Camomila: 10 benefícios comprovados cientificamente

camomila

A camomila é uma das mais antigas plantas medicinais usada pelo homem como um remédio natural para aliviar várias doenças. Suas flores secas são ricas em flavonoides, que contribuem para as suas propriedades medicinais, como enfatizado pelos especialistas em um estudo sobre a camomila e os seus benefícios.

O modo mais conhecido para tomar a camomila é a preparação de uma infusão de suas flores. Os pesquisadores estão cada vez mais interessados em explorar as propriedades e os benefícios da camomila. É por isso que esse remédio natural e popular é tão benéfico.

Descubra as propriedades e benefícios de camomila, com base em estudos e pareceres de estudiosos.

1) Camomila e longevidade

De acordo com um novo estudo, a camomila nos ajuda a viver mais e melhor. Cientistas da Universidade do Texas consideraram os efeitos de camomila em uma amostra constituída por 1667 indivíduos, entre homens e mulheres. Beber uma infusão de camomila pode ajudar a reduzir o risco de morte prematura em 29%. Logo, a camomila prolonga a vida.

2) A camomila alivia dores de estômago

De acordo com o Dr. David Kiefer, a camomila contém algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais. Ela tem um efeito calmante especialmente em relação a azia e dores de estômago. A infusão de camomila deve ser preparada com água quente, mas não muito quente, para evitar danificar as propriedades da planta.

3) Camomila para dormir melhor

O chá de ervas com camomila é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insônia. Preparar uma infusão de camomila é simples. O conselho é comprar as flores secas de camomila na medicina herbal e usar duas colheres de chá por copo. 

Leia também: seta10 COISAS A SE FAZER ANTES DE DORMIR, PARA AMAR AINDA MAIS A VIDA

4) Camomila para relaxar os músculos

A camomila tem substâncias de efeito que acalmam os nervos e os músculos. Em particular, a infusão de camomila é capaz de aumentar os níveis de glicina presente na urina. A glicina é um aminoácido que pode aliviar dores e espasmos musculares.

5) Camomila para a menstruação dolorosa

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou a capacidade da camomila para aliviar cólicas e dores menstruais. Como já mencionado, a camomila é capaz de relaxar os músculos, pois tem um efeito calmante e relaxante que alivia a dor.

Leia também: seta10 TRATAMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS PARA CÓLICAS MENSTRUAIS

6) Camomila para combater resfriados e gripes

A camomila é considerada um remédio natural útil para apaziguar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão de camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.

Leia também: setaCURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

7) Camomila para estimular o sistema imunológico

De acordo com Elaine Holmes, química do Imperial College London, um número crescente de estudos mostram que alguns remédios naturais muito comuns contêm algumas substâncias químicas que são realmente valiosas para a medicina. Em particular, algumas substâncias presentes na camomila podem aumentar a atividade antibacteriana e estimular as funções do sistema imunológico.

8) Camomila para aliviar dores de cabeça

Um estudo realizado em 2014 levou em conta o efeito potencial e a ação dos mecanismos de uso tópico do óleo de camomila no que se refere a dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores especulam que o óleo de camomila pode representar um "novo" remédio para aliviar a dor relacionada à enxaqueca.

Leia também: setaAS SEIS PRINCIPAIS CAUSAS DA DOR DE CABEÇA, INCLUINDO A ENXAQUECA

9) Camomila como um anti-inflamatório natural

A ciência está investigando os benefícios de camomila para reduzir a inflamação. Durante séculos, a camomila é utilizada como um anti-inflamatório natural. Um estudo realizado em 2010 apontou o uso de camomila como um eficaz anti-inflamatório.

Leia também: setaCONHEÇA ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAIS

10) Camomila para diabetes tipo 2

Um estudo realizado no Irã e publicado na revista científica Nutrition descobriu que beber três xícaras de chá de camomila por dia pode ajudar a melhorar os níveis de glicose no sangue em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. De acordo com as conclusões dos investigadores, a camomila pode ajudar a reduzir os fatores de risco relacionados ao aparecimento da diabetes.

Leia também:

setaDIABETES: 10 SINTOMAS INICIAIS BASTANTE COMUNS

setaCAMOMILA: PROPRIEDADES, USOS E CONTRAINDICAÇÕES