Xampu de camomila: é natural e fácil de fazer em casa


Hábitos saudáveis não estão relacionados apenas a uma boa alimentação e exercícios físicos. A todo tempo, estamos expostos a produtos químicos, sobretudo, aqueles que usamos para a nossa higiene pessoal.

Já demos várias vezes receitas naturais alternativas, que podemos fazer em casa, para substituir produtos vendidos nos supermercados dos quais desconhecemos a composição.

Leia também: PASTA DE DENTE FEITA EM CASA – 9 RECEITAS PARA SUA SAÚDE

Um bom xampu caseiro sempre é uma maneira de manter o cabelo bonito de forma natural e barata. Nem sempre os cosméticos adquiridos em perfumarias são os melhores. Por isso, vamos aprender uma receita caseira de xampu de camomila, que vai deixar seu cabelo com brilho e maciez.

O xampu faz um monte de espuma e de poluição. É difícil encontrar nas perfumarias e mercados produtos 100% naturais. E os que existem, é claro, são bastante caros.

Bahman Karimzadeh, cabeleireiro norte-americano de Los Angeles, apoia a teoria de que podemos viver sem xampu. “Meu couro cabeludo está sujo, oleoso. Sou obrigado a lavá-lo! Basta! Precisamos superar essa obrigação porque ela não passa de uma sensação”. O cabeleireiro norte-americana usa xampu apenas uma vez por semana e admite que sua vida melhorou bastante, tendo os cabelos mais macios e mais limpos do que quando o usava todos os dias.

Embora não precisemos ser radicais como ele, é possível lavar os cabelos todos os dias, ou quando você quiser, mantendo-os limpos e também o meio ambiente.

Receita de xampu de camomila

Ingredientes:

– Meio litro de infusão de camomila bem carregada

– Três ou quatro colheres de sopa de sabão neutro ralado

– Uma colher de sopa de glicerina (para emulsionar)

– Algumas gotas de óleo essencial de camomila

Preparação:

1. Prepare a infusão de camomila de uma maneira bastante carregada, já que a ideia é que fique bem concentrado, forte.

2. Com a infusão ainda bem quente incorpore o sabão neutro ralado. Misture bem até estar completamente dissolvido.

3. Uma vez que o xampu esteja um pouco mais frio e já com o sabão dissolvido, adicione a glicerina (que funcionará como emulsionante) e, posteriormente, o óleo essencial de camomila, que terminará por dar um aroma e a presença dessa poderosa erva.

4. Engarrafe, misture bem e deixe descansar por cerca de dois dias para que os aromas e todos os ingredientes entrem em harmonia.

A camomila tem propriedades tanto para clarear o cabelo como para ajudar no seu bem-estar geral.

Essa receita pode ser usada sem problemas por todos.

Talvez te interesse ler também:

CABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU

CAMOMILA: PROPRIEDADES, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

Fonte: galanti




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...