Alecrim: o chá que alegra a alma e cura o corpo


O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto perene, com lindas flores pequeninas (azuis, rosas, brancas), fortemente aromático, originário das encostas ensolaradas da região mediterrânica. O seu nome, rosmarinus, significa “orvalho do mar” e assim foi denominado pelo forte aroma que exala quando cresce livre e espontaneamente. É com esse aroma, e não só, que o alecrim alegra a alma e cura o corpo.

Esta é uma erva solar, não só porque adora estar a pleno sol mas também porque eleva a sensação de bem estar de quem a usa.

Seu uso culinário, medicinal e religioso remonta, pelo menos, à Idade Média, quando já era usado como defumador tanto em rituais como para a cura de determinadas doenças (ou para espantar os espíritos que as originavam) e também como condimento alimentar, em alcoolatos como tônico, temperando vinhos e licores.

foto

Cultivo

É muito fácil de cultivar do alecrim, pois basta você fazer estacas dos ramos mais grossos deixando sem folhas a parte que vai na terra.

Esta é uma erva rústica, que não gosta de muita água mas não prescinde dele também, aguenta solos pedregosos e se dá bem em solos calcários, mas não gosta de vento, portanto, mantenha o seu pé de alecrim num canto mais protegido.

Alecrim adora sol direto e não aceita poda ou corte de seus ramos, antes dos 2 anos de idade, mesmo que seja para um chazinho (se for preciso, tire sempre só as folhas, de baixo para cima, as mais velhas, nunca as das pontas.

A flor do alecrim é muito procurada pelas abelhas que, com seu néctar produzem um mel de qualidade excepcional e que mantêm as propriedades curativas atribuídas à planta que o origina.

foto

Benefícios

Manutenção da boa memória

Na medicina popular o alecrim é associado, há séculos, à manutenção da boa memória, fato esse que vem sendo estudado pelo médico Chris Van Tulleken, e que você pode ler no nosso artigo anterior sobre esta planta.

Levantar o ânimo

Mas também para “levantar o ânimo“, ajudar você a ultrapassar aqueles momentos mais difíceis e tristes da vida, “dar a volta por cima” e adotar a resiliência como filosofia de “bem viver”.

Leia aqui sobre o que é a resiliência, sua importância e como aprender a ser mais leve:

Antidepressivo

Também é ótimo para “aligeirar o coração pesado” para o que basta você colocar um ramo de alecrim numa jarra de água e ir tomando essa água aromatizada durante o dia.

A verdade é que o consumo do chá de alecrim, ou sua água aromatizada, tem um efeito tão bom que, pode-se dizer, “alegra a alma” e, quando a alma se alegra o corpo se cura.

Perfume de alecrim

O primeiro perfume que recebeu nome, no século XIII, era feito com alecrim.

Trata-se da “Água da Rainha de Hungria“, receita alquímica que, na época, era feita com óleo de terebentina (poderoso antireumático de uso tópico) e alcoolato de alecrim, alfazema e poejo e usado como tônico revigorante que era passado no corpo.

Atualmente já não se usa o óleo de terebentina pois este tem efeito acumulativo altamente alergênicos mas, você pode fazer uma “Água de Hungria” modificada com a seguinte receita:

Receita de “Água da Rainha de Hungria”

4 gotas de óleo de alecrim

6 gotas de óleo de limão siciliano

2 gotas de óleo de laranja

5 ml de água de flor de laranjeira

5 ml de água de rosas

40 ml de 90% de álcool de cereais

Adicione os ingredientes em um frasco de vidro, de preferência de cor escura e use-o como perfume.

Propriedades medicinais do alecrim

Vários estudos científicos já comprovam as propriedades medicinais do alecrim, em pó, extrato, óleo, chá ou como condimento alimentar.

Esta planta é usada para:

  • tratar doenças do fígado
  • falta de apetite e fraqueza geral
  • como antisséptico e adstringente
  • para o sistema nervoso (estimulante de pessoas enfraquecidas)
  • dores reumáticas
  • depressão
  • gases intestinais
  • debilidade cardíaca
  • falta de apetite
  • cicatrização de feridas
  • dor de cabeça de origem digestiva
  • problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios
  • cansaço físico e mental
  • celulite
  • colesterol
  • azia e insônia

Já se estuda seu uso também nos tratamentos de câncer da próstata, como antibiótico específico, em problemas como colite e no combate a inflamações acneicas dentre outros vários estudos disponíveis para pesquisa.

Receita do Chá de Alecrim

immagine

Tendo visto todos os seus benefícios e todas as propriedades medicinais, falta somente fazer você o chá de alecrim para, com seu perfume, seu calor, alegrar a alma e aquecer o coração. Bom relax!

Ingredientes

1 pequeno ramo de alecrim (de preferência orgânico) para cada

1 litro d’água

Modo de fazer

Lave o ramo e alecrim e leve a água para ferver. Desligue o fogo, acrescente o ramo de alecrim e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos em recipiente tampado. Coe e sirva morno. Acrescente gotas de limão e mel a gosto.

Talvez te interesse ler também:

CASCA DE MAÇÃ: PROPRIEDADES CURATIVAS

LAVANDA, ALFAZEMA – ALGUNS USOS CURATIVOS

DENTE-DE-LEÃO – A COROA DO SOL – USOS CULINÁRIOS E MEDICINAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 7 comentários

  1. Marisa Adam
    Publicado em 23/01/2021 às 12:15 pm [+]

    Bom dia !

    Gostei muito da matéria sobre o alecrim.
    Muito bem escrito, com informações e comentários que trazem conhecimento.

    Parabéns !! Amei!!!

    Abraços


  2. Maria Eliane Lima de Sena Antunes
    Publicado em 04/04/2021 às 8:18 pm [+]

    Parabéns! Amei as informações. Tirei muitas dúvidas, sobre essa erva tão incrível, para o espírito e o corpo, nesse tempo de pandemia. Vou fazer e tomar! Muito obrigada!


  3. Daia Florios
    Publicado em 07/04/2021 às 11:41 am [+]

    Nós é que te agradecemos <3


  4. ROSÂNGELA DO NASCIMENTO
    Publicado em 13/04/2021 às 1:47 am [+]

    Amei as instruções!
    Parabéns ao site.


  5. Daia Florios
    Publicado em 20/04/2021 às 8:34 am [+]

    <3 <3 <3


  6. Jéssica Amanda
    Publicado em 17/07/2021 às 2:41 am [+]

    Foi de impotância este assunyo,pois beneficia nós todos!Parabéns


  7. Daia Florios
    Publicado em 19/07/2021 às 12:42 pm [+]

    <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...