Damiana: erva boa para tratar ansiedade e outros problemas nervosos


Você já ouviu falar da damiana? Esta é uma planta mexicana conhecida como “Chá do México” usada para tratar vários problemas nervosos e também como afrodisíaco.

Seu uso empírico é consagrado na América Central e já existem alguns estudos interessantes que comprovam algumas das suas características medicinais.

Trata-se de um arbusto com flores amarelas, aromáticas e duas espécies são conhecidas e usadas pela medicina popular centro americana, a Turnera diffusa e a Turnera diffusa Willd var. aphrodisiaca, sobre o qual já existem vários estudos que justificam seus benefícios curativos, já conhecidos pela medicina popular.

Usos medicinais

A damiana é uma planta nativa do México, natural das encostas ensolaradas do sul do Texas (que era México) e muito usada pelos povos originários, para vários tratamentos do sistema nervoso, para aliviar a ansiedade, nervosismo e angústia.

Também possui suave efeitos antidepressivo, sedativo em doses mais altas e, usada como afrodisíaco pois, melhora o desempenho sexual (este efeito não foi demonstrado em seres humanos mas sim em ratos. Porém, sua propriedade afrodisiaca seria coadjuvante do seu potencial relaxante e tranquilizador).

A damiana vem sendo recomendada como afrodisíaco, ou propiciador de melhor desempenho sexual, tanto em mulheres como em homens, por ervanários e naturopatas da sua região de origem.

Basicamente, esta erva é usada como tônico geral propiciador de maior sensação de bem-estar.

Outros usos também são documentados em: processos digestivos, para melhorar a digestão, tratar a obstipação e como laxante suave. O efeito tido como afrodisiaco também pode ser explicado pelo estímulo que a damiana promove no trato intestinal aumentando a oxigenação da região genital humana e, consequentemente, os níveis de energia, restaurando a libido e o desejo.

Propriedades curativas

Alguns estudos comprovam o valor medicinal da damiana identificando suas  propriedades medicinais, curativas.

Um dos componentes da damiana, a apigenina, é a responsável pelas propriedades ansiolíticas e, em doses maiores, sedativas desta planta, faz com que ela seja também uma boa opção em tratamentos contra os efeitos do estresse.

Como regulador da ansiedade a damiana também é usada na homeopatia, com bons resultados comprovados.

Também é a apigenina que favorece a redução de peso em pessoas obesas.

A ingestão de damiana antes das principais refeições aumenta a sensação de saciedade favorecendo uma menor ingestão de alimentos o que, ao final, resultará no emagrecimento.

Óleo essencial de damiana

O óleo essencial de damiana, rico em terpenos, é usado como bactericida e muito útil no tratamento de tosses, gripes e bronquites.

Na aromaterapia, seu uso é consagrado quando se busca a regulagem hormonal porém, é contraindicado para pessoas que tenham qualquer problema de origem psicótica, como a esquizofrenia, bipolaridade ou semelhante pois seu uso pode aumentar os sintomas maníacos.

No entanto, alguns estudos (leia aqui e aqui) não comprovaram que a damiana seja uma planta adaptogênica, ou que tenha efeitos contra o estresse, ou alguma excepcional atividade antioxidante, ou estimulante, efeitos que também são relatados pelo seu uso popular.

Contraindicações

Mas, como em todas as outras coisas, a damiana também tem suas contraindicações.

O seu uso está contraindicado para pessoas que tenham:

  • Síndrome do intestino irritável
  • Taquicardias
  • Arritmias
  • Insuficiência cardíaca
  • Transtornos do sono

Doses recomendadas

Quanto às doses recomendadas, é bastante controverso já que alguns artigos apontam que não se deve ultrapassar uma xícara de chá de damiana ao dia (2 colheres de chá de erva em uma xícara de água quente) e outros dizem que o uso consagrado indica de 2 a 3 xícaras do chá, ao dia.

Portanto, quanto a isso, o ideal é procurar um bom fitoterapeuta que conheça os efeitos desta planta e que possa indicar a dose especialmente indicada para você.

Talvez te interesse ler também:

O USO DA KAVA-KAVA CONTRA ANSIEDADE, SEUS BENEFÍCIOS E RISCOS

ALCAÇUZ, RAIZ DOCE QUE CURA DE ANSIEDADE A PROBLEMAS DE MENOPAUSA

CASTANHA DE CAJU: UM ANTIDEPRESSIVO NATURAL

Fontes: Herwisdom, Fitospazio e Plantas Medicinais e Fitoterapia




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...