Tofu: propriedade, calorias e receita


Tofu é um alimento produzido a partir da soja que apresenta uma textura firme (como a do queijo), sabor delicado e cor branca cremosa.

Os chineses descobriram o tofu há mais de dois mil anos, mas esse rico alimento também passou a fazer parte da alimentação japonesa e coreana. No ocidente, não se sabe ao certo quando o tofu chegou, mas o dicionário espanhol Vocabulario da Lingoa de Iapam, de 1603, traz o que é considerado o primeiro registro da palavra na Europa.

O tofu é feito de leite de soja e seu processo de fabricação é muito parecido com o do queijo fabricado a partir do leite, tendo ambos a mesma consistência. É, por isso, muito conhecido por queijo de soja.

O seu sabor é suave e combina com vários tipos de receitas. Na culinária asiática o tofu é usado tanto em receitas doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredients.

Nutricionalmente, tem um conteúdo proteico muito rico, sendo um bom substituto da carne para os vegetarianos. Os coagulantes mais utilizados são cloreto de magnésio e nigari. É possível também coagular a proteína de soja com limão ou vinagre, mas estes alteram o sabor do tofu, além de não serem tão eficazes. Outra possibilidade é o cloreto de cálcio.

Mas não apenas os vegetarianos podem se beneficiar do tofu: adeptos de uma alimentação saudável, intolerantes à lactose e vários grupos com necessidades e ideologias diferentes recorrem a esse alimento para consumir proteína com baixo teor de gordura.

Propriedades nutricionais e medicinais do tofu

Como é um derivado da soja, o tofu tem as mesmas propriedades da leguminosa. 100 gramas do produto contêm 85% de água; 7,5 gramas de proteína; e somente 70 calorias. Ou seja, é uma fonte importante de proteínas (principalmente para os vegetarianos), além de oferecer riqueza de minerais como fósforo, cálcio e magnésio.Outra vantagem é que o Tofu é mais fácil de digerir do que o grão de soja ou a proteína texturizada de soja. Sua maior digestibilidade faz do tofu a opção perfeita para quem não se adapta ao consumo de soja em grãos, já que ela pode causar flatulência.

Para que as necessidades proteicas sejam supridas satisfatoriamente, é recomendável a ingestão de três porções diárias de soja ou seus derivados. Por exemplo: uma fatia de Tofu, um copo de leite de soja e uma xícara de grãos de soja.

Pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California descobriram que o risco de desenvolver câncer de mama é menor entre as mulheres americanas de ascendência asiática consumidoras de fofu e outros derivados da soja. A explicação são os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino.

Além de todas essas vantagens, o tofu é muito fácil de preparar. Recomenda-se que seja utilizado em seu preparo soja orgânica. Uma dica para ser usada nas receitas com tofu é bater o queijo de soja com um pouco de água no liquidificador até obter a consistência de um purê. Cinco colheres desse purê equivalem a um ovo inteiro.

Receita de tofu

Ingredientes (para 2 pessoas)

* 500 g de soja em grãos

* 20 g de (4 colheres, de sopa rasas) de sulfato de cálcio (gesso)

* 1 colher de sopa de sal amargo

Material necessário

* Panos para fazer queijo (“pano de fralda”)

* Moldes (sugestão: usar caixas de leite longa-vida)

* Prensa (1 cartão grosso embrulhado com filme plástico)

* Pesos (pratos, latas de conserva…)

* Termômetro de cozinha

Preparo

  • Deixe os grãos de soja de molho por 10 a 20 horas, em água suficiente para cobri-los mesmo quando dobrarem de tamanho.
  • Prepare os moldes utilizando uma caixa de leite para cada molde.
  • Corte um dos lados da caixa e, no outro, faça vários furos para que o líquido do tofu saia. Reforce os moldes, se necessário, passando um cordão ou arame por fora. Forre cada molde com um pedaço de pano para queijo, que deve ser grande o suficiente para cobrir todo o tofu.
  • Escorra os grãos de soja e moa-os em um liquidificador ou processador de alimentos, com água o suficiente para cobri-los.
  • Moa em várias etapas, se necessário, pois a quantidade de grãos vai ser grande. Transfira os grãos moídos com água para uma panela grande e adicione mais água, até dobrar a quantidade de líquido. Leve ao fogo e deixe levantar fervura.
  • Baixe o fogo e deixe ferver por 20 a 30 minutos, retirando com uma escumadeira a espuma que se formar sobre a água. Enquanto isto dissolva o sulfato de cálcio em uma pequena quantidade de água e reserve.
  • Forre um coador grande com um pedaço de pano para queijo e coe o tofu, sobre uma grande tigela ou panela. O líquido coado é o leite de soja e será transformado em tofu. O material sólido que ficar no coador é chamado “okara” e pode ser utilizado em alguns pratos japoneses.
  • Deixe o líquido esfriar até 70º. Quando estiver nesta temperatura, misture o sulfato de cálcio ja dissolvido em água e mexa. Quase que imediatamente, o tofú começará a separar-se da água. Neste ponto, despeje a mistura nos moldes e cubra-los com o pano de queijo.
  • Sobre cada molde, coloque um pedaço de papel-cartão embrulhados com filme plástico (cortados no tamanho exato do molde) e, sobre esta pilha, os pesos (latas, potes) para que o tofu seja pressionado e o líquido saia.
  • Após 30 minutos coloque cada molde dentro de uma bacia grande cheia d’água e retire cuidadosamente os tofus dos moldes. O tofú está pronto e para melhor conservação deve ser guardado na geladeira em um pote cheio d’água (troque a água todos os dias). Desta maneira dura 30 dias.

Confira aqui outras receitas para você aproveitar o tofu e todos os seus nutrientes no preparo de suas refeições.

Talvez te interesse ler também:

SEITAN: PROPRIEDADES, CALORIAS E VALOR NUTRICIONAL

RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

IDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS

Fontes: snqc e guiavegano




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...