Tofu: propriedade, calorias e receita

tofu

Tofu é um alimento produzido a partir da soja que apresenta uma textura firme (como a do queijo), sabor delicado e cor branca cremosa.

Os chineses descobriram o tofu há mais de dois mil anos, mas esse rico alimento também passou a fazer parte da alimentação japonesa e coreana. No ocidente, não se sabe ao certo quando o tofu chegou, mas o dicionário espanhol Vocabulario da Lingoa de Iapam, de 1603, traz o que é considerado o primeiro registro da palavra na Europa.

O tofu é feito de leite de soja e seu processo de fabricação é muito parecido com o do queijo fabricado a partir do leite, tendo ambos a mesma consistência. É, por isso, muito conhecido por queijo de soja.

O seu sabor é suave e combina com vários tipos de receitas. Na culinária asiática o tofu é usado tanto em receitas doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredients.

Nutricionalmente, tem um conteúdo proteico muito rico, sendo um bom substituto da carne para os vegetarianos. Os coagulantes mais utilizados são cloreto de magnésio e nigari. É possível também coagular a proteína de soja com limão ou vinagre, mas estes alteram o sabor do tofu, além de não serem tão eficazes. Outra possibilidade é o cloreto de cálcio.

Mas não apenas os vegetarianos podem se beneficiar do tofu: adeptos de uma alimentação saudável, intolerantes à lactose e vários grupos com necessidades e ideologias diferentes recorrem a esse alimento para consumir proteína com baixo teor de gordura.

Propriedades nutricionais e medicinais do tofu

Como é um derivado da soja, o tofu tem as mesmas propriedades da leguminosa. 100 gramas do produto contêm 85% de água; 7,5 gramas de proteína; e somente 70 calorias. Ou seja, é uma fonte importante de proteínas (principalmente para os vegetarianos), além de oferecer riqueza de minerais como fósforo, cálcio e magnésio.Outra vantagem é que o Tofu é mais fácil de digerir do que o grão de soja ou a proteína texturizada de soja. Sua maior digestibilidade faz do tofu a opção perfeita para quem não se adapta ao consumo de soja em grãos, já que ela pode causar flatulência.

Para que as necessidades proteicas sejam supridas satisfatoriamente, é recomendável a ingestão de três porções diárias de soja ou seus derivados. Por exemplo: uma fatia de Tofu, um copo de leite de soja e uma xícara de grãos de soja.

Pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California descobriram que o risco de desenvolver câncer de mama é menor entre as mulheres americanas de ascendência asiática consumidoras de fofu e outros derivados da soja. A explicação são os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino.

Além de todas essas vantagens, o tofu é muito fácil de preparar. Recomenda-se que seja utilizado em seu preparo soja orgânica. Uma dica para ser usada nas receitas com tofu é bater o queijo de soja com um pouco de água no liquidificador até obter a consistência de um purê. Cinco colheres desse purê equivalem a um ovo inteiro.

Receita de tofu

 

Ingredientes (para 2 pessoas)

* 500 g de soja em grãos

* 20 g de (4 colheres, de sopa rasas) de sulfato de cálcio (gesso)

* 1 colher de sopa de sal amargo

 

Material necessário

* Panos para fazer queijo ("pano de fralda")

* Moldes (sugestão: usar caixas de leite longa-vida)

* Prensa (1 cartão grosso embrulhado com filme plástico)

* Pesos (pratos, latas de conserva...)

* Termômetro de cozinha

 

Preparo

círculo verde Deixe os grãos de soja de molho por 10 a 20 horas, em água suficiente para cobri-los mesmo quando dobrarem de tamanho.

círculo verde Prepare os moldes utilizando uma caixa de leite para cada molde.

círculo verde Corte um dos lados da caixa e, no outro, faça vários furos para que o líquido do tofu saia. Reforce os moldes, se necessário, passando um cordão ou arame por fora. Forre cada molde com um pedaço de pano para queijo, que deve ser grande o suficiente para cobrir todo o tofu.

círculo verde Escorra os grãos de soja e moa-os em um liquidificador ou processador de alimentos, com água o suficiente para cobri-los.

círculo verde Moa em várias etapas, se necessário, pois a quantidade de grãos vai ser grande. Transfira os grãos moídos com água para uma panela grande e adicione mais água, até dobrar a quantidade de líquido. Leve ao fogo e deixe levantar fervura.

círculo verde Baixe o fogo e deixe ferver por 20 a 30 minutos, retirando com uma escumadeira a espuma que se formar sobre a água. Enquanto isto dissolva o sulfato de cálcio em uma pequena quantidade de água e reserve.

círculo verde Forre um coador grande com um pedaço de pano para queijo e coe o tofu, sobre uma grande tigela ou panela. O líquido coado é o leite de soja e será transformado em tofu. O material sólido que ficar no coador é chamado "okara" e pode ser utilizado em alguns pratos japoneses.

círculo verde Deixe o líquido esfriar até 70º. Quando estiver nesta temperatura, misture o sulfato de cálcio ja dissolvido em água e mexa. Quase que imediatamente, o tofú começará a separar-se da água. Neste ponto, despeje a mistura nos moldes e cubra-los com o pano de queijo.

círculo verde Sobre cada molde, coloque um pedaço de papel-cartão embrulhados com filme plástico (cortados no tamanho exato do molde) e, sobre esta pilha, os pesos (latas, potes) para que o tofu seja pressionado e o líquido saia.

círculo verde Após 30 minutos coloque cada molde dentro de uma bacia grande cheia d'água e retire cuidadosamente os tofus dos moldes. O tofú está pronto e para melhor conservação deve ser guardado na geladeira em um pote cheio d'água (troque a água todos os dias). Desta maneira dura 30 dias.

Confira aqui outras receitas para você aproveitar o tofu e todos os seus nutrientes no preparo de suas refeições.

Leia também:

setaSEITAN: PROPRIEDADES, CALORIAS E VALOR NUTRICIONAL

setaRECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

setaIDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS

 

Fonte: 

snqc

guiavegano