E você, minha amiga, pode ser daquelas pessoas mais sensíveis e que reage com pouco então, meu conselho é de que, se quer experimentar a moda de emagrecer com noz de cola, comece observando a reação do seu organismo na dose mais mínima possível.

E, se tiver sintomas adversos (náuseas, vômitos, encaroçamento dos gânglios linfáticos, inchaço dos pés, tontura, e outros) pare imediatamente pois, você se intoxicou com o remédio. Ou seja, você tomou dose excessiva para seu organismo. É isso que indicam os efeitos mencionados como negativos.

Leia também: PLANTA PODE TAMBÉM MATAR

A NOZ DA ÍNDIA NÃO É APROVADA PARA CONSUMO NO BRASIL

Por enquanto, a noz da Índia não é aprovada para consumo no Brasil, nem recomendada, pois não existem pesquisas científicas que comprovem seus efeitos alegados e nem suas doses de segurança. Leia aqui:”De acordo com a resolução Federal RDC n°26/2014/ANVISA tal semente entra na lista de espécies que não podem ser utilizadas na composição de produtos tradicionais fitoterápicos (medicamento fitoterápico), pois são considerados tóxicos e não possuem eficácia e segurança comprovada pela ANVISA, portanto não podem ter registro e nem notificação, não podendo ser comercializado.

Por outro lado, têm-se verificado que, os produtos fitoterápicos que afirmam ser de noz da Índia, nenhum ainda aprovado pela ANVISA, têm também outra semente, muito mais tóxica, conhecida como chapéu-de-napoleão, a A Thevetia peruviana, leia aqui sobre a toxicidade desta semente.

Existem muitos medicamento fitoterápicos que têm efeito laxante, depurativo e desintoxicante, semelhantes aos da noz da Índia, e que são de uso seguro. Recomendo que você, que quer emagrecer, procure sempre informações fidedignas sobre os produtos que vai usar, que privilegie uma alimentação saudável, algum exercício diário, alimentos com os ácidos graxos essenciais que são fundamentais para o reequilíbrio hormonal, tome água pura e se desencante do padrão “magra modelo” que a sociedade, e a mídia, nos vem impondo há décadas.

SE VOCÊ INSISTIR EM EXPERIMENTAR A NOZ DA ÍNDIA ATENTE PARA AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:

  • não faça uso em jejum, nunca. Tome a água de fervida do pedacinho de noz, após o café da manhã.
  • não engula o pedacinho de noz, ele não é comprimido
  • não mastigue o pedacinho de noz, ele não é pastilha
  • não use se tiver qualquer problema hepático ou renal
  • não use se estiver grávida ou aleitando
  • não use se sofrer de problemas cardíacos
  • não dê para criança ou adolescente
  • sempre coma uma banana e um tomate, para repor a perda, inevitável, de potássio
  • não ultrapasse a dose mínima
  • caso tenha qualquer reação ruim – fraqueza, taquicardia, formigamento do corpo, dores de estômago, náuseas, vômitos, tonturas, diarreia, gânglios linfáticos intumescidos. dores pelo corpo, interrompa imediatamente o uso da água de noz da Índia.
  • consulte um médico de sua confiança antes de começar qualquer tratamento fitoterápico ou da moda.
  • não corra riscos – é a sua vida, o seu corpo, que estarão em perigo.

Especialmente indicado para você:

AFRODISÍACOS: TODOS OS ALIMENTOS QUE AUMENTAM A PAIXÃO (E A FERTILIDADE)

O QUE ACONTECE AO CORPO SE COMERMOS 30 GR DE AMÊNDOAS POR DIA?

ÔMEGA 3 – VOCÊ SABE QUE BENEFÍCIOS TRAZ O CONSUMO DAS GORDURAS SAUDÁVEIS?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...