20 Benefícios da Camomila para o seu bem-estar e saúde


Uma das mais antigas plantas medicinais usadas pelo homem. Suas flores secas são ricas em flavonoides, antioxidantes com muitas propriedades. A camomila não é apenas a planta mais popular como remédio caseiro. Vários estudos comprovam os seus benefícios.

O modo mais conhecido para tomar a camomila é a preparação da infusão de suas flores.

Os pesquisadores estão cada vez mais interessados em explorar as propriedades e os benefícios da camomila, por ser um remédio natural tão popular é benéfico.

Descubra as propriedades e os benefícios de camomila, com base em estudos e pareceres científicos.

Camomila e longevidade às mulheres

De acordo com este estudo, a camomila nos ajuda a viver mais e melhor. Cientistas da Universidade do Texas consideraram os efeitos de camomila em uma amostra constituída por 1667 indivíduos, entre homens e mulheres. Beber regularmente chá de camomila ajudou a reduzir o risco de morte prematura em 29% das mulheres participantes do estudo. Logo, a camomila prolonga a vida.

Camomila alivia dores de estômago e distúrbios gastrointestinais

Popularmente usada para tratar diversas condições gastrointestinais: incluindo dores de estômago, flatulência (gases), úlceras e irritação gastrointestinal, a camomila alivia os gases, acalma o estômago e relaxa os músculos que movem os alimentos pelos intestinos.

De acordo com o Dr. David Kiefer, a camomila contém algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais. Ela tem um efeito calmante especialmente em relação a azia e dores de estômago. A infusão de camomila deve ser preparada com água quente, mas não muito quente, para evitar danificar as propriedades da planta.

Camomila para dormir melhor

O chá de camomila é um dos remédios populares e naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insônia. Este estudo comprovou a sua eficácia no sono de pessoas idosas.

Preparar uma infusão de camomila é simples. É preferível comprar as flores secas de camomila e usar duas colheres de chá por xícara.

Leia também: 10 coisas a se fazer antes de dormir para amar a vida

Camomila relaxa os músculos

A camomila tem substâncias de efeito que acalmam os nervos e os músculos. Em particular, a infusão de camomila é capaz de aumentar os níveis de glicina, um aminoácido que ajuda a aliviar dores e espasmos musculares.

Camomila contra dores da menstruação

Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou a capacidade da camomila para aliviar cólicas e dores menstruais. Como já mencionado, a camomila é capaz de relaxar os músculos, pois tem um efeito calmante e relaxante que alivia a dor.

Leia também: 10 Tratamentos e remédios naturais para tratar cólicas menstruais

Camomila para combater resfriados e gripes

A camomila é considerada um ótimo remédio natural para amenizar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar a infusão de camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.

©green.it

©green.it

Leia também: Curas e remédios naturais para gripes e resfriados

Camomila melhora o sistema imunológico

De acordo com Elaine Holmes, química do Imperial College London, um número crescente de estudos mostram que alguns remédios naturais muito comuns contêm algumas substâncias químicas que são realmente valiosas para a medicina. Em particular, algumas substâncias presentes na camomila podem aumentar a atividade antibacteriana e estimular as funções do sistema imunológico.

Camomila alivia dores de cabeça

Um estudo realizado em 2014 levou em conta o efeito potencial e a ação dos mecanismos de uso tópico do óleo de camomila no que se refere às dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores especulam que o óleo de camomila possa representar um “novo” remédio para aliviar a dor relacionada à enxaqueca. Mas o chá de camomila também ajuda, e muito! Experimente!

Leia também: As 6 principais causas da dor de cabeça, incluindo enxaqueca

Camomila é anti-inflamatório natural

A ciência está investigando os benefícios de camomila para reduzir a inflamação. Por séculos, a camomila vem sendo utilizada como anti-inflamatório natural. Um estudo realizado em 2010 apontou o uso de camomila como um eficaz anti-inflamatório.

Leia também: Conheça anti-inflamatórios naturais

Camomila contra a diabetes

Estudos sugerem que a camomila melhora a hiperglicemia e as complicações diabéticas, suprimindo os níveis de açúcar no sangue, aumentando o armazenamento de glicogênio no fígado e a inibição do sorbitol nos eritrócitos humanos.

Um estudo realizado no Irã e publicado na revista científica Nutrition descobriu que beber três xícaras de chá de camomila por dia pode ajudar a melhorar os níveis de glicose no sangue em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. De acordo com as conclusões dos investigadores, a camomila pode ajudar a reduzir os fatores de risco relacionados ao aparecimento da diabetes.

Camomila é anticâncer

Estudos revelam importante atividade anticâncer da camomila, uma vez que a planta induz a apoptose em células cancerígenas, mas não em células normais. Os estudos revelaram efeitos inibidores de crescimento promissores em câncer de pele, próstata, mama e ovário.

Além disso, a camomila melhora a vida de pacientes com câncer. Um estudo avaliou a melhora na ansiedade e auto-estima de pacientes com câncer que receberam massagem com óleo essencial de camomila e outras ervas (lavanda, alecrim e limão).

Camomila combate doenças cardiovasculares

Por causa de sua riqueza em flavonoides, a camomila pode ajudar a reduzir o risco de morte por doença coronariana. Vários estudos sugerem o valor potencial da camomila na melhoria da saúde cardíaca.

Camomila combate diarreia

Alguns estudos sugerem que a camomila pode ser usada com segurança para tratar distúrbios de cólica infantil e diarreia. Alguns estudos avaliaram o uso do extrato de pectina de maçã com camomila observando que a diarreia terminou mais cedo em crianças tratadas com essa combinação de extrato.

Camomila contra eczema

Embora mais pesquisas sejam necessárias para avaliar a utilidade da camomila tópica no tratamento do eczema, estudos sugerem que a planta possa aliviar o desconforto associado a esse problema de pele, quando se usa creme contendo extrato de camomila.

Camomila contra hemorróidas

Estudos sugerem que pomadas feitas à base de camomila podem melhorar as hemorróidas, assim como tinturas de camomila usadas em banhos de assento. A camomila, sendo anti-inflamatória, reduz a inflamação associada às hemorróidas.

Camomila contra osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea metabólica que resulta em baixa massa óssea (osteopenia) devido à reabsorção óssea excessiva. Para prevenir a perda óssea que ocorre com o avançar da idade, um estudo avaliou o extrato de camomila por sua capacidade de estimular a diferenciação e mineralização das células osteoblásticas. O estudo demonstrou que o extrato de camomila estimula tal diferenciação e exibe um efeito antiestrogênico.

Camomila contra vaginites

Coceira, corrimento vaginal ou dor ao urinar… Estudos sugerem que a camomila ajuda a melhorar os sintomas de vaginite com poucos efeitos colaterais. Não há dados suficientes sobre benefícios potenciais mas sim no alívio dos sintomas.

Camomila para curar feridas

Estudos avaliaram a eficácia do uso tópico da camomila para melhorar a cicatrização de feridas. A planta foi considerada estatisticamente eficaz na produção de secagem de feridas e na aceleração da epitelização. A atividade antimicrobiana do extrato contra vários microrganismos também foi avaliada. Outros estudos sugerem ainda que a camomila causou cicatrização completa de feridas mais rapidamente do que os corticosteróides.

Camomila contra Helicobacter pylori

Estudos em modelos pré-clínicos sugerem que a camomila inibe a Helicobacter pylori, bactéria que pode contribuir para úlceras estomacais. Acredita-se que a camomila seja útil na redução dos espasmos do músculo liso associados a vários distúrbios inflamatórios gastrointestinais.

Camomila para a pele

A camomila vem sendo amplamente utilizada em preparações cosméticas por seu efeito calmante e suavizante da pele.

Embora não haja evidências comprovadas sobre os benefícios da camomila para a pele, pois estudos sobre essa planta são limitados e muitos foram feitos apenas em animais, dermatologistas sugerem o uso da camomila dadas as suas propriedades calmantes, cicatrizantes, antioxidantes e anti-inflamatória. Estas sim, comprovadas, como vimos acima.

20 Benefícios da camomila comprovados cientificamente

Fonte: National Library of Medicine

Talvez te interesse ler também:

Xampu de camomila: é natural e fácil de fazer em casa

Receitas da vovó: remédios caseiros que funcionam

Travesseiro de ervas: para que serve, o que colocar, como fazer




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Reinaldo Ayres
    Publicado em 20/11/2021 às 6:18 am [+]

    Descrição do assunto é repetitivo nas descrições !!!


  2. Daia Florios
    Publicado em 22/11/2021 às 10:28 am [+]

    Obrigada pelo Feedback Reinaldo, vamos revisar


  3. IVO GÉLIO DOS REIS BICALHO FAMÍLIA
    Publicado em 16/05/2023 às 6:18 pm [+]

    Ei!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...