Nogueira da Índia: todos os usos medicinais. Funciona para emagrecer?


Muito se fala hoje em dia na noz da índia, como emagrecedor quase mágico. Mas, neste artigo, vou contar que planta é essa, Aleurites moluccana, também conhecida como nogueira da Índia ou nogueira de Iguape, que é uma planta medicinal originária da Índia.

O chá das folhas e da casca da nogueira da Índia são um potente vermífugo e desintoxicante do nosso organismo e, segundo a Dra Hulda Clark, com esse chá, ou com o seu extrato liofilizado, se consegue tratar uma infinidade de doenças, que são resultantes diretas dos parasitas que coabitam conosco, que geram toxinas e causam tumores.

A Dra. Hulda Clark fala de Fasiliopsis buski, ou fasciola, que é um parasita, de Clostridium, que é uma bactéria, de aflatoxinas, que são toxinas geradas por fungos, e da intoxicação do organismo humano por corantes azóicos – uns corantes que estão em todo o processo industrial. Veja essa entrevista, no vídeo abaixo, e pense seriamente no caso.

Mas, não saia por aí tomando chá de nogueira, sem controle pois que, apesar do óleo da semente da Aleurites moluccana ser usado na alimentação, nas regiões de origem da planta, a nogueira da Índia, ou qualquer das suas partes, não é um alimento e, não é inócua.

Para além de ser usado na culinária local, o óleo da Aleurites moluccana é muito usado na indústria e como biocombustível, para impermeabilização de madeiras e outros muitos usos, veja mais aqui.

Cuidado nas doses

Em excesso, o consumo da Aleurites moluccana pode provocar sintomas bastante negativos como “náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarreia, seguidos de sede, secura de mucosas, letargia. Em casos com maior gravidade, desidratação, midríase, letargia, cianose e hipertermia”, leia mais aqui.

Usos medicinais comprovados

Se você pretende estudar o uso medicinal desta planta que está tão na moda, leia alguns dos estudos que linko aqui: sobre a ação redutora do colesterol, sobre o seu uso medicinal e sobre a composição fitoquímica da planta.

Existem diversos estudos sobre a Aleurites moluccana porém, de todos os que eu encontrei, nenhum afirma que se pode, ou se deve, emagrecer com seu uso. O emagrecimento se dá por reação do organismo à intoxicação, através de vômitos, náuseas e diarreia.

Mas, o mais importante de você saber é que a Aleurites moluccana não é a semente que se vende pela internet como noz da índia.

O que se vende é semente de chapéu-de-napoleão, Thevetia peruviana, que também é planta medicinal, para problemas cardíacos, porém tóxica dependendo da dose, e a dosagem de risco é individual.

Funciona para emagrecer?

O que se deduz disso tudo é que muitas pessoas estão usando a semente de noz da Índia, pensando que é uma planta porém é outra, e emagrecendo por conta da reação do seu organismo à intoxicação.

Os riscos são altos pois a Thevetia peruviana, assim como a Aleurites moluccana, são hepatotóxicas, quer dizer, acumulam e fazem mal ao fígado, caso não sejam bem administradas.

Especialmente indicado para você:

SUCOS PARA EMAGRECER: QUAIS INGREDIENTES FAZEM TODA A DIFERENÇA

BEBER TANTA ÁGUA ACELERA O METABOLISMO E AJUDA A EMAGRECER




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...