Chá de camomila, um concentrado de bondade!

cha de camomila

A camomila é usada há vários séculos: passou pelo Império Romano, pelo governo egípcio e pela Grécia antiga. Valorizada por seus flavonóides especiais, a camomila (Matricaria recutita, ou Matricaria chamomilla) oferece inúmeros benefícios que melhoram a saúde.

Aqui estão 9 incríveis benefícios para a saúde do chá de camomila.

1. Cortes e feridas

O chá de camomila foi usado pelos gregos, romanos e egípcios como um bálsamo para as feridas para acelerar a cura. Em um estudo recente, os ratos que receberam camomila curaram-se mais rápido do que aqueles que não receberam o elixir.  Atua especialmente bem para queimaduras. Isso porque Matricaria camomila é um anti-inflamatório, antimicrobiano e tem efeitos antioxidantes.

2. Ajuda com Diabetes

Algumas pesquisas têm mostrado que a camomila pode ajudar aqueles que sofrem de diabetes. Ela também ajuda nos casos de hiperglicemia.

Leia também: DIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

3. Antibacteriana

Os efeitos antibacterianos do chá de camomila pode ajudar a prevenir e tratar resfriados, protegendo contra doenças e infecções bacterianas.

4. Acalma espasmos musculares

Um estudo da Inglaterra descobriu que beber chá de camomila eleva os níveis de urina de glicina, um composto que acalma espasmos musculares. Os investigadores acreditam que é por isso que o chá de camomila pode vir a ser um remédio eficaz para cólicas menstruais também.

5. Alivia Estômago

A erva alivia a dor de estômago, ajudando a acalmar e relaxar os músculos. A camomila pode ajudar com a má digestão e até mesmo aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável.

Leia também: REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS

6. Promove o sono

Beber chá de camomila acalma o sistema nervoso de modo que você consegue dormir melhor. Ela tem sido utilizada como uma solução para a insônia durante séculos.

Leia também: COMO É POSSÍVEL MELHORAR O SONO DO TEU BEBÊ (E O TEU TAMBÉM!)

7. Natural tratamento de hemorróidas

A pomada de camomila ajuda a aliviar hemorróidas.

Leia também: CONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

8. Tratamento de câncer

A camomila pode ajudar a reduzir as células cancerosas, segundo estudos em curso,  que estão observando se ela inverte o crescimento celular anormal.

Leia também: ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

9. Promove a pele saudável

Anti-inflamatória e com propriedades antissépticas, a camomila ajuda nos casos de irritações de pele como eczema, acne e alergias.

Há muitas usos para a camomila, incluindo tinturas e óleos essenciais e o mais frequentemente é o seu uso como infusão ou chá. 

Leia também:

CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

CAMOMILA: PROPRIEDADES, USOS E CONTRAINDICAÇÕES