Os benefícios e os malefícios do leite de soja


Uma febre em muitos países, o leite de soja é tido como uma opção saudável e alternativa para aqueles que não podem beber leite de vaca, pois este contém lactose, que pode causar intolerância. Os alimentos à base de leite de soja se multiplicam a cada dia e estão presentes nas prateleiras da maioria dos países.

Misturado com frutas, com achocolatado, com alimentos sólidos como tofu e iogurtes…as combinações são quase infinitas quando pensamos em produtos derivados do leite de soja. Mas será que o leite de soja faz bem?

Os malefícios do leite de soja que ninguém te conta

Vendido como a solução para aqueles que querem evitar a gordura e a lactose do leite de vaca, o leite de soja na verdade pode causar diversos problemas de saúde, incluindo problemas hormonais (principalmente em crianças menores de 5 anos), problemas de absorção de cálcio e outros nutrientes além de poder causar problemas mais sérios quando produzido a partir da soja geneticamente modificada. Diversos países já iniciaram o boicote quanto a esse produto que, embora seja rotulado como saudável possui menos de 30% da quantidade de cálcio que o leite comum de vaca.

Os minerais e os aminoácidos também podem ser praticamente blocados quando a pessoa toma, ao menos, um copo de 200ml de qualquer bebida derivada da soja. Crianças menores de 5 anos que consomem este produto apresentam altas taxas de problemas hormonais e de retardo do crescimento por não absorção de nutrientes e vitaminas. O leite de soja pode parecer inofensivo, no entanto pode ser um inimigo do crescimento infantil e do desenvolvimento do metabolismo em adultos.

Mas o leite de soja também tem alguns aspectos positivos…

latte di soja 2

O leite de soja é uma alternativa muito mais leve para quem está de dieta ou que possui alergia ao leite comum de vaca, seja pela gordura ou pela lactose neles presente. Repleto de vitamina B, fibras e proteínas, o leite de soja é também uma opção vantajosa para quem têm problemas intestinais e de prisão de ventre.

Produtos derivados da soja contêm pouca gordura, ou seja, são boas opções para controlar problemas cardíacos e o colesterol ruim. Também possui substâncias que auxiliam no controle da diabetes. Possui pouca quantidade de gordura e é de fácil digestão pelo corpo humano. É fácil de ser consumido quando combinado com frutas, sucos, iogurtes, tofu e massas. É também uma alternativa mais barata ao leite comum de vaca, e é muito fácil de ser encontrado, principalmente nos grandes centros, onde existe uma vasta gama de produtos derivados da soja – um verdadeiro paraíso para aqueles que não podem consumir o leite de vaca.

Talvez te interesse ler também:

O LEITE FAZ BEM À SAÚDE?

COMO FAZER LEITE DE AVEIA CASEIRO

ÓLEO DE SOJA GM: SAIBA PORQUE É PREJUDICIAL À SAÚDE

LEITE DE CASTANHA: BENEFÍCIOS E COMO FAZER EM CASA

LEITE DE ARROZ: VEJA PORQUÊ FAZ BEM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...